segunda-feira, 28 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - AI DE VÓS,GUIAS CEGOS

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Tessalonicenses 1,1-5.8-10
Leitura da primeira de São Paulo aos Tessalonicenses.
1 1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo.
2 A vós, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo! 3 Sentimo-nos na obrigação de incessantemente dar graças a Deus a respeito de vós, irmãos. Aliás, com muita razão, visto que a vossa fé vai progredindo sempre mais e desenvolvendo-se a caridade que tendes uns para com os outros. 4 De sorte que nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, pela vossa constância e fidelidade no meio de todas as perseguições e tribulações que sofreis. 5 Elas constituem um indício do justo juízo de Deus e de que sereis considerados dignos do Reino de Deus, pelo qual padeceis. 8 Em verdade, partindo de vós, não só ressoou a palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia, mas também se propagou a fama de vossa fé em Deus por toda parte, de maneira que não temos necessidade de dizer coisa alguma. 9 De fato, a nosso respeito, conta-se por toda parte qual foi o acolhimento que da vossa parte tivemos, e como abandonastes os ídolos e vos convertestes a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, 10 e aguardardes dos céus seu Filho que Deus ressuscitou dos mortos, Jesus, que nos livra da ira iminente.


Salmo - 149
O Senhor ama seu povo de verdade.

Cantai ao Senhor Deu um canto novo

e o seu louvor na assembléia dos fiéis!

Alegre-se Israel em quem o fez

e Sião se rejubile no seu rei!

Com danças glorifiquem o seu nome,

toquem harpa e tambor em sua honra!

Porque, de fato, o Senhor ama seu povo

e coroa com vitória os seus humildes

Exultem os fiéis por sua glória

e, cantando, se levantem de seus leitos

com louvores do Senhor em boa.

Eis a glória para todos os seus santos.
Imagem relacionada

Evangelho - Mateus 23,13-22
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo disse Jesus: 23 13 “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar.
14 15 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos. 16 Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo templo, isto não é nada; mas se jura pelo tesouro do templo, é obrigado pelo seu juramento’. 17 Insensatos, cegos! Qual é o maior: o ouro ou o templo que santifica o ouro? 18 E dizeis ainda: ‘Se alguém jura pelo altar, não é nada; mas se jura pela oferta que está sobre ele, é obrigado’. 19 Cegos! Qual é o maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta? 20 Aquele que jura pelo altar, jura ao mesmo tempo por tudo o que está sobre ele. 21 Aquele que jura pelo templo, jura ao mesmo tempo por aquele que nele habita. 22 E aquele que jura pelo céu, jura ao mesmo tempo pelo trono de Deus, e por aquele que nele está sentado”.
Palavra da Salvação.


Jesus enfrenta os fariseus, denunciando a sua hipocrisia.  Aqueles que se apresentavam como salvadores, mas pela sua ausência da prática da palavra, não passavam de grandes obstáculos para que seus seguidores entrassem no Reino dos Céus.
Os mestres da Lei e os fariseus, pelos seus atos injustos, não estavam merecendo a salvação, e o pior, estavam impedindo os demais de consegui-la.
Eles desprendiam grandes esforços pela conversão das pessoas, pela adesão de todos aos ditames da Lei, porém, quando o conseguiam, acabavam desviando a todos do verdadeiro caminho da casa do Pai.  Isso por causa das 600 e tantas leis que eles inventaram só para ganhar vantagens, e acima de tudo, ganhar dinheiro às custas da ingenuidade dos humildes.
Aqueles hipócritas chegaram ao ponto de valorizar mais a oferta e o ouro do Templo do que mesmo o próprio Templo.
Por isso, Jesus os considera insensatos e cegos!
pois o que mais importa é a presença de Deus vivo no Templo, e não as riquezas dele.
Dá para perceber o grau de distorção da palavra de Deus, a distorção do verdadeiro sentido da religião, e de tudo aquilo que até então Deus havia revelado pelos seus profetas, e demais inspirados.
Os mestres da Lei e os fariseus, eram do tipo: “fazem o que nós mandamos e não fazem o que fazemos”.
Foi o que Jesus disse em outra oportunidade. Jesus até reconheceu a inteligência, a capacidade, a esperteza e a sabedoria deles com relação às escrituras, porém deixou bem claro aos seus discípulos que eles não serviam como exemplo e modelo de vida.
O cristão tem de ser autêntico. Não se admite um cristão que discrimina, que mente, que seja falso, e principalmente que falseia com a caridade.
É aí que entre a frase de Jesus: “sede perfeitos como o vosso Pai é perfeito”.
É claro que nunca atingiremos a perfeição, muito menos uma perfeição igual a de Deus Pai. Porém, pelo menos busquemos nos aproximar dela. Acho que é isso que Jesus quis nos dizer.
O ideal seria mesmo que fôssemos perfeitos como o Pai, porém, isso é inatingível. Mas o que agrada a Deus, é o nosso esforço continuado, diário, e insistente para viver segundo o Evangelho. O que agrada a Deus, é o nosso emprenho constante de FAZER A VONTADE DO PAI.
 
 
 
 
 
  José Salviano.

Nenhum comentário: