terça-feira, 15 de maio de 2018

Liturgia Diária - Pai, Glorifica o Teu Filho

Imagem relacionada
1a Leitura - Atos 20,17-27
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
20 17 Mas de Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.
18 Quando chegaram, e estando todos reunidos, disse-lhes: "Vós sabeis de que modo sempre me tenho comportado para convosco, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia.
19 Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que me sobrevieram pelas ciladas dos judeus.
20 Vós sabeis como não tenho negligenciado, como não tenho ocultado coisa alguma que vos podia ser útil. Preguei e vos instruí publicamente e dentro de vossas casas.
21 Preguei aos judeus e aos gentios a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus.
22 Agora, constrangido pelo Espírito, vou a Jerusalém, ignorando a que ali me espera.
23 Só sei que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me assegura que me esperam em Jerusalém cadeias e perseguições.
24 Mas nada disso temo, nem faço caso da minha vida, contanto que termine a minha carreira e o ministério da palavra que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho ao Evangelho da graça de Deus.
25 Sei agora que não tornareis a ver a minha face, todos vós, por entre os quais andei pregando o Reino de Deus.
26 Portanto, hoje eu protesto diante de vós que sou inocente do sangue de todos,
27 porque nada omiti no anúncio que vos fiz dos desígnios de Deus".
Palavra do Senhor.


Salmo - 67/68
Reinos da terra, cantai ao Senhor.
Derramastes lá do alto uma chuva generosa,
e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes;
e ali vosso rebanho encontrou sua morada;
com carinho preparastes essa terra para o pobre.

Bendito seja Deus, bendito seja cada dia
o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos!
Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador;
o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!


Evangelho - João 17,1-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 17 1 Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse: "Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti;
2 e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste.
3 Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste.
4 Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer.
5 Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado.
6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e deste-mos e guardaram a tua palavra.
7 Agora eles reconheceram que todas as coisas que me deste procedem de ti.
8 Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
9 Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10 Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado.
11 Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós".
Palavra da Salvação.
 
Reflexão
 
Em sua oração ao Pai, Jesus lhe pede pelos discípulos, dizendo, entre outras palavras:
Pai Santo, guarda-os em teu nome. O nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um.”
Como nós, a Trindade Santa, somos UM. Foi isso que Jesus quis dizer.
A Santíssima Trindade é uma comunidade formada por três pessoas: O Pai, o Filho, e o Espírito Santo.
Em nossas orações, não nos podemos esquecer dessa realidade, ou melhor, desse mistério da nossa fé.
Podemos afastar o demônio que vive atormentando uma pessoa, rezando ao Pai em nome de Jesus, e abençoando essa mesma pessoa em nome da Santíssima Trindade: Pai, Filho, e Espírito Santo.
Na hora da bênção, bem concentrado na Trindade, roguemos com fé: TRINDADE SANTA QUE SOIS UM SÓ DEUS, AFASTE O DEMÔNIO DO FULANO... EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
Façamos isso com a mão direita voltada para o lado onde se encontra essa tal pessoa.
Queridas irmãs, e queridos irmãos. Neste Evangelho, Jesus reza ao Pai pedindo pelos seus amigos e missionários discípulos. Também nós devemos rezar pelos nossos padres. Todos os dias. Em todas as nossas orações. Peçamos ao Pai por eles, para que consigam ser santos, devotos, estudiosos da palavra, e principalmente para sejam protegidos de todas as tentações do mundo atual. Para que eles continuem o seu trabalho, a sua missão, sem fraquejar na fé, sem  sentir o peso da solidão, e que seus sermões sejam bons, capazes de converter aos que os ouvem. Que em cada gesto, em cada movimento feitos em suas celebrações sejam capazes de nos converter, de nos aproximar do Pai, e de aumentar a pureza da nossa alma!
Esse é o começo da oração de Jesus ao Pai, que começa no capítulo 17 de João. Ela é cheia de amor e ternura da parte de Jesus. Com muito amor Ele intercede por toda a humanidade, Ele entrega todas as criaturas aos cuidados do Pai, fazendo assim, uma prestação de contas por todas as pessoas que o Pai lhe confiou, lhe entregou no cumprimento de sua missão na Terra.
Hoje Jesus pede a salvação para todos nós, a qual consiste em conhecer e obedecer ao Deus único e verdadeiro.
O filho que já era glorificado na Trindade Santa, agora pede que o Pai o glorifique diante dos homens, para que todos acreditem que Ele e o Pai são um, para que todos acreditem nas suas palavras e sejam salvos.
Agora é a sua vez. Feche os olhos, e faça uma forte oração por alguém que você sabe que está precisando de muita ajuda. Reze por essa pessoa, com muita fé. Depois a abençoe. Invocando com força a Trindade Santa!
 
 

José Salviano.

Nenhum comentário: