quinta-feira, 31 de maio de 2018

Solenidade Corpus Christi - A Intituição da Eucaristia


 
Resultado de imagem para ultima ceia
1a Leitura - Êxodo 24,3-8
Leitura do livro do Êxodo.
24 3 Moisés veio referir ao povo todas as palavras do Senhor, e todas as suas leis; e o povo inteiro respondeu a uma voz: “Faremos tudo o que o Senhor disse.”
4 E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. No dia seguinte, de manhã, edificou um altar ao pé da montanha e levantou doze estelas para as doze tribos de Israel.
5 Enviou jovens dentre os israelitas, os quais ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor e imolaram touros em sacrifícios pacíficos.
6 Moisés tomou a metade do sangue para metê-lo em bacias, e derramou a outra metade sobre o altar.
7 Tomou o livro da aliança e o leu ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse e seremos obedientes.”
8 Moisés tomou o sangue para aspergir com ele o povo: “Eis, disse ele, o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, conforme tudo o que foi dito.”
Palavra do Senhor.


Salmo - 115/116
Elevo o cálice da minha salvação 
invocando o nome santo do Senhor. 

Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em favor?
Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do Senhor.

É sentida por demais pelo Senhor
a morte de seus santos, seus amigos.
Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
que nasceu de vossa serva;
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

Por isso oferto um sacrifício de louvor,
invocando o nome santo do Senhor.
Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido.

2a Leitura - Hebreus 9,11-15
Leitura da carta aos Hebreus.
9 11 Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo),
12 sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna.
13 Pois se o sangue de carneiros e de touros e a cinza de uma vaca, com que se aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos,
14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo?
15 Por isso ele é mediador do novo testamento. Pela sua morte expiou os pecados cometidos no decorrer do primeiro testamento, para que os eleitos recebam a herança eterna que lhes foi prometida.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Marcos 14,12-16.22-26
Aleluia, aleluia, aleluia. Eu sou o pão descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver! (Jo 6,51)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
14 12 No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava a Páscoa, perguntaram-lhe os discípulos: Onde queres que preparemos a refeição da Páscoa?
13 Ele enviou dois dos seus discípulos, dizendo: “Ide à cidade, e sair-vos-á ao encontro um homem, carregando um cântaro de água.
14 Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: Onde está a sala em que devo comer a Páscoa com os meus discípulos?’
15 E ele vos mostrará uma grande sala no andar superior, mobiliada e pronta. Fazei ali os preparativos.
16 Partiram os discípulos para a cidade e acharam tudo como Jesus lhes havia dito, e prepararam a Páscoa”.
22 Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”.
23 Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam.
24 E disse-lhes: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.
25 Em verdade vos digo: já não beberei do fruto da videira, até aquele dia em que o beberei de novo no Reino de Deus”.
26 Terminado o canto dos Salmos, saíram para o monte das Oliveiras.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A instituição da Eucaristia  pelo próprio Filho de Deus, cala a boca de muitos incrédulos que afirmam que a Hóstia é uma bolachinha branca, e que foi inventada pelos padres, ou pela Igreja.
A instituição da Eucaristia, foi um presente de Deus a nós. Através dela, podemos receber o corpo e o sangue de Cristo, que quis vir habitar em nós, para que tenhamos a nossa alma fortalecida, para vencer o egoísmo, a violência, o pecado e nos preparar para alcançar um dia a vida eterna.
Por isso, hoje, nós celebramos a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, celebramos a instituição de um importante sacramento, um grande mistério da nossa fé.

É Mistério, por que é inexplicável ao nosso entendimento, porém, é aceito pelos olhos da fé.
Pois se para Deus nada  é impossível, a presença de Cristo Jesus na Hóstia consagrada, é perfeitamente aceitável, para quem acredita.
Quando comungamos, realizamos uma profissão de fé. Fazemos uma confirmação da nossa crença na presença real de Jesus na Hóstia consagrada.

A Eucaristia é um memorial da morte e ressurreição de Cristo, é o sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo da caridade, banquete pascal, alimento da alma, e do nosso corpo, e que nos guarda para a vida eterna.
Será que alguém comunga duvidando que esteja recebendo o próprio Jesus sob as espécies de pão e de vinho?
A Eucaristia foi o jeito e o modo inventado por Deus na pessoa de Jesus, para ficar sempre conosco, para permanecer em nós
Só nos resta nos esforçarmos para sermos dignos de receber esta sublime refeição que nos alimenta, nos dá coragem e nos faz felizes, mesmo tendo de viver neste vale de lágrimas enfrentando de tudo o que vem por aí.
Quem recebe o corpo e o sangue de Cristo, está pronto para vencer todas as tentações, pronto para compartilhar a vida, a caridade, a pura amizade, e a santidade.

A Eucaristia foi  o maior presente que Deus nos deu. Se pensarmos o que significa Deus habitando em nós, não queremos mais outra vida!
Comungar o corpo e o sangue de Cristo é o melhor acontecimento que pode nos acontecer.

Viver com Cristo, e em Cristo é a melhor coisa!  Melhor que uma festa, melhor que um cargo de grande importância na sociedade, é  melhor mesmo do que qualquer soma de dinheiro, é melhor de que qualquer fortuna.
Infelizmente, alguns não pensam assim. Alguns acreditam que nada substitui a importância do dinheiro. Porém, quando a morte se aproxima, muitos desses apavorados com o destino de sua alma, e pelo chamado de Deus a conversão, se preocupam em buscar um sacerdote para uma conversão de última hora.
Que Deus tenha piedade de nós. Que Deus nos ajude a nos converter diariamente!
 
 

José Salviano.

Nenhum comentário: