quarta-feira, 23 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O GRANDE TESOURO

Imagem relacionada
1a Leitura - 2 Coríntios 10,17-11,2
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 10 17 quem se gloria, glorie-se no Senhor.
18 Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda.
11 1 Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me.
2 Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.
Palavra do Senhor.


Salmo - 148
Vós, jovens, vós, moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
Louvai o Senhor Deus nos altos céus,
Louvai-o no excelso firmamento!
Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o,
Louvai-o, legiões celestiais.

Reis da terra, povos todos, bendizei-o,
E vós, príncipes e todos os juízes;
E vós, jovens, e vós, moças e rapazes,
Anciãos e criancinhas, bendizei-o!
Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

A majestade e esplendor de sua glória
Ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
Ele exaltou seu povo eleito em poderio,
Ele é o motivo de louvor para os seus santos.
É um hino para os filhos de Israel,
Este povo que ele ama e lhe pertence.

Imagem relacionada
Evangelho - Mateus 13,44-46
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto! (Jo 15,9.5)
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 13 44 disse Jesus: “O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.
46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Jesus nos mostra que a vida eterna é mais ou menos como um tesouro desta vida, e muito mais. Todos sonham em ganhar o grande prêmio da loteria, e ficar o resto da vida sem trabalhar. Outros vivem pensando em ganhar uma grande fortuna por meio de uma herança, enquanto outros planejam grandes assaltos que possam lhes render uma enorme quantidade de dinheiro que lhes proporcionem uma gorda aposentadoria antes do tempo.
Tudo isso para Jesus não passa de vaidades. Pois morremos e não desfrutamos de tudo isso. 
Além disso, a experiência tem mostrado que algumas pessoas que herdaram ou ganharam grandes fortunas, gastaram quase tudo e ficaram novamente pobres. Isto, por que não tiveram capacidade para administrar a nova realidade econômica, e gastaram grande parte do dinheiro em vez de investi-lo corretamente.
Do mesmo modo que achamos que comer bem é comer bastante, tanto o dinheiro inesperado como o comer demais geralmente nos pode fazer grandes males.
Comer demais abrevia a nossa vida, ao contrário que comer moderadamente proporciona a longevidade. Deixaremos os detalhes para outra oportunidade. Porém, é bom lembrar que tudo em excesso, pode nos fazer grandes males. Até mesmo o dinheiro  e a comida, entre outros prazeres desta vida passageira.
Vender tudo para comprar o terreno onde foi detectado um tesouro, é o mesmo que renunciar a uma grande parte dos nossos prazeres, principalmente os prazeres carnais fora do casamento, para um dia merecer entrar para a VIDA ETERNA.
E por que? Entendamos que além de não podermos desfrutar de todo o dinheiro que podemos afortunadamente ganhar, não nos esqueçamos que esta grande alegria terrena  tem dias contados. Ou seja, não viveremos aqui para sempre, e, portanto, o máximo que poderemos desfrutar dessa referida riqueza inesperada, é uns 30 anos. Isto, comparado com a vida eterna, é nada. É como um minuto em comparação a 1000 000 000 000 000 de anos...
O nosso tempo de vida terrena sendo limitado, não temos tempo suficiente para desfrutar de tanta riqueza. Ao contrário, que o tesouro no Céu, vai durar para sempre! Pense nisso!
Por não pensar nem acreditar nesta realidade, é que vemos muitos se matando para ganhar dinheiro, e mais dinheiro, não gastam, não se divertem, não cuidam da saúde, só trabalham. Se especializam em ganhar muito dinheiro, e são grandes analfabetos em como cuidar da própria vida, da própria saúde. São ignorantes das coisas de Deus, e dos verdadeiros valores que nos conduzem a glória eterna.
Foi por isso que Jesus disse: do que adianta um homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua própria vida?
É claro que Jesus está se referindo a vida que dura para sempre. Pois muitos milionários vivem no conforto, vivem bem, achando que ganharam as suas vidas.  Porém, o que não sabem ou o que ignoram, é que podem estar perdendo a melhor parte da vida, pois não estão se preparando para a segunda parte da existência humana, que é aquela que não tem fim.
Pense bem: Como você está vivendo?  Como você está levando a sua vida terena? Você tem em conta que esta vida é passageira?  Você acredita em Deus? Você acredita na vida eterna? Você tem se preparado para merecê-la um dia?
 
 
 
 
 
 
José Salviano

Nenhum comentário: