quarta-feira, 12 de setembro de 2012

AS BEM-AVENTURANÇAS


Primeira Leitura: 1º Coríntios 7, 25-31


XXIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)


Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios - Irmãos, 25A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém, dou o meu conselho, como homem que recebeu da misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança. 26Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar assim como é. 27Estás casado? Não procures desligar-te. Não estás casado? Não procures mulher. 28Mas, se queres casar-te, não pecas; assim como a jovem que se casa não peca. Todavia, padecerão a tribulação da carne; e eu quisera poupar-vos. 29Mas eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se a não tivessem; 30os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; 31os que usam deste mundo, como se dele não usassem. Porque a figura deste mundo passa. - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(44)


REFRÃO: Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

1. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / 'Esquecei vosso povo e a casa paterna! / Que o Rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! -R.
2. Majestosa, a princesa real vem chegando, / vestida de ricos brocados de ouro. / Em vestes vistosas ao Rei se dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo. -R.
3. entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real'. / Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; / fareis deles os reis soberanos da terra. -R.





Evangelho: Lucas 6, 20-26


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 20Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! 22Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação! 25Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis! 26Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas! - Palavra da salvação.
catolicanet.com



Homilia - Padre Bantu Mendonça K. Sayla
 
 
 
Estamos em cima da montanha e Jesus escolhe os seus Apóstolos e lhes apresentando o seu programa de ação, anuncia à ele e ao povo o seu conteúdo: Felizes são vocês, os pobres,pois o Reino de Deus é de vocês. Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura. Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir… Estas palavras foram vida e missão para os Apóstolos, são e o serão para todos os cristãos de hoje e de hoje. É nossa missão tornar a sociedade antiga justa e digna, arrancando de seu meio, pela força do Evangelho, a miséria, a injustiça, a fome.
 
O cristão deve sentir e encontrar prazer e alegria nas perseguições pelo amor a verdade e a justiça do Reino. Pois será grande no céu a sua recompensa. A promessa é do próprio Jesus: Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês.
 
 
O Cristão deve fazer tudo por tudo para derrubar todos os geradores dos males sociais. É preciso que ele dê a conhecer aos grandes que defender a causa do pobre é devolver-lhe a vida e a dignidade e não é a multiplicação de palavras. Porque ele não vive de explicações, filosofias e falação.
Jesus dirigir-se com freqüência à multidão para adverti-lo sobre o que está por vir. No texto deste Evangelho se reflete com nitidez este tipo de comunicação. Como Mateus, Lucas nos apresente uma nova versão das Bem-aventuranças Felizes vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus…!
 
 
Digo nova versão por causa de algumas ligeiras diferencias quanto a ordem de colocações. Se Mateus faz a proclamação das Bem-aventuranças é um bloco homogêneo de oito declarações pela positiva, Lucas nos apresenta dois blocos: um de quatro bem-aventuranças, outro de outras tantas declarações de infelicidade, imprecações. Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
Podemos dizer que se trata de blocos opostos: aos pobres opõem-se os ricos; aos que têm fome contrapõem-se os que estais fartos. Além disso, o texto dá grande relevo à anáfora e ao paralelismo.
O paradoxo é bastante comum em S. Lucas e indica uma orientação importante do terceiro Evangelho: o radicalismo da força transformadora da sua mensagem. Há muita coisa desconcertante, inesperada neste evangelho.
 
 
Felizes vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Saciados por quem? Saciado por Jesus a verdadeira comida e bebida. Aquele que nos abre para os novos tempos e por isso, nos faz firmes e fortes nesta espera. Quem espera no Senhor e não vacila nos momentos de amargura se torna bem-aventurado.

Nenhum comentário: