sábado, 12 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - TER OU NÃO TER FÉ, EIS A QUESTÃO

 Resultado de imagem para JESUS CURA MENINO
1a Leitura - Deuteronômio 6,4-13
Leitura do livro do Deuteronômio.
6 4 “Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5 Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. 6 Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. 7 Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. 8 Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos. 9 Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa. 10 Quando o Senhor, teu Deus, te tiver introduzido na terra que a teus pais Abraão, Isaac e Jacó, jurou te dar; grandes e excelentes cidades que não construíste, 11 casas mobiliadas e cheias de toda a sorte de coisas, que não ajuntaste, poços que não cavaste, vinhas e olivais que não plantaste, e quando comeres à saciedade, 12 então, guarda-te de esquecer o Senhor que te tirou do Egito, da casa da servidão. 13 Temerás o Senhor, teu Deus, prestar-lhe-ás o teu culto e só jurarás pelo seu nome.
Palavra do Senhor.

Salmo - 17/18
Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.
Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força,
minha rocha, meu refúgio e salvador!
Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,
minha força e poderosa salvação.

Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,
sois meu escudo e proteção: em vós espero!
Invocarei o meu Senhor: a ele a glória!
E dos meus perseguidores serei salvo!

Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo!
E louvado seja Deus, meu salvador!
Concedeis ao vosso rei grandes vitórias
e mostrais misericórdia ao vosso ungido.

Imagem relacionada
Evangelho - Mateus 17,14-20
Aleluia, aleluia, aleluia. Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 17 14 quando eles se reuniram ao povo, um homem aproximou-se deles e prostrou-se diante de Jesus, 15 dizendo: “Senhor, tem piedade de meu filho, porque é lunático e sofre muito: ora cai no fogo, ora na água.
16 Já o apresentei a teus discípulos, mas eles não o puderam curar”. 17 Respondeu Jesus: “Raça incrédula e perversa, até quando estarei convosco? Até quando hei de aturar-vos? Trazei-mo”. 18 Jesus ameaçou o demônio e este saiu do menino, que ficou curado na mesma hora. 19 Então os discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não pudemos nós expulsar este demônio?” 20 Jesus respondeu-lhes: “Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Transporta-te daqui para lá’, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O fato dos discípulos de Jesus não terem curado o menino epilético porque não tinham fé, nos leva a pensar também na nossa situação em relação a ter fé ou não ter fé. Será que estamos conseguindo fazer milagres em Nome de Jesus?  Será que estamos conseguindo alcançar o que buscamos?  Será que acreditamos mesmo que Deus age com poder por meio de nós? Precisamos ter consciência de que o Senhor espera apenas a nossa confiança para poder fazer os milagres de que precisamos. Hoje também nós enfrentamos muitos males que são comparáveis à “epilepsia” daquele menino. São as enfermidades que atingem a nossa alma como a depressão, o desalento, a prostituição, a dependência das drogas, todas originárias da nossa experiência com as dificuldades do mundo moderno. No entanto, o  próprio Jesus nos garante que se tivermos fé mesmo que seja bem pequenininha como uma semente de mostarda, poderemos fazer proezas e alcançarmos as coisas que nos parecem impossíveis. Como os discípulos de Jesus nós também somos chamados (as) a profetizar, curar e  libertar da “epilepsia contemporânea” , aquelas pessoas que hora caem no fogo, hora se afundam nas águas da existência. E se temos fé em Jesus, com certeza,  nós também poderemos dar ordens às montanhas que tentam nos desestimular. Nada então nos será impossível realizar. A fé com que nós acolhemos este povo carente, doente, sofredor e que precisa de Jesus, é o termômetro para que tenhamos ou não sucesso no nosso ministério. Vale muito mais a fé com que nós rezamos pelas pessoas do que mesmo o que as pessoas esperam de nós. Somos apenas portadores da graça de Deus e precisamos acreditar que Ele age por meio de nós  para que não afirme como naquele tempo: “Ó gente sem fé e perversa!” – Você acredita no poder de Jesus quando você ora por alguém? – A oração que você faz por alguém é em Nome de Jesus ou baseada na sua fraqueza humana? – Você tem tido coragem de orar pedindo cura e libertação para aqueles que se aproximam de você? – Por quem você precisa orar neste momento atual?
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: