segunda-feira, 14 de agosto de 2017

DECÁLOGO PARA LER A BÍBLIA

10 dicas infalíveis para ler a Sagrada Escritura de maneira eficaz.

1. Nunca ache que você é a primeira pessoa a ler a Bíblia. Muitas, muitíssimas pessoas, ao longo dos séculos, leram, meditaram, viveram e transmitiram a Sagrada Escritura. Os melhores intérpretes da Bíblia são a Igreja e os santos. Deixe-se guiar por eles também.
2. A Bíblia é o livro da comunidade eclesial. Nossa leitura, ainda que seja a sós, jamais poderá ser solitária. Para ler com proveito, é preciso inserir-se na grande corrente eclesial, conduzida e guiada pelo Espírito Santo.
3. A Bíblia é “Alguém”. Por isso, lemos e celebramos ao mesmo tempo. A melhor leitura da Bíblia é aquela feita na liturgia, especialmente na missa.
4. No centro da Bíblia está Cristo; por isso, tudo precisa ser lido sob o olhar de Jesus e cumprido em Jesus. Ele é a chave interpretativa da Santa Escritura.
5. Nunca se esqueça de que na Bíblia encontramos fatos e ditados, obras e palavras intimamente unidos; as palavras anunciam e iluminam os fatos, e os fatos realizam e confirmam as palavras.
6. Uma maneira prática e proveitosa de ler a Bíblia é começar com os Evangelhos, continuar com os Atos dos Apóstolos, as cartas do Novo Testamento, e ir alternando isso com algum livro do Antigo Testamento. Não tente ler o livro do Levítico de uma vez, por exemplo, será mais difícil. Os Salmos podem ser seu livro de oração. Os profetas são a alma do Antigo Testamento e também merecem um estudo especial.
7. A Bíblia é conquistada como a cidade de Jericó: dando voltas. Por isso, é bom ler os lugares paralelos – um texto esclarece o outro, como o que ensina Santo Agostinho: “O Antigo Testamento fica patente no Novo, e o Novo está latente no Antigo”.
8. A Bíblia precisa ser lida e meditada com o mesmo espírito com que foi escrita, ou seja, o Espírito Santo é seu principal autor e intérprete. É preciso invoca-lo sempre antes de começar a lê-la e, no final, agradecer.
9. Nunca utilize frases da Santa Bíblia para criticar ou condenar as pessoas.
10. Todo texto bíblico tem um contexto histórico no qual se originou e um contexto literário no qual foi escrito. Um texto bíblico, fora do seu contexto histórico e literário, é um pretexto para manipular a Palavra de Deus. Isso é usar o nome de Deus em vão.






Por Mario De Gasperín Gasperín (bispo de Querétaro)

Nenhum comentário: