sábado, 8 de setembro de 2012

UMA VEZ "SALVO", SEMPRE SALVO? A DOUTRINA DA "SALVAÇÃO PROTESTANTE" É BÍBLICA?


Ecclesia militans
Nós cremos que pela graça do Senhor Jesus seremos salvos, exatamente como eles. (Atos dos Ap. 15: 11)
Segundo o Wikipedia “Uma Vez Salvo, Sempre Salvo” – UVSSS - é uma doutrina cristã que afirma que quando uma pessoa é salva ela nunca mais pode perder sua salvação. Essa idéia foi formulada por Calvino por volta de 1600, e é compartilhada pela maioria dos evangélicos e igrejas protestantes reformadas, tal e qual a Igreja da Inglaterra, como está afirmado na Confissão de Fé de Westminster. No entanto, existem algumas variações da doutrina original de Calvino – nenhuma surpresa aqui, protestantes devem fazer o que fazem melhor: Protestar. Aqueles que não estavam inteiramente de acordo com Calvin sentiram que precisavam fazer mudanças … Eu acredito que a Igreja Baptista tenha uma doutrina de não-calvinista UVSSS.
De qualquer forma, Calvino sustentou que um verdadeiro crente nunca pode perder sua salvação. Sua doutrina defende que, embora os indivíduos sejam livres e responsáveis, não podem escolher a salvação de sua própria vontade. Pelo contrário, Deus escolheu certos indivíduos antes do inicio do mundo, a quem Ele gostaria de chamar à fé. Segundo o calvinismo, uma vez que a fé não é algo que escolhemos ter, mas sim um trabalho que Deus realiza em si, ela não pode ser abandonada. Note-se que esta noção calvinista também nega o dom do livre arbítrio.
Muitos protestantes evangélicos, principalmente os ditos ’nascidos de novo’, gostam de citar versículos como Romanos 10:9, que diz que se você confessar com sua boca que Jesus é Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Eles mencionam outras passagens onde, a certeza da salvação parece ser feita para aqueles que crêem em Cristo, a fim de defender seu ponto de vista:
Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. (João 10:28)
Há dois problemas principais com esta abordagem. A maioria dos protestantes calvinistas parece pensar na salvação como um evento único, não um processo contínuo. Também é extremamente comum que os evangélicos analisem passagens isoladas, sem o pano de fundo de todo o contexto da Bíblia. No caso de João 10:28, que tem uma linguagem similar a Romanos 8:39, Jesus está nos dizendo que ninguém pode tirar a salvação de uma pessoa, mas Ele não está dizendo que um indivíduo não pode recusar o dom gratuito da salvação oferecido por Deus, através de sua própria rejeição ou recusa a levar uma vida agradável a Deus. Em outras palavras, a salvação não pode ser arrancada por outrem, mas pode ser livrememte rejeitada pelo próprio indivíduo. Tudo se resume ao livre-arbítrio, que Calvino parece ignorar em sua formulação doutrinária.

O que mais diz a Bíblia? Eis alguns exemplos que refutam:

Novo Testamento:
Mateus 7: 21-23. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome, e em teu nome não expulsamos demônios e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, eu vou confessar a eles, eu nunca vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Fil. 2:12 “Portanto, meus amados, como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;”
Mateus 24:13 – Mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.
1Pe 4:18 “Se o justo dificilmente se salva, onde será o ímpio e o pecador?”
Hb 6:4-6 Porque aqueles que foram uma vez iluminados saborearam o dom celestial, participaram dos dons do Espírito Santo, experimentaram a doçura da palavra de Deus e as maravilhas do mundo vindouro e, apesar disso, caíram na apostasia, é impossível que se renovem outra vez para a penitência, visto que, da sua parte, crucificaram de novo o Filho de Deus e publicamente o escarneceram.
Tg 5:19-20 Irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade, e alguém virá-lo de volta, que ele saiba que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados .
Antigo Testamento:
Números 14:11-12 Então disse o Senhor a Moisés: “Quanto tempo essas pessoas rejeitam a mim? E por quanto tempo não crêem em mim, com todos os sinais que fiz no meio deles? Vou atacá-los com a peste e deserdá-los … “
1SM 15:23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, Ele também te rejeita como rei. “
1SM 28:6 -7 E quando Saul consultou o Senhor, o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então, disse Saul aos seus servos: “Encontre-me uma mulher que seja médium, para que eu possa ir até ela e pergunta-la …”
Pro 2:13 … Daqueles que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas …
Aqueles que acreditam na doutrina da segurança eterna muitas vezes se perguntam por que os Católicos não ficam desesperados com a possibilidade perderem sua salvação, já que rejeitam a doutrina da garantia da salvação. Gostaria de explicar-lhes que os Católicos nem presumem a graça de Deus ou se desesperam dela. Os Católicos aprendem que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e que a maior demonstração que podemos ter da realidade do livre-arbítrio em nossa existência é a certeza que se Deus possui o livre-arbítrio, nós também possuímos esse atributo como filhos de Deus.”

Nenhum comentário: