Primeira Leitura (Hb 10,1-10)
Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos, 1a Lei possui apenas o
esboço dos bens futuros e não o modelo real das coisas. Também, com os
seus sacrifícios sempre iguais e sem desistência repetidos cada ano, ela
é totalmente incapaz de levar à perfeição aqueles que se aproximam para
oferecê-los.
2Se não fosse assim, não se teria
deixado de oferecê-los, se os que prestam culto, uma vez purificados, já
não tivessem nenhuma consciência dos pecados? 3Mas, ao contrário, é por meio desses sacrifícios que, anualmente, se renova a memória dos pecados, 4pois é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes.
5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”.
8Depois de dizer:
“Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos,
sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei –, 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.
Responsório (Sl 39)
— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
— Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se,
ouviu o meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em
louvor ao Senhor.
— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes,
Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por
nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”
— Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis não fechei os meus lábios.
— Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu
coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e
verdade na presença da grande assembleia.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.
33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
REFLEXÃO
Neste Evangelho, Jesus, aproveitando o aviso de que sua mãe e
familiares queriam falar com ele, anuncia-nos a prioridade que deve ter o Reino
de Deus, inclusive sobre os vínculos familiares. Não há, aí, nenhum menosprezo
por sua mãe, Maria, nem desinteressa pela sua família. O uso lingüístico hebreu
e aramaico aplicava o termo “irmãos” aos primos e parentes próximos.
Vemos aí um eco daquelas outras palavras de Cristo: “Se alguém vem
a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus
irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc
14,26).
Jesus, ao proclamar familiar seu todo o que cumpre a vontade de Deus,
muito longe de rejeitar a sua própria mãe Maria, está exaltando-a; porque ela
foi a primeira que cumpriu a vontade de Deus na sua vida, com o seu “faça-se”
inicial e definitivo. Cristo, ao abrir o círculo do parentesco com ele, fundado
nos valores do Reino que são superiores aos laços da carne e do sangue, está
afirmando a união perfeita que existe entre ele e sua mãe, por dois motivos: os
vínculos de sangue e a convergência sem discrepância no espírito do Reino.
A Família de Deus, que tem o seu fundamento na obediência a Deus,
tem prioridade sobre os laços de sangue. Jesus demonstrou isso também quando
seus pais o encontraram no Templo, depois de o procurarem durante três dias:
“Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai?”
(Lc 2,49). Em outras palavras, Jesus lhes falou que a sua condição filial a
Deus Pai e a sua obediência a ele deve prevalecer sobre a autoridade e os laços
familiares. “Eis que venho, ó Pai, para fazer a vossa vontade” (Hb 10,7).
O desapego de Jesus em relação à sua família natural é
“teológico”,mais que afetivo.
O Evangelho relativiza a instituição familiar no tocante à resposta
da pessoa a Deus. O homem e a mulher, a criança e o jovem, abrem-se mediante a
fé a outras relações que superam as meramente familiares, do mesmo modo que, na
sua evolução social, os adolescentes e jovens se abrem a outras influências
extra-familiares: cultura, estudos, idéias, amizades...
Isso não contradiz a vocação familiar de educadora da fé. Que “a
família cristã proclame em voz bem alta os valores do Reino”, como escola de fé
que é para a vida (Concilio Vaticano II, LC 35).
Pe. Orlando de Morais foi o primeiro redentorista brasileiro da
Província de S. Paulo. Ele era goiano, nascido na cidade de Bonfim – GO.
Trabalhava no Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida. Um santo homem de Deus.
Nunca teve boa saúde. Foi nomeado bispo, mas recusou por motivo de saúde.
Sua doença se agravou. Dia 07/12/1924, pressentindo que a morte já
estava próxima, arrastou-se até o quarto do Superior, Pe. Francisco Wand, e
pediu-lhe a bênção para morrer. Pe. Francisco lhe disse: “Nem hoje nem amanhã,
que é dia de festa e de muito trabalho. Espere um pouco”. Nove dias depois, dia
16/12/1924, ele voltou ao quarto do Superior, pedindo novamente a licença “para
viajar”. Pe. Francisco respondeu: “Agora sim”. Pe. Orlando voltou a seu quarto
e entrou em agonia, vindo a falecer horas depois.
Poucos dias antes da sua morte, Pe. Francisco, que bem conhecia a
virtude do seu súdito, pediu-lhe que, chegando ao Céu, lhe mandasse um conto de
Réis, para pagamento de uma conta urgente da Basílica. Após o enterro, uma
senhora desconhecida apresentou-se no convento, entregando ao Superior uma rosa
feita com cinco notas de duzentos mil Réis cada.
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