domingo, 13 de maio de 2018

7º Domingo da Páscoa - Ascensão do Senhor

 Imagem relacionada
1a Leitura - Atos 1,1-11
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1 1 Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus,
2 desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu).
3 E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus.
4 E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, "que ouvistes", disse ele, "da minha boca;
5 porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias".
6 Assim reunidos, eles o interrogavam: "Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?"
7 Respondeu-lhes ele: "Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,
8 mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo".
9 Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.
10 Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:
11 "Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu".
Palavra do Senhor.

Salmo - 46/47
Por entre aclamações, Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta!

Povos todos do universo, batei palmas,
gritai a Deus aclamações de alegria!
Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo,
o soberano que domina toda a terra.

Por entre aclamações, Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta.
Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,
salmodiai, ao som da harpa, ao nosso rei!

Porque Deus é o grande rei de toda a terra,
ao som da harpa acompanhai os seus louvores!
Deus reina sobre todas as nações,
está sentado no seu trono glorioso.

2a Leitura - Efésios 1,17-23
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, 1 17 "rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele;
18 que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos,
19 e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É o mesmo poder extraordinário que
20 ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu,
21 acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro.
22 E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja,
23 que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Marcos 16,15-20
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus (Mt 28,19s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

16 15 E disse-lhes Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”.
19 Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.
20 Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
Palavra da Salvação.
 
Nesta festa da Ascensão do Senhor celebramos o final da missão de Jesus que, após a Ressurreição, ficara aparecendo-se aos discípulos para instruí-los e confirmá-los na fé mostrando que continuava vivo e presente entre eles e na futura Igreja que iria continuar sua missão evangelizadora pelo mundo afora.
1ª leitura: Atos dos Apóstolos 1,1-11
Ao descrever a Ascensão do Senhor aos céus, Lucas usa um gênero literário, frequente na época, para mostrar a confirmação da parte do Pai de tudo o que Jesus disse e realizou, apesar do aparente fracasso da cruz. Com isto, o evangelista quer dar a entender que tudo o que aconteceu com Jesus estava dentro do Plano de Deus.
A “ascensão” do Senhor é um modo de falar do seu retorno para dentro do mistério da vida de Deus, de onde Ele voltará no fim dos tempos (“Esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o céu, virá do mesmo modo”). Isso, porém, não e motivo para ficarmos passivos (“Homens da Galiléia, por que vocês estão aí parados, olhando para o céu?”), mas para levar-nos a agir participando na missão de evangelizar, pois a vinda gloriosa de Jesus se realizará através do testemunho que dermos d'Ele.
Agora, trata-se de cumprir a missão de “serem as minhas testemunhas... até os extremos da terra”. Encerra-se o tempo de Jesus, começa o tempo da Igreja. Recebendo o mesmo Espírito que guiou toda a missão de Jesus (“o Espírito Santo descerá sobre vocês”), os apóstolos estarão preparados para testemunhar Jesus, continuando o que ele começou a fazer e ensinar. Essa é a tarefa apostólica de todos nós, cristãos, que fazemos parte da comunidade de Jesus. Através de nosso testemunho, Jesus ressuscitado continua presente e atuante dentro da história.
2ª leitura: Efésios 1,17-23
Neste trecho da carta aos Efésios, Paulo inclui uma oração de súplica pelos cristãos de Éfeso, uma confissão de fé em Jesus ressuscitado e exaltado como Senhor e uma definição da Igreja como sendo o Corpo Místico de Cristo.
São três temas importantes na teologia de Paulo. A necessidade de receber a luz do Espírito Santo para compreender o mistério de Deus e como é “grandioso poder com que ele age em favor de nós que acreditamos”. O poder do Pai, manifestado em Cristo, “quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu” e o fato de Jesus ser “Cabeça da Igreja” que é “o seu corpo” místico, de forma que todos os que fomos batizados e formamos a Igreja somos, com Cristo, uma unidade perfeita.
Pela fé, os cristãos são chamados a possuir uma sabedoria que supera qualquer outro conhecimento. Por isso, Paulo pede a Deus que nos “ilumine os olhos da mente”, para que sejamos capazes de perceber como Deus se manifestou em Jesus Cristo para vencer tudo aquilo que aprisiona a vida, e libertar a humanidade para uma esperança nova diante do futuro.
Evangelho: Marcos 16,15-20
O texto do evangelho que lemos nesta liturgia é um acréscimo ao Evangelho de Marcos através do qual os cristãos da primeira geração, provavelmente, quiseram completar o livro de Marcos com um resumo das aparições de Jesus e uma apresentação global da missão da Igreja. O texto, porém, conserva o pensamento de Marcos e sempre foi considerado como inspirado por Deus.
“E agora, o que faremos”?
Essa seria a pergunta dos discípulos quando viram Jesus desaparecer de sua frente. Levavam longo tempo convivendo com Ele, estavam marcados por sua personalidade extraordinária, era o líder indiscutível e o amigo verdadeiro sempre a tomar as decisões importantes. Com certeza achariam não ter tido tempo suficiente para aprender a viver sem Ele, mesmo depois daqueles 40 dias após a ressurreição.
Chegou, porém, a hora de enfrentar-se às próprias responsabilidades e vencer o medo à liberdade. É verdade que Ele tinha dito “eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28,29), mas, mesmo assim, agora teriam que se eles a tomar as decisões. Precisariam da luz e força do Espírito Santo para continuar a transmitir o Evangelho.
Palavra de Deus na vida
Sabemos que a palavra “Evangelho” significa “Boa notícia”. O Evangelho de Jesus é a grande notícia para todos. Sem ele, nossa vida não teria sentido, nem valor, nem intensidade. De tal forma isto é verdade que, sem Jesus e o Evangelho, certamente não seriamos os mesmos, não teríamos a mesma forma de agir, de relacionar-nos e de amar os irmãos... Esta é a Grande Notícia que precisa ser divulgada. É o desejo de Jesus: ”Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade”.
É como se o Evangelho se comunicasse por contagio. Jesus nos convida a sair de nós mesmos e olhar para o nosso mundo. A nossa missão é mostrar, com palavras e com a vida, o modelo que nos deixou de humanidade, de misericórdia, de capacidade de serviço, de solidariedade e, sobretudo, de coerência entre aquilo que anunciamos e o que realmente praticamos. Para consegui-lo, precisamos que o Espírito de Jesus nos acompanha e esteja sempre ao nosso lado para nos orientar.
A Ascensão do Senhor é o começo de um novo modo de presença de Jesus. Sua ausência física abre um tempo novo. É o tempo do testemunho para que a humanidade inteira experimente a salvação de Deus. Para isso, é preciso pregar o Evangelho a todos os povos, em todas as línguas, nas diversas culturas, para todas as pessoas, para todas as idades e para todos os públicos sem distinção.
Quando o Evangelho é proclamado na Missa, o sacerdote diz “Palavra da Salvação” porque é aquilo que o Senhor disse, o que Ele nos comunicou e nos deixou como herança. É o que o Senhor quer que captemos, interiorizemos e vivamos. Se esta é a tarefa que o Senhor nos confiou, não podemos decepcioná-lo. É uma missão sem limite de tempo nem de lugar. Ele começou e nós, seus seguidores, teremos de continuar. A missão de Jesus, recebida do Pai, é agora a nossa missão.
Acreditar ou não acreditar no Evangelho, já é responsabilidade dos ouvintes (“Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado”) de forma que, independentemente dos frutos conseguidos, o discípulo de Jesus que anuncia fielmente o Evangelho pode ter a certeza de ter cumprido a sua missão.





padre Ciriaco Madrigal

Nenhum comentário: