sábado, 5 de maio de 2018

Liturgia Diária - Se o mundo vos odeia

Resultado de imagem para Evangelho - João 15,18-21

1a Leitura - Atos 16,1-10
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
16 1 Chegou a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo, chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego,
2 que gozava de ótima reputação junto dos irmãos de Listra e de Icônio.
3 Paulo quis que ele fosse em sua companhia. Ao tomá-lo consigo, circuncidou-o, por causa dos judeus daqueles lugares, pois todos sabiam que o seu pai era grego.
4 Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
5 Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e cresciam em número dia a dia.
6 Atravessando em seguida a Frígia e a província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra de Deus na (província da) Ásia.
7 Ao chegarem aos confins da Mísia, tencionavam seguir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
8 Depois de haverem atravessado rapidamente a Mísia, desceram a Trôade.
9 De noite, Paulo teve uma visão: um macedônio, em pé, diante dele, lhe rogava: “Passa à Macedônia, e vem em nosso auxílio!”
10 Assim que teve essa visão, procuramos partir para a Macedônia, certos de que Deus nos chamava a pregar-lhes o Evangelho.
Palavra do Senhor.

Salmo - 99/100
Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel e eternamente!

Evangelho - João 15,18-21
Aleluia, aleluia, aleluia.
Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentando á direita de Deus Pai (Cl 3,1).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 18 Disse Jesus: “Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós.
19 Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa.
21 Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
Palavra da Salvação.

Jesus não enganou os apóstolos sobre a dureza da realidade da missão evangélica pelo mundo. Por mais de uma vez, Ele os alertou sobre o que poderia vir sobre eles.
Neste Evangelho, Jesus os avisa que: se o mundo vos odeia, sabeis que primeiro odiou a mim.
Porém, se fôssemos do mundo o mundo nos amaria. Se fizéssemos o jogo dos injustos, não seríamos sinais de contradição como o foi Jesus, e desse modo, não teríamos ninguém atrás de nós.
Isso acontece com aqueles que PREGAM UM EVANGELHO SEM A CRUZ, e portanto a força profética fica desfalecida. Quando fazemos um sermão água com açúcar, passando a mão nas cabeças dos poderosos, não denunciando a fome, a miséria, a falta de esgoto, de água, a precariedade do serviço médico-hospitalar, entre outros descasos com os menos favorecidos, o mundo não nos odeia.
E assim, ficaremos imunes de perseguições. Por outro lado, estamos traindo o projeto de Cristo, que deu a sua vida por nós.
Jesus disse que se guardaram a sua palavra, guardarão também a nossa. Portanto, meus amigos, não desanimemos! Vamos seguir em frente com a nossa missão de levar Cristo ao mundo! Mesmo que as correntes sejam contrárias, não tenhamos medo. Pois o poder, e a proteção de Deus não nos faltará.
Um bom cristão está sempre na contra mão de tudo aquilo que não promove a vida em abundância prometida por Jesus.
Um cristão autêntico é aquele que questiona os contra valores, as mentiras, e toda enganação, como por exemplo, as propagandas enganosas.
Não entendemos uma coisa. Se por um lado a automedicação é combatida pelos defensores das consultas médicas, por que existem tantos anúncios de remédios milagrosos, aqueles que resolvem tudo, que acabam com todas as nossas dores?
Isso não é automedicação?
Um sermão que não desperta o ódio do mundo, ou é muito brando, ou está corrompido, e nada agradável aos olhos de Jesus.
Jesus botou o dedo nas feridas. Ele não teve medo de tornar público tudo o que os líderes judaicos faziam às escondidas.
Os fariseus, tinham uma fé excessivamente prática, enquanto os doutores da Lei, tinham uma fé TEÓRICA.
Os fariseus excediam nas práticas externas da fé, mas por dentro, faltava muito para se atingir a verdadeira devoção, a verdadeira piedade.
Do mesmo modo, os doutores da Lei, eram aqueles do tipo que pensavam: façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço.
Que Deus Pai nos ajude a sermos cristãos autênticos, cristãos de verdade sem falsidades, sem hipocrisia, e sem medo de dizer a verdade! Que tenhamos a coragem de fazer tudo como Jesus fazia.
 
 

José Salviano.

Nenhum comentário: