terça-feira, 1 de agosto de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O JOIO SERÁ RECOLHIDO E QUEIMADO

 Imagem relacionada
1a Leitura - Êxodo, 33,7-11; 34,5-9.28
Leitura do livro do Êxodo.
33 7 Moisés foi levantar a tenda a alguma distância fora do acampamento. (E chamou-a tenda de reunião.) Quem queria consultar o Senhor, dirigia-se à tenda de reunião, fora do acampamento.
8 Quando Moisés se dirigia para a tenda, todo mundo se levantava, cada um diante da entrada de sua tenda, para segui-lo com os olhos até que entrasse na tenda. 9 E logo que ele acabava de entrar, a coluna de nuvem descia e se punha à entrada da tenda, e o Senhor se entretinha com Moisés. 10 À vista da coluna de nuvem, todo o povo, em pé à entrada de suas tendas, se prostrava no mesmo lugar. 11 O Senhor se entretinha com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Voltava depois Moisés ao acampamento, mas seu ajudante, o jovem Josué, filho de Nun, não se apartava do interior da tenda.
34 5 O Senhor desceu na nuvem e esteve perto dele, pronunciando o nome de Javé.
6 O Senhor passou diante dele, exclamando: “Javé, Javé, Deus compassivo e misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e em fidelidade, 7 que conserva sua graça até mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a rebeldia e o pecado, mas não tem por inocente o culpado, porque castiga o pecado dos pais nos filhos e nos filhos de seus filhos, até a terceira e a quarta geração”. 8 Moisés inclinou-se incontinente até a terra e prostrou-se, 9 dizendo: “Se tenho o vosso favor, Senhor, dignai-vos marchar no meio de nós: somos um povo de cabeça dura, mas perdoai nossas iniqüidades e nossos pecados, e aceitai-nos como propriedade vossa”. 28 Moisés ficou junto do Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. E o Senhor escreveu nas tábuas o texto da aliança, as dez palavras.
Palavra do Senhor.


Salmo - 102/103
O Senhor é indulgente, é favorável.
 
O Senhor realiza obras de justiça

e garante o direito aos oprimidos;

revelou os seus caminhos a Moisés

e, aos filhos de Israel, seus grandes feitos.
 
O Senhor é indulgente, é favorável,

é paciente, é bondoso e compassivo.

Não fica sempre repetindo as suas queixas

nem guarda eternamente o seu rancor.
 
Não nos trata como exigem nossas faltas

nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Quanto os seus por sobre a terra se elevam,

tanto é grande o seu amor aos que o temem.
 
Quanto dista o nascente do poente,

tanto afasta para longe os nossos crimes.

Como um pai se compadece de seus filhos,
o Senhor tem compaixão dos que o temem.
Imagem relacionada
Evangelho - Mateus 13,36-43
Aleluia, aleluia, aleluia.

A semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 36 Então despediu a multidão. Em seguida, entrou de novo na casa e seus discípulos agruparam-se ao redor dele para perguntar-lhe: "Explica-nos a parábola do joio no campo".
37 Jesus respondeu: "O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno. 39 O inimigo, que o semeia, é o demônio. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. 40 E assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo. 41 O Filho do Homem enviará seus anjos, que retirarão de seu Reino todos os escândalos e todos os que fazem o mal 42 e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. 43 Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Caríssimas e caríssimos. O Evangelho de hoje é claro como a luz do sol que nos ilumina em um dia de verão.
Jesus explicou tudo com palavras que todos nós podemos entender.
Respondendo à pergunta dos discípulos sobre a parábola do joio,
Jesus falou que o Filho de Deus é aquele que semeia a semente, ou seja, a palavra no mundo carente e sedento de paz, de justiça, sedento de Deus.
E neste mundo existem as boas sementes que são aqueles que acreditam em Deus e em seus mistérios, e portanto acatam, acolhem a mensagem de paz, a mensagem do Evangelho.
No entanto, este mundo também é povoado por aqueles que seguem o demônio, e portanto, são aqui representados pelo joio, erva daninha que prejudica o trigo, embora seja parecida com ele, como os maus se disfarçam de bons, e se misturam, se infiltram no meio de nós.
O inimigo, é aquele que semeia em nossas mentes toda maldade, toda falsidade, corrupção, inveja, traição, mentira, vingança, e muita violência.
Deus não interrompe a ação maligna do demônio no mundo. Mas nos dá todo o apoio necessário para nos livrar desse impostor.  E todo este apoio nós encontramos na Igreja de Jesus Cristo. Através da confissão, da Eucaristia, da santa missa, nós podemos nos aproximar de Deus por Jesus, e nos livramos das tentações do maligno.
E quando chegar o fim dos tempos, que Jesus comparou aqui com uma grande colheita, os anjos irão ceifar, cortar o trigo e o joio, separando-os. O joio para um lado e o trigo para outro.
Os maus, os injustos, os corruptos representados pelo joio, irão para o fogo eterno, enquanto que os justos, representados pelo trigo, brilharão como a luz do sol.
Isso tudo acontecerá no dia do julgamento final, no qual o Filho de Deus enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino TODOS OS QUE FAZEM OUTROS PECAR,  e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo.  Ali haverá muito sofrimento, um sofrimento que nunca termina. Ali haverá choro e ranger de dentes.
Enquanto os justos estarão na presença do Pai, na glória eterna.
No final desta maravilhosa homilia, Jesus disse: Quem tem ouvidos, ouça.
É claro que todos os presentes naquele dia, tinham dois ouvidos feitos para ouvir. Mas infelizmente, como acontece hoje conosco, nem todos estavam ouvindo Jesus. Nós também não ouvimos como deveríamos, a palavra de Deus. O padre fala, e muitos dos presentes na missa, estão distraídos, olhando a roupa da pessoa ao lado, a beleza da moça ou mesmo da mulher do nosso lado ou na nossa frente, pensando no que vamos fazer ao sair dali, pensando em nossos bens materiais, na pessoa amada, no filho, na filha, no pai, na esposa...
São muitas coisas que podem nos distrair naquele momento em que Deus fala conosco por meio da boca do seu enviado, do seu escolhido, o sacerdote em sua homilia dominical, e portanto, naquele instante de reflexão, NÃO TIVEMOS OUVIDOS PARA OUVIR.
Foi por isso que Jesus disse aquela frase. Ele estava vendo que todos tinham orelhas, tinham ouvidos. Porém, enquanto Deus Jesus estava percebendo que nem todos estavam concentrados nas suas palavras como deveria, como o fazemos nós diante do sermão do padre, que é a palavra da Salvação para nós.
 
 
 
 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: