segunda-feira, 10 de setembro de 2012

AOS CARISMÁTICOS: COM CRISTO E OS MANDAMENTOS, PARA TORNAR A VIDA PLENA E FELIZ.


O Papa Bento XVI enviou uma mensagem aos participantes da iniciativa “Dez Praças, Dez Mandamentos”, organizado pelo Movimento eclesial Renovação no Espírito Santo.

Com o tema “Quando o Amor dá sentido à vida...”, os carismáticos italianos organizaram este evento em 10 praças de cidades da Itália para celebrar os 40 anos de sua fundação no país.

Em sua videomensagem, o Papa recorda que o Decálogo nos remete ao Monte Sinai, quando Deus entra de modo especial na história de toda a humanidade, doando as «Dez Palavras» que expressam a sua vontade e que são uma espécie de “código ético” para construir uma sociedade em que a relação de aliança com Deus ilumine os relacionamentos entre as pessoas.

Mas o Papa pergunta: “Que sentido têm essas Dez Palavras para nós, no atual contexto cultural, em que o secularismo e o relativismo correm o risco de se tornarem os critérios de toda escolha e nesta nossa sociedade que parece viver como se Deus não existisse?”.

O próprio Pontífice responde que Deus nos doou os Mandamentos para nos educar à verdadeira liberdade e ao amor autêntico, de modo que possamos realmente ser felizes. “Quando o homem ignora os Mandamentos, não somente se afasta de Deus, mas se afasta também da vida e da felicidade duradoura. O homem que se orgulha da própria autonomia absoluta acaba por seguir os ídolos do egoísmo, do poder, do domínio, poluindo as relações com si mesmo e com os outros, percorrendo o caminhos de morte, não de vida. As tristes experiências da História, sobretudo do século passado, permanecem uma advertência para toda a humanidade.”

Jesus, recorda por fim Bento XVI, cumpre plenamente a via dos Mandamentos com sua Cruz e Ressurreição; leva à superação radical do egoísmo, do pecado e da morte, com o dom de Si mesmo por amor.

“Queridos amigos, faço votos de que esta iniciativa suscite um renovado empenho em testemunhar que o caminho de amor traçado pelos Mandamentos e aperfeiçoado por Cristo é o único capaz de tornar a nossa vida, e a dos outros, mais plena, boa e feliz. Que Nossa Senhora acompanhe este caminho.”

O evento promovido pela Renovação no Espírito Santo acompanhará a realização do Ano da Fé, entre 2012 e 2013. Realizar-se-á em dez importantes cidades da Itália, de norte a sul do país. A “Piazza del Popolo”, de Roma, foi a primeira a acolher a iniciativa no sábado, 8 de setembro. A última cidade será Cagliari, na Sardenha. Cada uma das Praças refletirá um dos Dez Mandamentos.


por
Rádio Vaticano

Nenhum comentário: