sexta-feira, 4 de maio de 2018

Liturgia Diária - Por que somos odiados pelo mundo?



Resultado de imagem para jesus e discípulos
 

1a Leitura - Atos 15,22-31
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
15 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a comunidade escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé: Judas, que tinha o sobrenome de Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos.
23 Por seu intermédio enviaram a seguinte carta: "Os apóstolos e os anciãos aos irmãos de origem pagã, em Antioquia, na Síria e Cilícia, saúde!
24 Temos ouvido que alguns dentre nós vos têm perturbado com palavras, transtornando os vossos espíritos, sem lhes termos dado semelhante incumbência.
25 Assim nós nos reunimos e decidimos escolher delegados e enviá-los a vós, com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 homens que têm exposto suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas que de viva voz vos exporão as mesmas coisas.
28 Com efeito, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor outro peso além do seguinte indispensável:
29 que vos abstenhais das carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da impureza. Dessas coisas fareis bem de vos guardar conscienciosamente. Adeus!”
30 Tendo-se despedido, a delegação dirigiu-se a Antioquia. Ali reuniram a assembléia e entregaram a carta.
31 À sua leitura, todos se alegraram com o estímulo que ela trazia.
Palavra do Senhor.

Salmo - 56/57
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.
Meu coração está pronto, meu Deus,
está pronto o meu coração!
Vou cantar e tocar para vós:
desperta, minha alma, desperta!
Despertem a harpa e a lira,
e irei acordar a aurora!

Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos,
dar-vos graças por entre as nações!
Vosso amor é mais alto que os céus,
mais que as nuvens a vossa verdade!
Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus,
vossa glória refulja na terra!


Evangelho - João 15,12-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 12 Disse Jesus: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
17 O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.
Palavra da Salvação.
 
Neste Evangelho Jesus nos exorta a não estranhar nem nos admirar quando formos perseguidos por procurar viver uma vida honesta e fiel a Deus, vivenciando o Evangelho. Ele mesmo nos explica: “Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence... Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia!” O mundo tem uma mentalidade contrária a tudo quanto Jesus no ensina e nós nunca seremos bem acolhidos no mundo se não agirmos como ele prega. Quem não aceita a Jesus vive na ignorância e não conhece o amor perfeito do Pai. Se queremos seguir a Jesus e somos seus servos, então, também seremos perseguidos. Portanto, precisamos ter bem em mente que nunca seremos amados pelo mundo e não experimentaremos a sua paz, pois, ele anda na contramão dos ensinamentos de Jesus. Mesmo sabendo disso, muitas vezes também esperamos receber muito do mundo, consequentemente temos que nos contentar apenas com migalhas, quando somos bem-sucedidos nas coisas daqui que logo passam. Às vezes, também, não admitimos a existência da luta, da conquista, da perseguição achando que, se somos de Deus Ele tem a obrigação de tirar todos os obstáculos da nossa frente. No entanto, Deus nunca irá nos mostrar o caminho completo. Ele guia os nossos passos na medida em que enfrentamos os obstáculos. Por isso, Jesus mesmo nos avisou: “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós”. Nós estamos no mundo, porém não pertencemos a ele, assim sendo, nunca poderemos nos amoldar a ele.  – Você entende o que é não ter parte com o mundo? – Você realmente pensa diferentemente do mundo?   – O que você tem esperado da sua vida: acomodação, sucesso, vida mansa, tudo dentro dos conformes? – Você quer ser discípulo (a) de Jesus?   – O que você tem sofrido em Nome de Jesus? 
  




Helena Serpa

Nenhum comentário: