sábado, 26 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - NÃO IMITEM AS AÇÕES DOS FARISEUS

 Resultado de imagem para Evangelho - Mt 23,1-12
1a Leitura - Rute 2,1-3.8-11; 4,13-17
Leitura do livro de Rute.
2 1 Noêmi tinha um parente, por parte de seu marido, homem poderoso e rico da família de Elimelec, chamado Booz.
2 Rute, a moabita, disse a Noêmi: "Peço-te que me deixes ir respigar nos campos de quem me quiser acolher favoravelmente". "Vai, minha filha", respondeu-lhe ela. 3 Rute partiu, pois, e entrou num campo, atrás dos segadores. Ora, aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec. 8 Booz disse a Rute: "Ouve, minha filha: não vás respigar em outro campo; não te afastes daqui, mas junta-te com minhas servas. 9 Olha em que campo vão ceifar, e segue-as. Proibi aos meus servos que te molestassem. Se tiveres sede, vai à bilha e bebe da água que eles tiverem buscado". 10 Rute, caindo aos seus pés, prostrou-se por terra: "De onde me vem a dita", disse ela, "de que te interesses por mim, uma estrangeira?" 11 "Contaram-me", replicou Booz, "tudo o que fizeste por tua sogra depois que morreu o teu marido, como deixaste teu pai, tua mãe e a tua pátria, e vieste para um povo que antes não conhecias".
4 13 Booz tomou, pois, Rute, que se tornou sua mulher. Aproximou-se dela, e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho.
14 As mulheres diziam a Noêmi: "Bendito seja Deus, que não te recusou um libertador neste dia. Que o teu nome seja um dia célebre em Israel! 15 Ele te dará a vida e será o sustentáculo de tua velhice, porque tua nora, aquela que o gerou é que te ama e é para ti mais preciosa que sete filhos!" 16 Noêmi, tomando o menino, pô-lo no seu regaço, e fazia-lhe as vezes de ama. 17 Suas vizinhas deram-lhe nome, dizendo: "Nasceu um filho a Noêmi". E chamaram ao menino Obed. Este foi pai de Isaí e avô de Davi.
Palavra do Senhor.


Salmo - 127/128
Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
Feliz és tu se temes o Senhor
e trilhas seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos hás de viver,
serás feliz, tudo irá bem!

A tua esposa é uma videira bem fecunda
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira
ao redor de tua mesa.

Será assim abençoado todo homem
que teme o Senhor.
O Senhor te abençoe de Sião
cada dia de tua vida.

Resultado de imagem para Evangelho - Mt 23,1-12
Evangelho - Mateus 23,1-12
Aleluia, aleluia, aleluia. Vós tendes um só Pai, que está no céu, vosso guia é um somente, é o Messias (Mt 23,9s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
23 1 Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse:
2 “Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. 3 Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem. 4 Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo. 5 Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos. 6 Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas. 7 Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens. 8 Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. 9 E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. 11 O maior dentre vós será vosso servo. 12 Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Devemos ser cristãos de palavras e de atos, de pensamentos, gestos postura e também de ações. Jamais sejamos católicos teóricos. Precisamos conciliar o que sabemos e o que ensinamos ou pregamos, com as nossas ações.
Nós catequistas precisamos tomar muito cuidado para que não sejamos iguais aos fariseus, que se mostravam em público com uma cara de santos, porém, na realidade, eles não eramTudo aquilo que demonstravam ser.
Os mestres da Lei e os fariseus conheciam tão bem a  Lei de Moisés, que até foram elogiados pelo próprio Jesus. Porém, a melhor parte, ou a melhor coisa, ele não possuíam ou não cumpriam, que era a virtude de praticar o que ensinavam. "Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam."

Prezados catequistas, longe de nós uma coisa dessas! Já imaginou  um pai de um dos nossos  "alunos" do catecismo nos pegar em flagrante fazendo uma daquelas coisas? Ou mesmo um dos jovens ou uma das crianças para as quais com cara de santos nós falamos de Jesus, nos encontrar em algum lugar  fazendo uma coisa indigna de nós?
Jesus disse que os fariseus exigiam demais dos outros com relação ao cumprimento da Lei de Moises, porém, eles  eram incapazes de fazer o mesmo. Eram incapazes de praticar o que ensinavam!
Os fariseus diante do público se comportavam se mostravam como santos. Também nós não podemos nos esquecer que somos pessoas conhecidas por muitos, e que sem menos esperar, em algum lugar mesmo distante da paróquia, podemos estar sendo monitorados, observados por um adolescente, ou mesmo pelos seus pais.
Assim, prezados evangelizadores, que seja o nosso comportamento na rua, do mesmo jeito que nos comportamos dentro da igreja, e na hora da nossa reunião com os jovens. Nada mais, nada menos, e que nunca damos maus exemplos nem escandalizemos ninguém com a nossa conduta fora do altar, e das dependências da igreja.

Que não tenhamos a inclinação de fazermos as coisas unicamente para sermos vistos, ou bem vistos pelas pessoas.  Somos luz do mundo sim, mas a nossa luz reside nas nossas boas obras. Lembra? E não na nossa mania de querer aparecer!
Sejamos imitadores de Cristo, modestos, humildes, e nunca nos julgar perfeitos ou mesmo santos.
Também não devemos ter aquela cara de quem sabe tudo, de quem basta a si mesmo, nem um ar de importante pelo fato de sermos catequistas. Pelo contrário, devemos na nossa humildade, ter atitudes e compromissos de servir, disposição de quem está ali também para aprender, e não apenas para ensinar, pois,  "Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serveQuem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado."
 
 
 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: