segunda-feira, 7 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - TODOS COMERAM E FICARAM SATISFEITOS

 Resultado de imagem para multiplicação dos pães
1a Leitura - Números 11,4-15
Leitura do livro dos Números.
Naqueles dias, 11 4 a população que estava no meio de Israel foi atacada por um desejo desordenado; e mesmo os israelitas recomeçaram a gemer: “Quem nos dará carne para comer?", diziam eles.
5 "Lembramo-nos dos peixes que comíamos de graça no Egito, os pepinos, os melões, os alhos bravos, as cebolas e os alhos. 6 Agora nossa alma está seca. Não há mais nada, e só vemos maná diante de nossos olhos.” 7 O maná assemelhava-se ao grão de coentro e parecia-se com o bdélio. 8 O povo dispersava-se para colhê-lo; moía-o com a mó ou esmagava-o num pilão, cozia-o numa panela e fazia bolos com ele, os quais tinham o sabor de um bolo amassado com óleo. 9 Enquanto de noite caía o orvalho no campo, caía também com ele o maná. 10 Ouviu Moisés o povo que chorava, agrupado por famílias, cada uma à entrada de sua tenda. A cólera do Senhor acendeu-se com violência. Moisés entristeceu-se. 11 E disse ao Senhor: “Por que afligis vosso servo? Por que não acho eu favor a vossos olhos, vós que me impusestes a carga de todo esse povo?"
Palavra do Senhor.

Salmo - 80/81
Exultai no Senhor, nossa força.

Mas me povo não ouviu a minha voz,

Israel não quis saber de obedecer-me.

Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos,

abandonei-os ao seu duro coração.

Quem me dera que meu povo me escutasse!

Que Israel andasse sempre em seus caminhos!

Seus inimigos, sem demora, humilharia

e voltaria minha mão contra o opressor.

Os que odeiam o Senhor o adulariam,

seria este seu destino para sempre;

eu lhe daria de comer a flor do trigo

e, com o mel que sai da rocha, o fartaria.
Resultado de imagem para multiplicação dos pães

Evangelho - Mateus 14,13-21
Aleluia, aleluia, aleluia.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
14 13 Ao saber da morte de João Batista, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube e a multidão das cidades o seguiu a pé.
14 Quando desembarcou, vendo Jesus essa numerosa multidão, moveu-se de compaixão para ela e curou seus doentes.
15 Caía a tarde. Agrupados em volta dele, os discípulos disseram-lhe: "Este lugar é deserto e a hora é avançada. Despede esta gente para que vá comprar víveres na aldeia".
16 Jesus, porém, respondeu: "Não é necessário: dai-lhe vós mesmos de comer".
17 "Mas", disseram eles, "nós não temos aqui mais que cinco pães e dois peixes".
18 "Trazei-mos", disse-lhes ele.
19 Mandou, então, a multidão assentar-se na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, elevando os olhos ao céu, abençoou-os. Partindo em seguida os pães, deu-os aos seus discípulos, que os distribuíram ao povo.
20 Todos comeram e ficaram fartos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram doze cestos cheios.
21 Ora, os convivas foram aproximadamente cinco mil homens, sem contar as mulheres e crianças.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Quantos irmãos nossos que neste momento estão famintos! Quantas crianças que não almoçaram, quantos idosos que estão se definhando a cada dia, por falta do alimento necessário! 

E pensar que nem sempre o país em que vivem, é completamente pobre. Pois uma minoria da sociedade vive na opulência, no conforto extremo, e no desperdício, enquanto os demais, passam fome! Então, fica claro que o problema está na má distribuição da renda nacional que é injusta.Eram apenas cinco pães e dois peixes que pelo poder de Jesus, se transformaram em alimento para uma multidão de pessoas que foram se aglomerando para ouvir Jesus falar. E naquele lugar deserto não tinha o que comer. Por outro lado, a indústria de alimentos, coloca temperos não muito saudáveis com o objetivo de tornar os alimentos mais saborosos, os quais prejudicam a nossa saúde.Finalmente, nós mesmo buscamos nos alimentar com a comida mais saborosa, e por trás desse sabor estão a gordura, o açúcar, e o cloreto de sódio, que nos destrói aos poucos, como por exemplo, causando entupimento das veias e artérias,  o que nos leva a morte prematura. Jesus é o alimento vivo, o pão da vida. É Jesus eucarístico que nutre, que fortalece a nossa fé.  Porém, o alimento eucarístico para a nossa alma deve vir acompanhado de muita oração.  Precisamos rezar mais. Comungar somente não basta. Não completa  o fortalecimento da fé e da espiritualidade. Precisa vir acompanhado da oração constante, oração contrita, com muita devoção e concentração.

Existe um ditado que diz: CUIDA DA ALMA QUE O CORPO JÁ ERA.  Então. Com  essa deficiência alimentar dos nossos dias por causa das falhas que citamos na produção dos alimentos, nosso corpo necessita de nutrientes, que buscamos na farmácia de manipulação.  Além disso, com o corpo decaído, precisamos mais é nos voltar para o fortalecimento da  alma, da nossa fé, da nossa espiritualidade.E onde encontramos tempo para rezar?  Além daquele momento especial de oração que é antes de deitar, podemos rezar enquanto fazemos ginástica, ( em vez de contar até dez, rezamos o Pai Nosso, ou  o credo...) enquanto estamos no ônibus, enquanto caminhamos,  ou enquanto fazemos alguma coisa que já não exige tanto a nossa atenção.  É verdade que não é uma oração  com  a contrição, e atenção necessária, porém é melhor do que nada. É melhor do que ficar horas e mesmo dias sem rezar, sem falar com Deus!Cuidar do corpo, cuidar da alma, cuidar da nossa fé, é o caminho certo. É o caminhos que nos levará para a casa do Pai.

 

 

 

José Salviano.

Nenhum comentário: