quinta-feira, 20 de setembro de 2012

JESUS, O ECUMÊNICO.

Quem põe a casa em ordem e respeita a casa alheia é ecumênico. É convicto da sua e respeitoso da outra, mesmo que discorde dela. No evangelho de Lucas, há uma bonita passagem da atitude ecumênica de Jesus. Ele respeitava as pessoas de outra religião e as ajudava.

Um oficial romano que amava o povo judeu e até lhe construíra uma sinagoga, precisou de Jesus. Seu servo caíra enfermo. Alguns amigos aproximaram-se do mestre e disseram: - “Ajuda este oficial romano, porque ele estima nosso povo. Ele até mandou construir uma sinagoga para nós”. (Lc 7, 1-10 ) . Jesus foi procurar o centurião que tanto bem fizera ao povo judeu, mas este se lhe antecipou e disse a Jesus que não se incomodasse de ir lá Poderia curar de longe. Ele nem era digno de receber Jesus na sua casa! Jesus rasgou-lhe um elogio pela humildade, pelo ecumenismo demonstrado e porque amava de verdade o ser humano, tanto o povo hebreu como o seu servo. Aquilo, sim, era atitude ecumênica.

Jesus não hesitou nem teve medo de ser acusado de irenismo... Disse que nunca encontrara fé tão grande nem mesmo entre os membros do povo judeu. Fez o milagre em favor do servo do centurião. Sim, ele mereceu ser atendido. Era de outra religião, mas e daí? O que contava era a sua caridade! Isso, o soldado romano tinha de sobra, ao contrário de alguns piedosos louvadores cujas mãos balançam felizes na hora do louvor, mas não se abrem na hora de ajudar os outros, nem na hora de ler juntos na mesma Bíblia ou de repartir o pão com quem precisa!

Estava aí uma credencial em favor de um homem pagão, que mostrou caridade, respeito e atitude ecumênica. Jesus também mostrou respeito e atitude ecumênica para com ele e, sem questioná-lo, apostrofá-lo ou tentar convertê-lo, premiou-o. Teve atitude bem diversa da de alguns pregadores de hoje em dia que só ajudam quem é do seu grupo religioso, ou quem se compromete a aderir ä sua igreja. São incapazes de ajudar alguém de outra religião. De tal maneira obcecados estão com a sua igreja o seu grupo, que se fecham à bondade dos outros e não conseguem ser bons com quem não ora nem canta nem se curva como eles.
Vale a pena refletir sobre aquele centurião romano e Jesus. E é uma pena que nem sempre os que garantem que Jesus lhes fala não percebam essa faceta de Jesus que mostrou que veio para quem amava como ele, mesmo que este alguém orasse diferente e não fosse do seu grupo! Ecumenismo é caridade!



Fonte: Pe. Zezinho
Local:São Paulo (SP)

Nenhum comentário: