quarta-feira, 9 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - GRANDE É A NOSSA FÉ

 Imagem relacionada
1a Leitura - Números 13,1-2.25-14,1.26-30.34-35
Leitura do livro dos Números.
Naqueles dias, 13 1 o Senhor disse a Moisés:
2 “Envia homens para explorar a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel. Enviarás um homem de cada tribo patriarcal, tomados todos entre os príncipes.” 25 Tendo voltado os exploradores, passados quarenta dias, 26 foram ter com Moisés e Aarão e toda a assembléia dos israelitas em Cades, no deserto de Farã. Diante deles e de toda a multidão relataram a sua expedição e mostraram os frutos da terra. 27 Eis como narraram a Moisés a sua exploração: “Fomos à terra aonde nos enviaste. É verdadeiramente uma terra onde corre leite e mel, como se pode ver por esses frutos. 28 Mas os habitantes dessa terra são robustos, suas cidades grandes e bem muradas; vimos ali até mesmo filhos de Enac. 29 Os amalecitas habitam na terra do Negeb; os hiteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas, e os cananeus habitam junto ao mar e ao longo do Jordão.” 30 Caleb fez calar o povo que começava a murmurar contra Moisés, e disse: “Vamos e apoderemo-nos da terra, porque podemos conquistá-la.” 31 Mas os outros, que tinham ido com ele, diziam: “Não somos capazes de atacar esse povo; é mais forte do que nós.” 32 E diante dos filhos de Israel depreciaram a terra que tinham explorado: “A terra, disseram eles, que exploramos, devora os seus habitantes: os homens que vimos ali são de uma grande estatura; 33 vimos até mesmo gigantes, filhos de Enac, da raça dos gigantes; parecíamos gafanhotos comparados com eles.”
14 1 Toda a assembléia pôs-se a gritar e chorou aquela noite.
26 O Senhor disse a Moisés e a Aarão: 27 “Até quando sofrerei eu essa assembléia revoltada que murmura contra mim? Ouvi as murmurações que os israelitas proferem contra mim. 28 Dir-lhes-ás: ‘juro por mim mesmo’, diz o Senhor, ‘tratar-vos-ei como vos ouvi dizer. 29 Vossos cadáveres cairão nesse deserto. Todos vós que fostes recenseados da idade de vinte anos para cima, e que murmurastes contra mim, 30 não entrareis na terra onde jurei estabelecer-vos, exceto Caleb, filho de Jefoné, e Josué, filho de Nun. 34 Explorastes a terra em quarenta dias; tantos anos quantos foram esses dias pagareis a pena de vossas iniqüidades, ou seja, durante quarenta anos, e vereis o que significa ser objeto de minha vingança. 35 Eu, o Senhor, o disse. Eis como hei de tratar essa assembléia rebelde que se revoltou contra mim. Eles serão consumidos e mortos nesse deserto!´”
Palavra do Senhor.


Salmo - 105/106
Lembrai-vos de nós, ó Senhor,

segundo o amor para com vosso povo!

 

Pecamos como outrora nossos pais,

praticamos a maldade e fomos ímpios;

no Egito nossos pais não se importaram

com os vossos admiráveis grandes feitos.

 

Mas bem depressa esqueceram suas obras,

não confiaram nos projetos do Senhor.

No deserto deram largas à cobiça,

na solidão eles tentaram o Senhor.

 

Esqueceram-se do Deus que os salvara,

que fizera maravilhas no Egito;

no país de Cam fez tantas obras admiráveis,

no mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

 

Até pensava em acabar com sua raça,

não tivesse Moisés, o seu eleito,

interposto, intercedendo junto a ele

para impedir que sua ira os destruísse.
Resultado de imagem para Mateus 15,21-28

Evangelho - Mateus 15,21-28
Aleluia, aleluia, aleluia. Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
15 21 Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia.
22 E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio”. 23 Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: “Despede-a, ela nos persegue com seus gritos”. 24 Jesus respondeu-lhes: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25 Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: “Senhor, ajuda-me!” 26 Jesus respondeu-lhe: “Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos”. 27 “Certamente, Senhor”, replicou-lhe ela; “mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos”. 28 Disse-lhe, então, Jesus: “Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A força do nosso “querer” é sinal de Fé e é uma motivação para que Jesus realize em nossa vida os milagres que almejamos. O Senhor faz em nós na medida do que nós queremos de coração. Assim aconteceu com a mulher Cananéia que não se rendeu diante dos argumentos de Jesus de que Ele fora enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel, mas com fé e convicção, mesmo não se reconhecendo merecedora, pediu a Ele as migalhas que sobrassem da “mesa dos judeus”, e por isso, foi atendida. Da mesma forma que acolheu aquela mulher, Jesus também nos acolhe, mesmo que sejamos pecadores e, não façamos parte das “ovelhas perdidas da casa de Israel”!  Nós mesmos não temos merecimentos, não podemos cobrar nem exigir direitos, porém “grande é a nossa fé” e isto basta para que Jesus venha também nos alimentar e a todos que são humildes para reconhecê-lo. Que também sejamos perseverantes e não cessemos de gritar: “Senhor, socorre-me!" A fé é o argumento que mantém a nossa esperança na hora do desespero! A nossa perseverança na oração aliada à certeza de que o Senhor está do nosso lado fará com que também consigamos Dele tudo de que precisamos.     - A sua fé também é grande como a da cananeia? – O que tem atraído você para Deus? -  Você se acha um “caso liquidado” ou tem esperança de plantar e colher frutos de conversão?  - Você se acha merecedor (a) da Salvação que Jesus veio trazer ao mundo? 




Helena Serpa 

Nenhum comentário: