quinta-feira, 24 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - NATANAEL, UM HOMEM SEM FALSIDADE

 Resultado de imagem para Evangelho - João 1,45-51
1a Leitura - Apocalipse 21,9-14
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
21 9 Então veio um dos sete Anjos que tinham as sete taças cheias dos sete últimos flagelos e disse-me: "Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro".
10 Levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, 11 revestida da glória de Deus. Assemelhava-se seu esplendor a uma pedra muito preciosa, tal como o jaspe cristalino. 12 Tinha grande e alta muralha com doze portas, guardadas por doze anjos. Nas portas estavam gravados os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13 Ao oriente havia três portas, ao setentrião três portas, ao sul três portas e ao ocidente três portas. 14 A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Palavra do Senhor.


Salmo - 144/145
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso!

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!
Para espalhar vossos prodígios entre os homens

e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração.

É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
Ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.

Imagem relacionada
Evangelho - João 1,45-51
Aleluia, aleluia, aleluia. Mestre, tu és o filho de Deus, és rei de Israel! (Jo 1,49)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
1 45 Filipe encontra Natanael e diz-lhe: "Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José".
46 Respondeu-lhe Natanael: "Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?" Filipe retrucou: "Vem e vê". 47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: "Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade". 48 Natanael pergunta-lhe: "Donde me conheces?" Respondeu Jesus: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira". 49 Falou-lhe Natanael: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". 50 Jesus replicou-lhe: "Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta". 51 E ajuntou: "Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Felizmente no mundo de hoje ainda existem muitos “Natanaéis”. Homens de verdade, honestos, verdadeiros, puros, fraternos e acima de tudo, cristãos. E o melhor. São todos reconhecidos por Deus, como aconteceu com Natanael.
Natanael, apesar de ser judeu, não era como eles. Apesar dele pertencer ao grupo dos que exploravam e enganavam os humildes, ele era diferente.  E Jesus viu isso e reconheceu o seu valor moral, reconheceu as suas qualidades.
E é assim que Ele faz conosco. Quando somos honestos, justos caridosos, somos reconhecidos por Deus, em Jesus Cristo.
Tudo o que fizermos de bom ao nosso irmão, será computado, será anotado, será reconhecido por Deus, e irá aumentar o nosso tesouro no Céu.
Jesus disse que Natanael era um homem de verdade, um homem sem falsidade. Onde no mundo de hoje, principalmente nos meios políticos, vamos encontrar um homem assim?

Você deve estar dizendo ou pensando: Ei! Na minha família, você encontra! Aqui somos todos corretos, justos e podemos por a mão no fogo por cada um.  Você está se esquecendo dos momentos de tentação. Por mais santos que sejamos, todos nós somos tentados. Isso porque o diabo está bem de olho em nós. Infelizmente, podemos ter momentos de deslizes de inveja, de falsidades, de mania de grandeza, mesmo que seja só um pouco, mesmo que seja só de raspão, só um pequeno pensamento. Pois somos seres humanos, mortais e sujeitos a falhas, sujeitos a muitos erros.
Não estamos querendo dizer que Natanael era totalmente perfeito. Isso só aconteceu e acontece com Jesus, apesar de ser Deus e homem. Ele foi e é totalmente perfeito!  Nós, não. Por isso é que dizemos que a nossa salvação depende da graça de Deus. É por isso que precisamos a cada vez que vamos comungar, pedir perdão. É por isso que necessitamos do perdão do sacerdote de vez em quando, através da confissão.
Porque, infelizmente, a falsidade e a hipocrisia estão espalhadas por todos os cantos. É na festa, no casamento, nos bares, nos elogios falsos, no elogiar na frente e por trás falar mal, botar para fora os defeitos do próximo, como se nós não tivéssemos nenhum defeito.
E é aí que vêm os atritos, as brigas, entre outras situações desagradáveis da convivência humana. Isso acontece por que aqueles que são humilhados, chacoteados, tendem a ir a desforra, tendem a se vingar, a dar o troco. E é nessa hora que o a coisa fica preta. Quem arrelia, não gosta de ser arreliado. Quem fala mal dos defeitos dos demais, não gostam de façam o mesmo com eles.
São as desgraças da convivência humana, principalmente daqueles que não vivem na presença de Deus. Seria bom que fôssemos como Natanael, ou melhor, como Jesus.

É inadmissível um cristão que não seja verdadeiro, um cristão em que não podemos confiar nele, pois cujas palavras que saem de sua boca não merecem crédito. Mais existe gente assim? Infelizmente, sim. Gente que vive na Igreja, gente que se diz católica, porém, nas horas vagas, enganam, confundem, contam vantagens, e até falam mal dos demais. Isso é incrível!
Sejamos como Natanael, e seremos reconhecidos por Deus como cristãos autênticos, merecedores de todas as promessas de Cristo!
  
 
 
 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: