Extraído das cartas de Goldstein, por David Goldstein (um
judeu convertido ao Catolicismo).
Caro Sr. Salomão,
As mentes dos homens têm sido retratadas, “como
uma folha de papel, onde de fato as impressões que recebem com mais freqüência,
e mantém por mais tempo, são as mais obscuras.” Isso se aplica a você, meu caro
senhor, bem como a outros judeus, que não conseguem ver a Igreja Católica como
ela é, o cumprimento de tudo que é grande e glorioso no Judaísmo Antigo
Testamento. Infelizmente, a impressão mental ”obscura” deixada em você pela
história da Inquisição espanhola, tal como interpretada anuvia a
visão.
Sua pergunta apaixonada: – “Por
que Céus, um judeu como você, haveria de se tornar Católico?” Poderia ser
respondida em uma palavra: -O Messias, o judeu de judeus, Jesus Cristo, agora
a reinar nos “Céus”. Essa terça resposta à sua consulta incorpora tudo
o que pode ser dito para justificar a graduação do judaísmo ao catolicismo. Mas
eu não vou descartar a sua consulta de forma tão abrupta, considerando que eu
vou publicar as razões para me tornar Católico no ‘The Pilot’. Assim, que minha
resposta seja susceptível de ser lida não só por você, mas por outros judeus que
também “vierem a ler o The Pilot agora e, em seguida, na Biblioteca
Pública.”
Sua segunda consulta: – “Como pode um judeu se
tornar um membro de uma Igreja que perseguia os judeus na Espanha?” Será tratada
após a resposta à sua primeira consulta aparecer publicada. Basta dizer, neste momento, que os judeus se
tornam os católicos de hoje, pelas mesmas razões que levaram os judeus a
tornarem-se católicos por mais de 15 séculos antes da Inquisição
espanhola.
A Igreja Católica, que poderia ser chamada de Igreja
Judaica Glorificada, é uma Igreja de convertidos, e dos descendentes dos
convertidos. Primeiro veio Cristo, o judeu de judeus, depois vieram os
apóstolos, todos os judeus e, depois, veio os milhares de primeiros membros da
Igreja Católica, todos judeus, depois entraram os convertidos dentre os gentios
ou pagãos. Na verdade, não teria havido uma Igreja Católica, se não fosse pelos
judeus. Assim, ao me tornar Católico, a ser incorporado no Corpo Místico de
Cristo, eu me tornei um membro da Sociedade Espiritual a qual originalmente
pertenciam, em sua totalidade, aos filhos de Israel.
Por que me tornei CATÓLICO?
Porque eu acreditava em Deus, um Deus pessoal monoteísta,
o Deus de Abraão, Isaac e Jacob.
Porque eu acreditava no Antigo Testamento; firmemente
convicto de que os princípios e as previsões de Moisés e os profetas aí
contidos, são revelações de Deus, como fizeram os meus antepassados
judeus.
Porque eu acreditava que o Novo
Testamento é um registro Divino aperfeiçoado, elevadas manifestações de
princípios do Velho Testamento, um registro do cumprimento das profecias do
Velho Testamento.
Porque eu acreditava que Deus, o Criador, fez Adão e Eva,
os primeiros pais da raça humana, de quem o homem recebeu a sua natureza humana:
Que Adão, pelo pecado, trouxe um sofrimento para si e seus descendentes,
causados a nascer com a mancha deste “Pecado Original” em suas almas: Que esse
pecado de Adão fechou as portas do céu para o homem (Gen.
3).
Porque eu acreditava que o Deus todo-misericordioso
prometeu enviar um Salvador, um Messias (Gen. 3:15), para reparar o pecado de
Adão, portanto, para reabrir as portas do Céu que foram fechadas ao homem.
Também que o Messias havia de nascer, de uma virgem (a Virgem Maria), no clã que
está na família de um descendente do Rei Davi, na Cidade de
Davi.
Porque eu acreditava que a existência do único Deus
verdadeiro, significa a existência de uma só religião verdadeira,
uma Verdadeira Igreja de Deus.
Porque eu acreditava que essa religião, essa Igreja de
Deus, foi a religião e a Igreja dos judeus. Ela veio de Deus, através de Moisés,
aos filhos de Israel.
Porque eu acreditava que essa religião seria uma
religião orgânica, visível, sacerdotal, de autoridade e sacrifício, como uma
religião feita por Deus deve ser. Que seu sacerdócio era do sacerdócio de Deus;
seu templo era o templo de Deus, que continha a um, e único altar sobre o
qual os sacrifícios que Deus mandou (A Sagrada Eucaristia), registrado nos
Livros de Moisés, foram e poderiam ser oferecidos ao Único e Verdadeiro Deus
(Êxodo 20:24-26).
Porque eu acreditava que a autoridade da religião de
Israel veio de Deus e foi centrada no sumo sacerdote (Dt 17:9-11), o único que é
comissionado na Lei Mosaica para oferecer sacrifícios (Levit. capítulos 1-7,
inc.). O primeiro sumo sacerdote foi Aarão, irmão de Moisés, ordenado por Moisés
(Êxodo 28), que após a morte foi seguido por um descendente do clã e da família
de Aarão. O sumo sacerdote era “a suprema autoridade da Igreja e
representante-chefe de Israel diante de Deus”, como a Enciclopédia Judaica
Vallentine diz (p. 284). Uma lista de 82 sucessivos sumos sacerdotes, de
Aaron até a época da destruição do Templo, esta registrada na Enciclopédia
Judaica (Vol. VI, p. 391). Phineas, filho de Samuel, foi o último sumo sacerdote
judeu (67-70 aC). Ele é citado na Enciclopédia judaica como “um homem indigno”
(Vol. 1, p. 381), porque, como a Enciclopédia do Conhecimento judaica diz que
ele foi escolhido como o resultado de intrigas políticas. Ele não era da
linhagem do sumo sacerdote, nem foi descrito de forma alguma como digno do cargo
“(p. 428). (Isto é cumprido nos de 2000 anos de sucessão apostólica da
RCC).
Porque eu acreditava que, com o fim do sacerdócio
Aarônico, a destruição do Templo, que acabou com a oferta dos sacrifícios
mosaica, o judaísmo do Antigo Testamento, do judaísmo de Deus, chegou ao fim.
Por isso os judeus não tinham um mediador com Deus delegado divinamente, um
juiz, um intérprete da lei divina, moral e religiosa, uma Igreja de Deus, como é
chamada no livro de Deuteronômio (17:8-12), por cerca
de dezenove séculos. Foi-se para sempre o judaísmo, que, como a Enciclopédia
Judaica diz, permitiu aos judeus verem “no santuário a manifestação da presença
de Deus entre o Seu povo, e o sacerdote, o veículo da graça divina, o mediador,
através do ministério do qual os pecados tanto da comunidade como
dos indivíduos, podiam ser expiados”(Vol. 4, p. 125). Daí porque ninguém no
judaísmo atual atua com autoridade divina, como os sacerdotes nos tempos
pré-cristãos.
Porque eu não acredito que Deus deixou o homem sem um
guia espiritual, um mediador divinamente autorizado, sem um intérprete de sua
vontade, tão necessário para ajudar o homem na batalha da vida, para uma
eternidade de felicidade.
Porque eu acreditava na vinda de um Messias pessoal, como
acreditavam os santos em Israel, como o fazem os judeus ortodoxos de hoje que,
infelizmente, são como pessoas esperando pelo barco no qual velejar, mas que já
está a caminho de seu destino sem elas a bordo. Eles não percebem que Ele veio
na pessoa de Jesus, que Ele é “o próprio Deus:” Quem Isaías, mais expressivo
profeta messiânico de Israel, disse que “virá vos salvar”
(35:4).
Razões adicionais
Caro Sr. Salomão: Eis aqui outros motivos apresentados em
resposta à sua consulta: – “Por que Céus você, um judeu, havia de se tornar
Católico?”
1- Porque eu acreditava que Jesus provou ser o Messias
que afirmava ser, em resposta à demanda apaixonada do Sumo Sacerdote Caifás no
julgamento perante o tribunal judaico, quando o sinistro fez com que fosse
condenado por blasfêmia (St. Matt. 26:63 ).
2- Porque eu acreditava que Jesus provou ser o Messias
por seus ensinamentos, obras, vida, morte, ressurreição e no cumprimento de suas
profecias.
3- Porque eu acreditava que Jesus fosse o personagem como
Isaías disse, que o Messias seria o “Emanuel, Deus conosco” (7:14): “Deus, o
Poderoso, o Pai do mundo vindouro, o Príncipe da Paz” (cap. 9). O “preexistência
da (breve) Messias antes da criação” e “depois da criação do mundo”, a
Enciclopédia Judaica afirma ser ensinamentos judaicos (Vol. 10, p.
183).
4- Porque eu acreditava no “Deus conosco”, o Messias
preexistente, que Maria, o Lírio de Israel, trouxe ao mundo, como o verdadeiro
Deus, assim como verdadeiro homem, a segunda pessoa do Deus Uno e Trino. Isso
significa para os Católicos, e, portanto, para mim, que Deus é uma substância em
três Pessoas distintas: Pai, o Criador, o Redentor Filho e do Espírito Santo, o
Santificador. Este conceito plural do Único e Verdadeiro Deus, eu acreditava
ter estado na mente de Moisés, quando, no livro de Gênesis, ele registrou que
“Deus disse deixe NOS (Elohim) fazer o homem à NOSSA imagem e semelhança.” Este
nome plural de Deus aparece 2.570 vezes na Bíblia, enquanto que o singular
(Eloah) é rara.
5- Porque eu acreditava nas seguintes passagens do Antigo
Testamento, que devem ser aceitas como vindas de Deus para alguém ser um judeu
no sentido religioso do termo. Elas são as “escrituras” das quais Jesus falou
aos judeus de Jerusalém, dando “testemunho” que Ele é o Messias (João
5:39).
6- Porque eu acreditava na descrição de Velho
Testamento sobre a vinda do Messias Jesus montado, e Ele só. Ele nasceu em
Belém, a Cidade de Davi (Michaes 5:2), sob a estrela de Jacó (Nm 24:17); da
família de David (Paril. 17]: 1-14), na tribo de Judá (Gênesis 49:10), no
momento exato predisse a vinda do Ungido, no capítulo 9 de Daniel. Jesus estava
para ser adorado por Reis, que viriam trazendo presentes (Sl 71:10), Ele foi
saudado com hosanas ao montar em um jumento (Zach. 9:9); falsamente acusado
(Sl 108:2-3) ; traído (Sl 40), flagelado e cuspido (Is. 50:6); fel e vinagre
dado a beber (Sl 68:22); levado como ovelha para o abate (Sl 40:10); Suas mãos e
os pés seriam perfurados (Sl 21:17); e crucificado (Sl 21:14-17). No entanto,
seu túmulo foi glorioso, pois, como disse Isaías, Ele ressuscitou dentre os
mortos (Isaías 11:10), como Ele fez.
7- “Por que Céus eu, um judeu, me tornei Católico?”: Deus
é a resposta; Aquele que, falando através de Moisés, chamou a mim, a você, e a
todos os outros israelitas em todo o mundo, para “escutarem o profeta da Nação
(Israel), “que seria” semelhante a mim “(Dt 18:15). Esse profeta é Cristo, que
provou ser mais semelhante a Moisés do que qualquer outra pessoa na história de
Israel. Ambos expuseram princípios religiosos básicos, ambos foram os
legisladores, ambos operaram milagres, ambos eram mediadores entre o homem e
Deus, o Pai do Céu, ambos foram rejeitados pelo seu povo, e ambos terminaram
suas vidas em aparente fracasso.
No entanto, Jesus era maior do que Moisés, em que muito ensinado por Moisés era de natureza temporária, sendo obrigatório apenas até o seu cumprimento pelo profeta vinda, Cristo. Moisés ensinou aos pobres os não farás; Cristo ensinou as bem-aventurancas, [um contraste que] pode ser chamado de negativos e positivos dos ensinamentos divinos. Moisés falou com Deus Pai em uma nuvem; Cristo viu O cara a cara. Moisés revelou a natureza de Deus, o “Eu Sou Quem Sou:” Considerando que Cristo reivindicou ser o “EU SOU”, e provou-o pelos ensinamentos de Sua vida e obra. Moisés declarou os terrores do pecado, Cristo salvou do pecado; Moisés pecou, Cristo não tinha pecado, Moisés ofereceu o sangue de animais para sacrifício, Cristo ofereceu seu próprio sangue para sacrifício; Moisés selecionou 12 espias (Nm 13); que Cristo selecionados 12 apóstolos, Moisés selecionou Josué como seu sucessor e Cristo designou Pedro como seu Embaixador Plenipotenciário.
Moisés fez uma aliança com Deus obtida no Monte Sinai
para os filhos de Israel, e que Cristo, o “Um só pastor” quem Ezequiel disse que
viria para pastorear o rebanho de todas as partes da terra (34:23), instituiu a
nova aliança anunciada por Jeremias, uma aliança universal (31)
.
Esta nova aliança, que veio para suceder a aliança
mosaica, encarna uma Igreja de caráter universal, que é a Igreja Católica que
Cristo estabeleceu. Ele tomou o lugar da Igreja, de um povo exclusivo, os filhos
de Israel. Cristo instituiu o sacerdócio para a Sua Igreja, o sacerdócio predito
para estar de acordo com a Ordem de Melquisedec (Sl 109). Era para ser e é um
sacerdócio, sem levar em conta a linhagem dos seus membros. Este sacerdócio foi
substituiu por Cristo o sacerdócio genealógico de Arão, o poder e a autoridade
do sacrifício, que terminou quando o véu azul, púrpura e escarlate, pendurado no
Santo dos Santos, ou no lugar Santo, foi providencialmente rasgado de cima para
baixo (Êx 26; St. Matt. 28:51).
Proponho, meu caro Sr. Salomão, que um estudo imparcial
da longa resposta a sua consulta: “Por que Céus você, um judeu, haveria de se
tornar Católico?” Deveria convencê-lo que é a crença no Antigo Testamento
Judaísmo e não repúdio do judaísmo. É o amor da fé de Moisés e dos profetas, que
é a base intelectual e moral para se formar na Sinagoga da Igreja. O assunto
apresentado em anexo, tiradas em grande parte a partir de fontes judaicas da
ordem mais elevada, deve convencê-lo de anomalia de restantes ovelhas perdidas
de Israel, ao invés de serem incorporados ao redil místico, a Igreja Católica,
em que tudo o que é grande e gloriosa no Antigo Testamento judaísmo, em
princípio e de previsão, se manifesta em sua plenitude.
Traduzido por Helen Walker – Ecclesia
Militans
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