terça-feira, 15 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - QUEM É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS?

Resultado de imagem para Mateus 18,1-5.10.12-14

 
1a Leitura - Deuteronômio 31,1-8
Leitura do livro do Deuteronômio.
31 1 Moisés dirigiu ainda a todo o Israel o discurso seguinte:
2 "Eis-me hoje com a idade de cento e vinte anos; não posso mais ir e vir, e o Senhor disse-me que eu não passaria o Jordão. 3 O Senhor, teu Deus, passará diante de ti; ele mesmo exterminará essas nações para que possuas a sua terra. E Josué vos conduzirá, como o declarou o Senhor. 4 O Senhor fará a esses povos como fez a Seon e a Og, reis dos amorreus, e à sua terra, aniquilando-os. 5 O Senhor vo-los entregará, e vós os tratareis exatamente como vos ordenei. 6 Coragem! E sede fortes. Nada vos atemorize, e não os temais, porque é o Senhor vosso Deus que marcha à vossa frente: ele não vos deixará nem vos abandonará". 7 Moisés chamou em seguida Josué e disse-lhe em presença de todo o Israel: "Mostra-te varonil e corajoso, porque entrarás com esse povo na terra que o Senhor jurou a seus pais dar-lhes, e a repartirás entre eles. 8 O Senhor mesmo marchará diante de ti, e estará contigo, e não te . deixará nem te abandonará. Nada temas, e não te amedrontes".
Palavra do Senhor.


Salmo - Dt 32
A porção do Senhor é o seu povo.

O nome do Senhor vou invocar;

vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

Ele é a rocha: suas obras são perfeitas.

Recorda-te dos dias do passado

e relembra as antigas gerações;

pergunta, e teu pai te contará,

interroga, e teus avós te ensinarão.

Quando o Altíssimo os povos dividiu

e pela terra espalhou os filhos de Adão,

as fronteiras das nações ele marcou

de acordo com o número de seus filhos.

Mas a parte do Senhor foi o seu povo,

e Jacó foi a porção de sua herança.

O Senhor, somente ele, foi seu guia,

e jamais um outro deus com ele estava.
Resultado de imagem para Mateus 18,1-5.10.12-14

Evangelho - Mateus 18,1-5.10.12-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Tomai meu jogo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.
4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe..
10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.
12 Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?
13 E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.
14 Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos”.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Muitos podem estar acreditando que pelo fato de ser ministro da Eucaristia, ou da palavra, ou catequista e mesmo ministro ordenado, já têm o direito a entrar no Reino dos céus.
Jesus neste Evangelho nos adverte. Nos desperta para a realidade dos fatos, e nos aconselha a buscar a conversão diária. Em cada gesto, em cada palavra, em cada atitude com os nossos irmãos, devemos ter na consciência, as palavras de Jesus.
Precisamos nos converter de verdade, conversão de fato e não uma conversão teórica. Conversão é mudança de rumo. Mudar o rumo da nossa vida. A nossa trajetória, a nossa caminhada pode não estar de fato nos encaminhando para a eternidade.
Ah! Mas eu sou coordenadora de todas as pastorais, e comungo diariamente. Cuidado! Muito cuidado!
Pois as palavras de Jesus são duras!  “se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”.
Criança é inocente,  e inocente não tem pecado algum. Criança é portanto pura, sem maldade, sem malícia, sem sentimento de vingança, sem a força da sensualidade que tanto nos arrasta para longe de Deus.
A professora sabe que existem crianças difíceis de se lidar com elas. Porém, se existem crianças problemas, é por que os pais são problemas. Uma criança que vive em um lar desfeito pelo desamor, pelo egoísmo, assistindo brigas diariamente, um lar onde não se vê ninguém rezar, nem tão pouco dizer o nome de Jesus ou de Deus, esse lar vai produzir uma criança desajustada, uma criança infeliz, que vai querer descontar em qualquer um ou uma que se puser em sua frente, pretendendo ser seu modelo de vida, pretendendo lhe ditar regras de conduta, pretendendo lhe ensinar... É por isso que tais crianças são difíceis, é por isso que os professores as chamam de crianças problemas, pois ela descontam  neles, o que gostariam de fazer com seus pais.
A criança é pura, a menos que seja proveniente de um lar problema.
Jesus aqui está se referindo às crianças não contaminadas pelas desavenças do lar, pelas brigas dos seus pais, etc.
Prezados irmãos, e irmãs. Busquemos pois ser como estas crianças, para merecermos um dia entrar no Reino dos Céus, como nos promete Jesus.
O nosso lado humano nos impulsiona para sermos o maior na comunidade. Para dar uma impressão de santidade, para ter um ar de importância, uma postura tal que todos nos vejam como o maior, a maior o mais santo, a mais santa, e assim por diante.
E vem Jesus hoje a nos lembrar que: Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
Quem for humilde, manso, puro, tolerante com os defeitos dos demais, quem não ficar criticando, discriminando, ignorando, quem não for arrogante, quem não se mostrar melhor que os outros, quem não tem receio de pedir desculpas e perdão quando reconhece os seus erros, e assim por diante, este ou esta está se esforçando para ser como uma criança.  ESTA OU ESTE SERÁ O MAIOR NO REINO DO CÉUS. PROMESSA DE JESUS!  
 
 
 
 
 
  José Salviano.

Nenhum comentário: