quarta-feira, 30 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - MESTRES DA LEI E FARISEUS HIPÓCRITAS

 Resultado de imagem para jesus e fariseus
1a Leitura - 1 Tessalonicenses 2,9-13
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
2 9 Vós vos lembrais, irmãos, dos nossos trabalhos e de nossa fadiga. Trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, pregamo-vos o Evangelho de Deus.
10 Vós sois testemunhas, e também Deus, de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos portamos convosco que crestes. 11 E sabeis que procedemos com cada um de vós como um pai com seus filhos: 12 nós vos temos exortado, estimulado, conjurado a vos comportardes de maneira digna de Deus, que vos chama ao seu Reino e à sua glória. 13 Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis.

Palavra do Senhor.


Salmo - 138/139
Senhor, vós me sondais e me conheceis!
Em que lugar me ocultarei de vosso espírito?
E para onde fugirei de vossa face?
Se eu subir até os céus, ali estais;
se eu descer até o abismo, estais presente.

Se a aurora me emprestar as suas asas,
para eu voar e habitar no fim dos mares,
mesmo lá vai me guiar a vossa mão
e segurar-me, com firmeza, a vossa destra.

Se eu pensasse: “A escuridão venha esconder-me
e que a luz ao meu redor se faça noite!”
Mesmo as trevas, para vós, não são escuras,
a própria noite resplandece como o dia.

Resultado de imagem para Mateus 23,27-32
Evangelho - Mateus 23,27-32
Aleluia, aleluia, aleluia.
O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua palavra fielmente (1Jo 2,5).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
23 27 Disse Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão.
28 Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. 29 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos 30 e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos como eles no sangue dos profetas. 31 Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas. 32 Acabai, pois, de encher a medida de vossos pais!”
Palavra da Salvação.



Jesus mais uma vez enfrentou os mestres da Lei e os fariseus, chamando-os de hipócritas. Tão falsos, que pareciam sepulcros caiados, ou seja, defuntos que antes de serem enterrados, recebem uma maquiagem para não terem uma aparência muito horrível. Mas como o sabemos, por fora estão reluzentes, e por dentro é só podridão.
“Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, 
mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça”.
Prezada leitora, prezado leitor. Espero que Jesus não esteja falando com você, nem comigo. Palavras duras, porém reveladoras de grande verdade. É só ligar a T.V. nos noticiários, principalmente em época de campanha, que vemos estampado nas caras dos candidatos, esta grande verdade dita hoje por Nosso Senhor Jesus Cristo, para todos nós.
Sabemos que existem pessoas que se enquadram perfeitamente nestas palavras de Jesus. Uns mais, outros menos. Porém, muitos são assim. Por fora, lidos rostos, até com maquiagem, mesmo sendo homens, pois afinal, vão se expor diante das câmeras, e isso não pode ser feito de cara limpa, é claro!
E com um ar de muita honestidade, essas e esses nossos irmãos, falam bonito, “preocupados” com o bem público, “empenhados” em resolver todos os problemas do bem comum, e assim por diante.
Porém, se tivéssemos um raio x especial para vermos o seu interior, cairíamos de susto ao ver que não passam de SEPULCROS CAIADOS!
E nós também não escapamos dessa denúncia feita por Jesus não! Pois podemos também de vez em quando, agir com falsidades, com fingimentos, aparentando-nos honestos e santos, para os demais, mas lá no fundo, cheira a podridão dos nossos pecados feitos ou cometidos às escondidas.
Fiquemos atentos sobre esta realidade lamentável, pois, em nossos atos e na aparência pessoal, é sempre refletido o nosso interior. Por mais que treinamos aparentar a verdade ao falar, não é possível, pelo menos por muito tempo, enganar a todos.
Veja, por exemplo, o rosto de uma criança. Você denota alguma maldade?  Claro que não. Ali está um semblante inocente, completamente puro, sem registros de ódio, ou de ruindade. Tristeza, sim. Isso pode acontecer, principalmente se os pais vivem brigando, se a pobreza lhe priva de uma infância feliz, etc. Mas mesmo assim, naquele rostinho, nós vemos a inocência.
O mesmo não acontece num rosto experiente, marcado por ódio, frustrações, muito egoísmo, crimes, entre outros.
Por isso, não adiante pintar o nosso rosto com cremes especiais, não adianta fazer maquiagens profissionais, pois a nossa maldade, a nossa injustiça transparecerá, será revelada nas nossas expressões faciais.
Repetimos aqui, o que já escrevemos antes.
Embaixo da pele do nosso rosto, há uma fina camada de gordura que durante o tempo ela vai se emoldurando de acordo com os nossos pensamentos e nossas emoções, e principalmente de acordo com a nossa descrença ou da nossa FÉ.
Desse modo, a nossa cara revela o nosso interior. Não adianta disfarçar. Todos perceberão que aquela pessoa é um mentiroso, uma mentirosa, ao fazer aquelas declarações para o público...
Que bom que você não é um(a) desses! 
 
 
 
  José Salviano

Nenhum comentário: