terça-feira, 13 de outubro de 2015

LITURGIA DIÁRIA - A PALAVRA DE DEUS PURIFICA O CORAÇÃO.

Leitura (Romanos 1,16-25)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos. 1 16 Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois ao grego. 17 Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. 18 A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. 19 Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência. 20 Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar. 21 Porque, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato. 22 Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos. 23 Mudaram a majestade de Deus incorruptível em representações e figuras de homem corruptível, de aves, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos. 25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 18/19A

Os céus proclamam a glória do Senhor!

Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite esta mensagem,
a noite à noite publica esta notícia.

Não são discursos nem fases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se Espanha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.
 
  
 

Evangelho (Lucas 11,37-41)

Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 11 37 Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. 38 Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer. 39 Disse-lhe o Senhor: "Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade! 40 Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo? 41 Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas".
Palavra da Salvação.


Tudo o que fizermos com o intuito de aparecer para impressionar às outras pessoas, mesmo as nossas boas ações, se constitui em hipocrisia ou falsidade. Por isso, neste Evangelho Jesus nos ensina a ter coerência nas nossas atitudes e a agir conforme o que há no interior do nosso coração e não somente de fachada. Jesus se dirigia aos fariseus que lavavam as mãos antes das refeições para se purificarem, entretanto, tinham o coração cheio de maldade. O ensinamento de Jesus vale para nós também quando os nossos gestos exteriores, não condizem com o que temos guardado dentro de nós. Às vezes, até o nosso ajoelhar ou nos prostrar diante de Deus, ou mesmo, um abraço ou um aperto de mão que dermos ao irmão, poderão não ter sentido se o nosso coração estiver cheio de rancor, de despeito ou de inveja.  “Aquele que fez o exterior é o mesmo que fez o interior”, disse-nos Jesus, portanto,  Deus nos conhece por inteiro e sabe bem das nossas intenções. Fazer somente para agradar, para cumprir as regras, é insensatez.   Mais valor do que as regras que vivemos, terá a esmola que, por amor a  Deus, oferecermos ao nosso próximo. Assim também Jesus afirmou: “daí esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós!” Deste modo, precisamos refletir e avaliar como é que   estamos vivendo o nosso dia a dia, nas palavras, gestos e ações. A Palavra de Deus purifica o nosso coração e retira a impureza da nossa mentalidade. Cumprindo com os Seus ensinamentos, com certeza, nós agiremos de acordo com o pensamento de Deus em atitudes coerentes com a graça que recebemos. Aí, então estaremos sendo justos diante do Pai. – Você costuma fazer alguma coisa para chamar a atenção? – O que você faz é o que o seu coração aponta? – Você costuma observar as ações dos outros para depois fazer  julgamentos e comentários?  - Como é a sua atitude diante de alguém que estende a mão e lhe pede alguma coisa? – Qual é o sentido da esmola na sua vida?  





Helena Serpa

Nenhum comentário: