segunda-feira, 14 de maio de 2018

Liturgia Diária - O Mandamento do amor

Resultado de imagem para Evangelho - João 15,9-17

1a Leitura - Atos 1,15-17.20-26
Leitura dos Atos dos apóstolos.
1 15 Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembléia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas, e disse:
16 “Irmãos, convinha que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus.
17 Ele era um dos nossos e teve parte no nosso ministério.
20 Pois está escrito no livro dos Salmos: ‘Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e ainda mais: Que outro receba o seu cargo’.
21 Convém que destes homens que têm estado em nossa companhia todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós,
22 a começar do batismo de João até o dia em que do nosso meio foi arrebatado, um deles se torne conosco testemunha de sua Ressurreição”.
23 Propuseram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias.
24 E oraram nestes termos: Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste
25 para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar.
26 Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 112/113
O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
Louvai, louvai, ó servos do Senhor,
louvai, louvai o nome do Senhor!
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e por toda a eternidade!

Do nascer do sol até o seu ocaso,
louvado seja o nome do Senhor!
O Senhor está acima das nações,
sua glória vai além dos altos céus.

Quem pode comparar-se ao nosso Deus,
ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono
e se inclina para olhar o céu e a terra?

Levanta da poeira o indigente
e do lixo ele retira o pobrezinho,
para faze-lo assentar-se com os nobres,
assentar-se com os nobres do seu povo.

Evangelho - João 15,9-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça (Jo 15,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 9 Disse Jesus: “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
11 Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
12 Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
17 O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.
Palavra da Salvação.
 
Notamos no mundo de hoje a grande dificuldade que encontramos para vivenciar o mandamento do amor. Por todo lado, e principalmente na mídia, o que vemos é só atos e atitudes de sarcasmo, de ironia, de ódio, e muita violência.  Poucos são aqueles que se compadecem do sofrimento alheio, poucos são os que se importam com a desgraça dos outros, e, o pior, são muitos o que se aproveitam da pobreza para se enriquecer.
No mandamento do amor, Jesus nos aconselha, nos ordena a amarmos uns aos outros, e Ele se coloca como exemplo, como modelo de vida santa, ao dizer-nos: “...como eu vos amei”.
Isso, meus irmãos e irmãs, porque Jesus é o nosso modelo de vida, nosso modelo de prática da fé, modelo que devemos copiar, que devemos seguir.
E Todos reconhecerão que sois meus discípulos se amar-vos uns aos outros.
Não precisa usar uma vestimenta especial, uma avental branco, uma camisa azul, uma medalha pendurada no pescoço, ou coisa desse tipo, para que todos percebam, ou reconheçam que somos cristãos, católicos, seguidores de Jesus Cristo.
BASTA AMARMOS UNS AOS OUTROS COMO JESUS NOS AMOU.
Pois nenhum visual especial nos faz ser cristãos autênticos diante dos demais. Mas sim, o que nos identifica como discípulos de Jesus, é O AMOR AO PRÓXIMO.
O amor irrestrito e incondicional ao nosso semelhante, é a ponte que nos liga a segunda parte da nossa existência, a vida eterna.
Quem vive no ódio, na prática da maldade, e da crueldade, na verdade, já está vivendo no inferno em vida. E depois da morte, com certeza vai continuar só que o sofrimento é aumentado. Agora é o fogo ardente.
Pois todo aquele e aquela que odiar o seu irmão é um homicida. A falta de amor, a ausência total de caridade faz da nossa vida um verdadeiro inferno, mesmo que tenhamos grande riqueza material.
O amor é sublime, o amor nos acalma, nos realiza, nos deixa serenos, conformados com os sofrimentos inevitáveis...
O amor fraterno nos aproxima de Deus e nos faz merecedores da salvação.
O amor fraterno, nos faz aquecer o ambiente em que convivemos, nos faz aquecer o  mundo. Pois o amor a Deus nos exige a prática do amor ao próximo. Desde um simples e sincero sorriso até uma grande ajuda.
Quem ama não é egoísta. Quem ama é parecido com o amor de mãe. Ela pensa mais no filho do que nela. Jesus deu sua vida por nós. Portanto, quem ama o próximo, pensa mais nele do que em si.
Para mostrar que somos amigos de Jesus, vamos fazer o que Ele nos mandou. Vamos amar uns aos outros como Ele nos amou.



José Salviano.

Nenhum comentário: