quarta-feira, 23 de maio de 2018

Grandes e pequenos

                   Uma das maiores sur­presas que encontra­remos, depois da mor­te, será a maneira com que Deus fará a avaliação das pessoas. Veremos homens e mu­lheres, grandes na terra, serem reduzidos a dimensões insigni­ficantes, enquanto outros, anô­nimos e desprezados durante a vida, serem colocados nos pri­meiros lugares.

                    Um biblista italiano, pe. Bru­no Maggioni, imagina o julga­mento, no fim dos tempos, de uma forma muito bem humora­da. Ele imagina os maus, trans­formados em enormes bexigas, sendo chamados a subir num palco à frente da multidão dos bons. Enquanto isso, um anjo es­tará lendo publicamente as cul­pas de cada pecador. Em segui­da, o anjo irá convidar um dos bons, arriado de alfinete, para estourar a bexiga em meio às ri­sadas e zombarias dos bons.
                    Mas, porque para muitos de nos, cristãos, (e também para adeptos de religiões como o bu­dismo, o islamismo, o hinduís­mo) isso causará grande surpre­sa? 

                      Porque não soubemos olhar com simplicidade a cena do Na­tal: o Infinito que se faz peque­no e excluído.
                    
               Veja o que acontece dentro da própria Igreja, depois de 2000 anos de cristianismo: a corrida a cargos e a títulos (de bispo, de cardeal, de su­perior ou superiora, de monsenhor...): a procura dos lu­gares melhores e de prestigio (as paróquias “boas”, ou seja, ricas: a presidência dos conselhos e das equipes pastorais...): o exercício do po­der (“eu sou o bispo. o pároco : a inamovibilidade nos cargos (através de abaixo-assinados promovidos pelos próprios titulares, quando convidados a se mudarem: leigos “barões”, do­nos das pastorais, que não abrem nenhum espaço a pesso­as novas...).
                       É muito deprimente assistir a este espetáculo que testemunha a presença do espírito do mundo dentro da Igreja. 
                   Enquanto isso, no outro lado do portão, o peque­no é explorado e esmagado e Cristo, no Natal, deve de novo nascer fora da cidade (e fora da própria Igreja).Na Páscoa Ressuscitar apenas por uma recordação de fim de quaresma. De nada adianta promover ceias para os pobres e doar-lhes cestas básicas uma vez por ano, quando não sabemos nem queremos inclui-los nas co­munidades, porque nossa manei­ra de pensar e de viver estão lon­ge da mensagem do Pequeno que nasceu ao relento, em Belém.
                       Paulo VI declarou energicamente, na Evangelii Nuntiandi que “a Igreja, que é evaneeliza­dora, deve, em primeiro lugar, evangelizar-se a si mesma (15). 
                      Na Quaresma, a Missão nos desafia a verificar olhando para dentro de nós mesmos e não para os outros nossos cri­térios de vida, para descobrir o que é grande e o que é pequeno para nós.
                      É muito significativo que foi Francisco de Assis, o pobre radical, a “inventar” o presépio para nos convidar a contemplar e a meditar sobre a pobreza e a pequenez do Menino Jesus.
                           É muito significativo o testamento de dona pobreza para são Francisco e vivermos nesta quaresma . Assim, a pobreza é lugar de encontro,  ao mesmo tempo que opção social.



Nenhum comentário: