quarta-feira, 2 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - VENDE TUDO E COMPRA CAMPO COM TESOURO

 Resultado de imagem para o reino e como tesouro escondido
1a Leitura - Êxodo 34,29-35
Leitura do livro do Êxodo.
34 29 Moisés desceu do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas da lei. Descendo do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante a sua conversa com o Senhor.
30 E, tendo-o visto Aarão e todos os israelitas, notaram que a pele de seu rosto se tornara brilhante e não ousaram aproximar-se dele. 31 Mas ele os chamou, e Aarão com todos os chefes da assembléia voltaram para junto dele, e ele se entreteve com eles. 32 Aproximaram-se, em seguida, todos os israelitas, a quem ele transmitiu as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai. 33 Tendo Moisés acabado de falar, pôs um véu no seu rosto. 34 Mas, entrando Moisés diante do Senhor para falar com ele, tirava o véu até sair. E, saindo, transmitia aos israelitas as ordens recebidas. 35 Estes viam irradiar a pele de seu rosto; em seguida Moisés recolocava o véu no seu rosto até a próxima entrevista com o Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 98/99
Santo é o Senhor nosso Deus!
 
Exaltai o Senhor nosso Deus

e prostrai-vos perante seus pés,

pois é santo o Senhor nosso Deus!

Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes.

E também Samuel invocava seu nome,

e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.
 
Da coluna de nuvem falava com eles.

E guardavam a lei e os preceitos divinos

que o Senhor nosso Deus tinha dado.
 
Exaltai o Senhor nosso Deus

e prostrai-vos perante seu monte,

pois é santo o Senhor nosso Deus!
Resultado de imagem para jesus e as parabolas
Evangelho - Mateus 13,44-46
Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 13 44 “O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. 45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. 46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra".
Palavra da Salvação.

Reflexão

Naqueles tempos, era comum as guerras. Então, quando um conflito entre os grupos estava se aproximando, se formando, muitos abriam um buraco no campo, e enterravam os seus pertences valiosos, como ouro, prata, e outros. O tempo ia passando, eles deixavam aquele tesouro ali, por medida de precaução, até que em tempos futuros, alguém o descobria, e faziam de tudo para tomar posse daquela fortuna, de forma legal, por isso, compravam aquele campo que já estava nas mãos dos herdeiros que nem sabiam do local exato do esconderijo do referido tesouro, ou mesmo se ele existia.
Jesus comparou o Reino do Céu a um tesouro escondido no campo.
Imagine que você planeja comprar uma fazenda. Depois de muitas andanças, finalmente encontra aquela propriedade do seu agrado, porém o dono está exigindo um preço muito alto. Investigando perto dali, você encontrou outra propriedade não muito atraente, porém o seu empregado que por acaso é um perito em prospecção de petróleo, detectou um enorme lençol contendo essa preciosa matéria prima naquela propriedade.
Que você faz? Providencia tudo imediatamente para conseguir o mais rápido possível, fechar negócio da aquisição daquele terreno duplamente lucrativo! Acertei?
Então. Essa foi a comparação que Jesus fez para nos explicar o imenso e infinito valor do Reino dos Céus.

O Reino de Deus é um tesouro tão valioso que não deveria ser trocado por nenhuma coisa deste mundo. Mais o pior é que estamos sempre trocando. Volta e meia substituímos o amor de Jesus, a vida da graça ou estado de graça, por coisas tão banais que não dá para acreditar no que sempre fazemos, por causa da nossa infidelidade.
Deus é fiel. Ele prometeu estar com a sua Igreja até os fins dos tempos, e Ele está cumprindo a sua promessa, assim como todas as demais. Nós, ao contrário, vivemos prometemos que vamos nos converter, melhorar, ou seja, que não vamos pecar mais. E em momentos depois, fazemos tudo ao contrário. Quando nos preparamos para uma confissão, por exemplo, ao rever os nossos pecados, recorremos à infinita graça e misericórdia de Deus implorando que nos dê o perdão através do seu representante na Terra. Também suplicamos esse perdão dizendo que não vamos mais fazer aquelas coisas que sempre fazemos. Que não vamos mais pecar. Dias depois, repetimos tudo de novo! E voltamos à estaca zero, porque somos infiéis, muito infiéis. E por isso não conseguimos cumprir o que prometemos a Deus.
Caríssimos. Vamos suplicar a Deus em nome de Jesus, que nos proporcione mais fidelidade nos nossos propósitos de manutenção da vida da graça, da amizade com Deus e com o próximo através da prática da caridade como Jesus nos ensinou.
 
 
 
Tenha um bom dia. José Salviano.

Nenhum comentário: