sexta-feira, 11 de maio de 2018

Liturgia Diária - Jesus prepara os discípulos para a sua partida

 Resultado de imagem para Evangelho - João 16,20-23
1a Leitura - Atos 18,9-18
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

18 9 Numa noite, o Senhor disse a Paulo em visão: “Não temas! Fala e não te cales.
10 Porque eu estou contigo. Ninguém se aproximará de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade”.
11 Paulo deteve-se ali um ano e seis meses, ensinando a eles a palavra de Deus.
12 Sendo Galião procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus de comum acordo contra Paulo e levaram-no ao tribunal e disseram:
13 Este homem persuade os ouvintes a (adotar) um culto contrário à lei.
14 Paulo ia falar, mas Galião disse aos judeus: “Se fosse, na realidade, uma injustiça ou verdadeiro crime, seria razoável que vos atendesse.
15 Mas se são questões de doutrina, de nomes e da vossa lei, isso é lá convosco. Não quero ser juiz dessas coisas”.
16 E mandou-o sair do tribunal.
17 Então todos pegaram em Sóstenes, chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal, sem que Galião fizesse caso algum disso.
18 Paulo permaneceu ali (em Corinto) ainda algum tempo. Depois se despediu dos irmãos e navegou para a Síria e com ele Priscila e Áquila. Antes, porém, cortara o cabelo em Cêncris, porque terminara um voto.
Palavra do Senhor.

Salmo - 46/47
O Senhor é o grande rei de toda a terra.
Povos todos do universo, batei palmas,
gritai a Deus aclamações de alegria!
Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo,
o soberano que domina toda a terra.

Os povos sujeitou ao nosso jugo
e colocou muitas nações aos nossos pés.
Foi ele que escolheu a nossa herança,
a glória de Jacó, seu bem-amado.

Por entre aclamações Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta.
Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,
salmodiai, ao som da harpa, ao nosso rei!

Evangelho - João 16,20-23
Aleluia, aleluia, aleluia.
Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos para entrar em sua glória (Lc 24,46.26).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

16 20 Disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.
21 Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo.
22 Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria.
23 Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará”.
Palavra da Salvação.
 
Jesus está preparando os discípulos para a hora da sua partida dolorosa, ao mesmo tempo que anuncia a sua volta a vida, a sua ressurreição no terceiro dia.
Paira pois no ar um clima de grande tristeza com as palavras de Jesus, porém, tudo isso passará, quando todos testemunharem a sua ressurreição, e a alegria novamente acontecerá. Ele insiste em anunciar o Espírito Santo, o qual trará a alegria de volata aos seus queridos amigos.
Irmãs e irmãos. Vamos enfrentar os nossos sofrimentos na presença de Jesus. Vamos oferecer ao Pai as nossas dores, e tudo o mais que passamos nessa vida passageira, com a consciência que tudo isso um dia se passará, e teremos uma outra vida na glória eterna.
Você que neste momento se encontra muito triste por alguma tragédia que lhe aconteceu, alguma desventura, uma derrota, um grande prejuízo, ou pela morte de um dos seus entes queridos, pense em Deus! Pense que depois da tormenta, depois da tempestade, sempre virá a calma.
Entregue os seu sofrer ao Pai, pelo perdão dos seus pecados. Jamais se revolte contra Deus. O sofrimento é importante para quebrar a nossa arrogância, a nossa falta de fé.
Conheci uma pessoa da classe média que mesmo indo á missa com a família, mesmo sendo  honesta e trabalhadora, sempre deixava transparecer, a sua incredulidade. Passou-se o tempo, morreram seus pais, ficou muito difícil administrar a empresa, seu cunhado roubou-lhe uma grande soma de dinheiro e fugiu para outro país.
Então, aquela pessoa que sempre viveu na fartura, nunca lhe faltou nada, agora está vivendo com um mínimo de renda, ou seja, apenas com a sua aposentadoria. Não conseguiu vender as propriedades, e essas  lhe deram muitas despesas. Foi uma situação muito complicada, com repercussão no Imposto de Renda, e outras complicações mais.
Resultado. Depressão, angústia, e muita vergonha dos amigos, por estar em tal situação complicada.
Mais o melhor de tudo isso, é que essa pessoa está se voltando para Deus. Está buscando a solução em Deus, e isso nada mais é, do que uma conversão que está acontecendo para uma alma que sempre viveu no orgulho, e da auto suficiência.
Jesus é a nossa melhor solução. Ele é o nosso melhor remédio, o nosso melhor conselheiro, o nosso médico, aquele que nos perdoa, nos acolhe nos momentos de desespero.
Por isso, concluímos que o sofrimento na maioria das vezes é um mal necessário. Através dele, nós caímos na realidade do que somos. Seres mortais, imperfeitos e fracos. E assim, buscamos a nossa saída na força de Deus Pai, que nos recebe de braços abertos.
 

José Salviano.

Nenhum comentário: