sexta-feira, 18 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - UMA SÓ CARNE

 Imagem relacionada
1a Leitura - Josué 24,1-13
Leitura do livro de Josué.
24 1 Josué convocou a Siquém todas as tribos de Israel, seus anciãos, seus chefes, seus juízes e seus oficiais. Eles apresentaram-se diante de Deus,
2 e Josué disse a todo o povo: Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: outrora, vossos ancestrais, Taré, pai de Abraão e de Nacor, habitavam além do rio e serviam a deuses estrangeiros. 3 Tomei vosso pai Abraão do outro lado do Jordão e conduzi-o à terra de Canaã. Multipliquei sua descendência e dei-lhe Isaac, 4 ao qual dei Jacó e Esaú, e dei a este último a montanha de Seir; Jacó, porém, e seus filhos desceram ao Egito. 5 Depois mandei Moisés e Aarão e feri o Egito com tudo o que fiz no meio dele; e em seguida vos tirei de lá. 6 Fiz sair vossos pais do Egito e, quando chegastes ao mar, os egípcios perseguiram vossos pais com carros e cavaleiros até o mar Vermelho. 7 Os israelitas clamaram ao Senhor, o qual pôs trevas entre vós e os egípcios, e fez vir o mar sobre eles, cobrindo-os. Vistes com os vossos olhos o que fiz aos egípcios, e depois disso habitastes muito tempo no deserto. 8 Conduzi-vos em seguida à terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão. Eles combateram contra vós, mas eu os entreguei em vossas mãos; tomastes posse de sua terra e eu os exterminei diante de vós. 9 Balac, filho de Sefor, rei de Moab, combateu contra Israel. Mandou chamar Balaão, filho de Beor, para vos amaldiçoar. 10 Mas eu não quis ouvir Balaão, e ele teve de vos abençoar; e tirei-vos da mão de Balac. 11 Passastes o Jordão e chegastes a Jericó. Combateram contra vós os homens dessa cidade, bem como os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os hiteus, os gergeseus, os heveus e os jebuseus, e eu os entreguei todos nas vossas mãos. 12 Mandei adiante de vós vespas que expulsaram os dois reis dos amorreus, não com a vossa espada, nem com o vosso arco. 13 Desse modo, dei-vos uma terra que não lavrastes, cidades que não construístes, onde agora habitais, vinhas e oliveiras que não plantastes, das quais comeis agora os frutos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 135/136
Eterna é a sua misericórdia!

Demos graças ao Senhor, porque ele é bom:

porque eterno é seu amor!

Demos graças ao Senhor, Deus dos deuses:

porque eterno é seu amor!

Demos graças ao Senhor dos senhores:

porque eterno é seu amor!

Ele guiou pelo deserto o seu povo:

porque eterno é seu amor!

E feriu por causa dele grandes reis:

porque eterno é seu amor!

Reis poderosos fez morrer por causa dele:

porque eterno é seu amor!

Repartiu a terra deles como herança:

porque eterno é seu amor!

Como herança de Israel, seu servido:

porque eterno é seu amor!

De nossos inimigos libertou-nos:

porque eterno é seu amor!
Imagem relacionada

Evangelho - Mateus 19,3-12
Aleluia, aleluia, aleluia. Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 19 3 os fariseus vieram perguntar a Jesus para pô-lo à prova: “É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?”
4 Respondeu-lhes Jesus: “Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: 5 ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne’? 6 Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”. 7 Disseram-lhe eles: “Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?” 8 Jesus respondeu-lhes: “É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. 9 Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério”. 10 Seus discípulos disseram-lhe: “Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar!” 11 Respondeu ele: “Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. 12 Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda”.
Palavra da Salvação.

Reflexão


 O Evangelho de hoje nos conduz a refletir dobre o divórcio, esta praga social que destrói as nossas famílias feito um vírus de difícil controle, causando a infelicidade para todos principalmente para os filhos que não pediram para virem ao mundo.
O divórcio é uma doença social que  atinge diretamente as famílias, as poucas famílias que ainda existem, pois a moda ditada pela mídia é apenas se acasalar, botar filhos no mundo, depois se separar.
"...desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!"
O divórcio é um crime social contra a lei de Deus expressada por Jesus, e contra a  lei natural. Isto porque a natureza é modificada. Basta ver e conviver com os filhos de pais separados os quais são transformados em jovens problemas revoltados contra tudo e contra todos. A nossa sociedade é a favor de leis que pretende romper o contrato livremente consentido pelos esposos de viver um com o outro até a morte como nos ensinou o Mestre da vida. O divórcio é um câncer da sociedade moderna e lesa a aliança de salvação da qual o matrimônio sacramental é o sinal. As leis apóiam  a separação do casal sem se preocupar com os filhos frutos daquela união que no início parecia tão feliz. O fato de contrair nova união, mesmo que reconhecida pela lei civil, aumenta a gravidade da ruptura, pois este lamentável remendo não resolve a questão da busca da felicidade, pelo contrário, produz mais infelicidade, pois o cônjuge recasado passa a encontrar-se em situação de adultério público e permanente.
"Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério."  Palavra da salvação do casal.
Mas infelizmente, os casais não estão preocupados em nenhum tipo de salvação, pois suas mentes estão corrompidas  pelos meios de comunicação e por satanás.
Como disse Jesus, se o marido, depois de se separar de sua mulher, se aproximar de outra mulher, se torna adúltero, porque faz essa mulher cometer adultério; e a mulher que habita com ele é adúltera, porque atraiu a si o marido de outra.
Foi o que aconteceu com aquele lindo casal de jovens com uma filha alegre e feliz. Ele conheceu outra mulher pela internet e durante cinco meses viveu uma vida dupla tentando levar ou contornar a situação. Porém, sua esposa percebeu que o marido já não era o mesmo com ela e com a filha, até que num dia, tudo veio a tona, e aquele lindo casal hoje é mais uma família separada e infeliz.
Quem é o culpado ou os culpados de tudo isso? Como vimos, vivemos em uma sociedade sem Deus, e tudo está girando em torno da satisfação dos prazeres egoístas sem que ninguém se importe com as suas conseqüências. Assim o caráter imoral do divórcio deriva da desordem causada pelo vírus que se introduz na célula familiar e na sociedade, causando graves danos: para o cônjuge que fica abandonado; para os filhos, traumatizados pela separação dos pais, e muitas vezes disputados entre eles (cada um dos cônjuges querendo os filhos para si); e seu efeito de contágio, que faz dele uma verdadeira praga social.
Que fazer? Parece que estamos sem forças para combater tamanho problema. Não é mesmo?  Não se esqueça da força de Jesus que disse: "estarei com vocês até o fim dos tempos e as portas dos infernos não se prevalecerão contra vocês que são os meus escolhidos, continuadores do meu trabalho, que são a Igreja, a minha Igreja, presença de Deus no mundo.  Portanto, ousamos fazer alguma coisa, como:  Grupos de orações pela união das famílias, palestras, pastoral da família, conscientização dos jovens na catequese sobre a importância da família, mostrar a eles o estrago causado nas famílias destruídas pelo divórcio, e muito mais que a inspiração do Espírito Santo irá nos iluminar. O que não devemos é ficar de braços cruzados, apenas rezando de forma egoísta apenas pela nossa família, sem  reconhecer que o divórcio é um problema que afeta a sociedade inteira e não somente aos professores que têm de tolerar os alunos problemas na sala de aula.
 
 
 
 
jose salviano

Nenhum comentário: