sábado, 19 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - JESUS E AS CRIANÇAS

Resultado de imagem para Mateus 19,13-15
1a Leitura - Josué 24,14-29
Leitura do livro de Josué
Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 24 14 "Agora, pois, temei o Senhor e servi-o com toda a retidão e fidelidade. Tirai os deuses que serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi o Senhor.
15 Porém se vos desagrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor". 16 O povo respondeu: "Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir outros deuses. 17 O Senhor é o nosso Deus, ele que nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão; e que operou à nossa vista maravilhosos prodígios e guardou-nos ao longo de todo o caminho que percorremos, entre todos os povos pelos quais passamos. 18 O Senhor expulsou diante de nós todas essas nações, assim como os amorreus que habitam na terra. Nós também, nós serviremos o Senhor, porque ele é o nosso Deus". 19 Josué disse ao povo: "Vós não podereis servir o Senhor, porque ele é um Deus santo, um Deus zeloso que não perdoará as vossas rebeliões e os vossos pecados. 20 Se abandonardes o Senhor para servir outros deuses, ele se voltará contra vós e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem. 21 Não, clamou o povo, porque é o Senhor que nós queremos servir!" 22 Josué disse-lhes: "Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o Senhor para prestar-lhe culto". "Somos testemunhas!", responderam eles. 23 "Agora, pois, tirai os deuses estranhos que estão no meio de vós e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel". 24 "Nós serviremos o Senhor, nosso Deus", respondeu o povo a Josué, "e obedeceremos à sua voz". 25 Desse modo, Josué fez um pacto naquele dia com o povo e deu-lhe, em Siquém, leis e prescrições. 26 Josué escreveu tudo isso no livro da lei de Deus, tomou em seguida uma pedra muito grande e erigiu-a ali, debaixo do carvalho que estava no santuário do Senhor. 27 E disse a todo o povo: "Esta pedra servirá de testemunho contra nós, porque ela ouviu todas as palavras que o Senhor nos disse; ela servirá de testemunho contra vós, para que não abandoneis o vosso Deus". 28 Então Josué despediu o povo, cada um para a sua propriedade. 29 E aconteceu depois disso que Josué, filho de Nun, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 15/16
O Senhor é a porção da minha herança!
 

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor.

Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,

meu destino está seguro em vossas mãos!”
 

Eu bendigo o Senhor, que me aconselha

e até de noite me adverte o coração.

Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,

pois, se o tenho ao meu lado, não vacilo.


Vós me ensinais vosso caminho para a vida;

junto a vós, felicidade sem limites,

delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Imagem relacionada

Evangelho - Mateus 19,13-15
Aleluia, aleluia, aleluia. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 19 13 foram, então, apresentadas a Jesus algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam.
14 Disse-lhes Jesus: “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham”. 15 E, depois de impor-lhes as mãos, continuou seu caminho.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus disse para que deixemos as crianças se aproximar dele.  Não podemos impedir que as crianças vão até Deus. Muito pelo contrário, temos de leva-las até Deus, até a igreja, até a missa, até a catequese, etc.
É o nosso dever de pais, levar os nossos filhos para a Igreja. E além disso, temos o dever de cristão, de dar bons exemplos aos pequeninos. Eles reparam e copiam o nosso modo de agir mais do que pensamos.
É só reparar em suas brincadeiras. Como as crianças brincam? Do que elas brincam?
As crianças brincam exatamente, imitando os atos de seus pais e de todos aqueles do seu convívio social, como é o caso da professora, dos coleguinhas da escola, e o pior: Mais tarde, quando estão se aproximando da adolescência, elas copiam a rebeldia dos adolescentes em volta delas.
Nós, os adultos também nos divertimos, brincamos de ir ao cinema, ou de assistir novelas na T.V.
E o que mostram as novelas, os filmes? Pessoas com problemas, pessoas resolvendo problemas, lutando para ser feliz mas sempre tem algo ATRAPALHANDO.
Uma moça linda, que enfrenta grandes problemas exatamente por ser tão formosa. Um garanhão que não se vê sossegado por ter atrás dele, várias mulheres.
Então, o que vemos na tela? Ciúmes, cobiça, manobras desonestas, traições, crimes, e muito mais que atrapalham as pessoas que se amam de serem felizes. Nada fora do nosso dia a dia, nada quase nada diferente da nossa vida real.
Assim como nos noticiários existem muitas notícias que são verdadeiros comerciais, como por exemplo, “notícias” que mostram a eficiência de um certo produto, de uma certa empresa, etc, Existem novelas que têm como objetivo principal, fazer a cabeça do público, para viver uma realidade tendenciosa, ou mentirosa.
Por exemplo: Ensinar o telespectador a ser pobre com cabeça de rico. Ser pobre com escala de valores de rico, pensar como um rico. Assim, na hora de votar, o pobre em vez de votar em um defensor dos pobres, vai votar em um defensor dos interesses da classe alta, engrossando assim, o número de votos daquele candidato, e contribuindo para a sua vitória.
E é exatamente por manobras desse tipo, que o pobre continua cada vez mais pobre, sem ter os seus direitos respeitados, e sem ter para quem reclamar. Pois os defensores da justiça, nem sempre estão do lado deles. 
Prezadas irmãs, e irmãos. Não só deixemos que as crianças irem até Deus por meio de Jesus, como devemos levá-las para o seu encontro com Jesus.
Levemos as nossas crianças à missa, e mostremos a elas como se participa da missa, matriculemos as nossas crianças na catequese, vamos dar bons exemplos de cristão autênticos a elas.
REZEMOS DIANTE DOS NOSSOS FILHOS. MEDITEMOS A PALAVRA, VAMOS À MISSA, MESMO QUE ELES SE NEGUEM A IR CONOSCO! Isso funciona!  Isto é um excelente exemplo. Mesmo que os seus amigos os afastem do convívio da Igreja, um dia quando adultos, os nossos filhos vão ter em suas mentes a imagem do pai e da mãe em oração. Eles vão se lembrar de nós.  Acredite. Quando as nossas intervenções orais, ou seja as nossas palavras já não fazem o efeito que desejamos, por causa da influência dos amigos, pode crer que os nossos exemplos de cristãos verdadeiros, ficam marcados em suas mentes para sempre.
Também peçamos ao Pai por nossas crianças. Rezemos por elas, que o Senhor tenha piedade dos nossos filhos tão agredidos, ou EMBAÇADOS, como dizem eles, por tantos males desse mundo sem Deus.







  José Salviano.


Nenhum comentário: