As leituras do 27º domingo do tempo comum apresentam, como tema
principal, o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher: formar uma
comunidade de amor, estável e indissolúvel, que os ajude mutuamente a
realizarem-se e a serem felizes. Esse amor, feito doação e entrega, será para o
mundo um reflexo do amor de Deus.
A primeira leitura diz-nos que Deus criou o homem e a mulher para se
completarem, para se ajudarem, para se amarem. Unidos pelo amor, o homem e a
mulher formarão “uma só carne”. Ser “uma só carne” implica viverem em comunhão
total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com o outro,
unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo.
No Evangelho, Jesus, confrontado com a Lei judaica do divórcio, reafirma
o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher: eles foram chamados a
formar uma comunidade estável e indissolúvel de amor, de partilha e de doação.
A separação não está prevista no projeto ideal de Deus, pois Deus não considera
um amor que não seja total e duradouro. Só o amor eterno, expresso num
compromisso indissolúvel, respeita o projeto primordial de Deus para o homem e para
a mulher.
A segunda leitura lembra-nos a “qualidade” do amor de Deus pelos homens…
Deus amou de tal forma os homens que enviou ao mundo o seu Filho único “em
proveito de todos”. Jesus, o Filho, solidarizou-Se com os homens, partilhou a
debilidade dos homens e, cumprindo o projeto do Pai, aceitou morrer na cruz
para dizer aos homens que a vida verdadeira está no amor que se dá até às
últimas consequências. Ligando o texto da Carta aos Hebreus com o tema
principal da liturgia deste domingo, podemos dizer que o casal cristão deve
testemunhar, com a sua doação sem limites e com a sua entrega total, o amor de
Deus pela humanidade.
1ª leitura: Gn. 2,18-24 - AMBIENTE
O texto de Gn. 2,4b-3,24 – conhecido como relato jahwista da criação –
é, de acordo com a maioria dos comentadores, um texto do séc. X a.C., que deve
ter aparecido em Judá na época do rei Salomão. Apresenta-se num estilo
exuberante, colorido, pitoresco. Parece ser obra de um catequista popular, que
ensina recorrendo a imagens sugestivas, coloridas e fortes. Não podemos, de
forma nenhuma, ver neste texto uma reportagem jornalística de acontecimentos
passados na aurora da humanidade. A finalidade do autor não é científica ou
histórica, mas teológica: mais do que ensinar como o mundo e o homem apareceram,
ele quer dizer-nos que na origem da vida e do homem está Jahwéh. Trata-se,
portanto, de uma página de catequese e não de um tratado destinado a explicar
cientificamente as origens do mundo e da vida.
Para apresentar essa catequese aos homens do séc. X a.C., os teólogos
jahwistas utilizaram elementos simbólicos e literários das cosmogonias
mesopotâmicas (por exemplo, a formação do homem “do pó da terra” é um elemento
que aparece sempre nos mitos de origem mesopotâmicos); no entanto,
transformaram e adaptaram os símbolos retirados das narrações lendárias de
outros povos, dando-lhes um novo enquadramento, uma nova interpretação e
pondo-os ao serviço da catequese e da fé de Israel. Ou seja: a linguagem e a
apresentação literária das narrações bíblicas da criação apresentam paralelos
significativos com os mitos de origem dos povos da zona do Crescente Fértil;
mas as conclusões teológicas – sobretudo o ensinamento sobre Deus e sobre o
lugar que o homem ocupa no projeto de Deus – são muito diferentes.
O texto que nos é hoje proposto como primeira leitura situa-nos no
“jardim do Éden”, um espaço ideal onde Deus colocou o homem que criou, um
ambiente de felicidade material onde todas as exigências da vida humana estavam
satisfeitas. É um lugar de água abundante e com muitas árvores (para quem
sentia pesar sobre si a ameaça do deserto árido, o idéia de felicidade seria um
lugar com muita água, um clima de frescura, um ambiente de árvores e de verdura
abundante). O homem tinha, então, tudo para ser feliz? Ainda não. Na
perspectiva do catequista jahwista, o homem não estava plenamente realizado,
pois faltava-lhe alguém com quem compartilhar a vida e a felicidade. O homem
não foi criado para viver sozinho, mas para viver em relação. É esse problema
que Deus, com solicitude e amor, vai resolver…
MENSAGEM
Depois de criar o homem e de o colocar no “jardim” da felicidade, Deus
constatou a solidão do homem e quis dar-lhe solução. Como?
Num primeiro momento, Deus fez desfilar diante do homem “todos os
animais do campo e todas as aves do céu”, a fim de que o homem os chamasse
“pelos seus nomes” (v. 19). Segundo as idéias vigentes no Médio Oriente antigo,
o fato de “dar um nome” era, antes de mais, um ato de domínio e de posse. Por
outro lado, o fato de Deus ter trazido os animais para que o homem lhes desse
um nome era, na perspectiva do catequista jahwista, o reconhecimento por parte
de Deus da autonomia do homem e a associação do homem à obra criadora e
ordenadora de Deus. A autoridade sobre os outros seres criados e a associação
do homem à obra criadora de Deus responderá ao desejo de felicidade completa
que o homem sente e resolverá o problema da sua solidão? Não. O homem não
encontrou, nesse mundo animal que Deus lhe confiou, “uma auxiliar semelhante a
ele” (v. 20). Por muito rico e desafiador que fosse esse mundo novo que lhe foi
apresentado, o homem não encontrou aí a ajuda e o complemento que esperava.
Para que o homem se realize completamente, Deus vai intervir de novo.
A nova ação de Deus começa com um “sono profundo” do homem. Depois,
Deus, atuando como um hábil cirurgião, tirou parte do corpo do homem (o texto
fala da “zela'“, que se tem traduzido como “costela”; contudo, a palavra pode
significar “lado” ou “costado”) e com ela fez a mulher (vs. 21-22). Porquê o
“sono profundo” do homem”? Porque, de acordo com a concepção do autor jahwista,
criar era segredo de Deus e o homem não podia testemunhar esse momento solene e
misterioso; restava-lhe admirar a criação de Deus e adorá-l’O pelas suas obras
admiráveis… Depois de ter “construído” a mulher, Jahwéh acompanha-a à presença
do homem. A mulher é aqui apresentada como uma noiva conduzida à presença do
noivo e Deus como o “padrinho” desse noivado. O homem, desperto do “sono
profundo”, acolhe a mulher com um grito de alegria e reconhece-a como a
companhia que lhe fazia falta, o seu complemento, o seu outro eu: “Esta é
realmente osso dos meus ossos e carne da minha carne” (v. 23a). O homem (v.
23b) dá à sua companheira o nome de “mulher” (em hebraico: 'ishah) porque foi
tirada do homem (em hebraico: 'ish). A proximidade das duas palavras sugere a
proximidade entre o homem e a mulher, a sua igualdade fundamental em dignidade,
a sua complementaridade, o seu parentesco.
O nosso texto termina com um comentário que não é de Deus, nem do homem,
nem da mulher, mas do catequista jahwista: “por isso, o homem deixará pai e mãe
para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne” (v. 24). Este comentário
pretende ser a resposta a uma questão bem concreta: de onde vem essa força
poderosa que é o amor e que é mais forte do que o vínculo que nos liga aos
próprios pais? Para o catequista jahwista, o amor vem de Deus, que fez o homem
e a mulher de uma só carne; por isso, homem e mulher buscam essa unidade e
estão destinados, fatalmente, a viver em comunhão um com o outro.
ATUALIZAÇÃO
• “Não é bom que o homem esteja só”. Estas palavras, postas pelo
autor jahwista na boca de Deus, sugerem que a realização plena do homem
acontece na relação e não na solidão. O homem que vive fechado em si próprio,
que escolhe percorrer caminhos de egoísmo e de auto-suficiência, que recusa o
diálogo e a comunhão com aqueles que caminham a seu lado, que tem o coração
fechado ao amor e à partilha, é um homem profundamente infeliz, que nunca
conhecerá a felicidade plena. Por vezes a preocupação com o dinheiro, com a
realização profissional, com o estatuto social, com o êxito levam os homens a
prescindir do amor, a renunciar à família, a não ter tempo para os amigos… E um
dia, depois de terem acumulado muito dinheiro ou de terem chegado à presidência
da empresa, constatam que estão sozinhos e que a sua vida é estéril e vazia. A
Palavra de Deus que nos é hoje proposta deixa um aviso claro: a vocação do
homem é o amor; a solidão, mesmo quando compensada pela abundância de bens
materiais, é um caminho de infelicidade.
• Por vezes, certos círculos religiosos mais fechados desvalorizam
o amor humano, consideram o casamento como um estado inferior de realização da
vocação cristã e vêem na sexualidade algo de pecaminoso. Não é esta a
perspectiva que a Palavra de Deus nos apresenta… No nosso texto, o amor aparece
como algo que está, desde sempre, inscrito no projeto de Deus e que é querido por
Deus. Deus criou o homem e a mulher para se ajudarem mutuamente e para
partilharem, no amor, as suas vidas. É no amor e não na solidão que o homem
encontra a sua realização plena e o sentido para a sua existência.
• Homem e mulher são, de acordo com o nosso texto, iguais em
dignidade. Eles são “da mesma carne”, em igualdade de ser, partícipes do mesmo
destino; completam-se um ao outro e ajudam-se mutuamente a atingir a
realização. São, portanto, iguais em dignidade. Esta realidade exige que homem
e mulher se respeitem absolutamente um ao outro; e exclui, naturalmente,
qualquer atitude que signifique dominação, escravidão, prepotência, uso egoísta
do outro.
2ª leitura: Hb. 2,9-11 - AMBIENTE
A carta aos Hebreus é um sermão de um autor cristão anônimo, provavelmente
elaborado nos anos que antecederam a destruição do Templo de Jerusalém (ano
70). Destina-se a comunidades cristãs não identificadas (o título “aos hebreus”
foi-lhe colado posteriormente e provém das múltiplas referências ao Antigo
Testamento e ao ritual dos “sacrifícios” que a obra apresenta). Trata-se, em
qualquer caso, de comunidades cristãs em situação difícil, expostas a
perseguições e que vivem num ambiente hostil à fé… Os membros dessas
comunidades perderam já o fervor inicial pelo Evangelho, deixaram-se contaminar
pelo desânimo e começam a ceder à sedução de certas doutrinas não muito
coerentes com a fé recebida dos apóstolos… O objetivo do autor deste “discurso”
é estimular a vivência do compromisso cristão e levar os crentes a crescer na fé.
A Carta aos Hebreus apresenta – recorrendo à linguagem da teologia
judaica – o mistério de Cristo, o sacerdote por excelência – através de quem os
homens têm acesso livre a Deus e são inseridos na comunhão real e definitiva
com Deus. O autor aproveita, na sequência, para refletir nas implicações desse
fato: postos em relação com o Pai por Cristo/sacerdote, os crentes são
inseridos nesse Povo sacerdotal que é a comunidade cristã e devem fazer da sua
vida um contínuo sacrifício de louvor, de entrega e de amor. Desta forma, o
autor oferece aos cristãos um aprofundamento e uma ampliação da fé primitiva,
capaz de revitalizar a sua experiência de fé, enfraquecida pela acomodação e
pela perseguição.
O texto que nos é proposto está incluído na primeira parte da Carta (cf.
Hb. 1,5-2,18). Aí, o autor recolhe e repete aquilo que a catequese primitiva
afirmava sobre o mistério de Cristo: a sua encarnação, a sua paixão e morte, a
sua glorificação pela ressurreição. Ao longo destes dois capítulos, o autor vai
afirmando a superioridade de Jesus em relação a todas as criaturas,
nomeadamente em relação aos anjos.
MENSAGEM
Jesus aceitou despojar-se das suas prerrogativas divinas e fazer-se “por
um pouco, inferior aos anjos” a fim de que, pelo dom da sua vida até à morte,
se cumprisse o projeto salvador do Pai para os homens (v. 9).
Depois desta afirmação de princípio, o autor da Carta aos Hebreus vai
aprofundar a sua reflexão e explicar porque é que Jesus teve que passar pela
humilhação da cruz (a explicação é bem mais longa do que a leitura que nos é
proposta e vai do versículo 10 ao versículo 18).
A questão da paixão e morte de Cristo era uma “conveniência” do projeto
de salvação que Deus tinha para o homem (“convinha” – v. 10). O que é que isso
significa? O objetivo de Deus é que o homem cresça até chegar à vida plena.
Ora, para fazer com que a humanidade atinja esse fim, Deus deu-lhe um guia –
Jesus Cristo. Ele devia mostrar, com a sua vida e o seu exemplo, que se chega à
plenitude da vida cumprindo integralmente a vontade do Pai e fazendo da
existência um dom de amor aos irmãos. A cruz foi a expressão máxima e total
dessa vida de entrega aos desígnios de Deus e de doação aos irmãos. Morrendo
por amor, Jesus ensinou aos homens como é que eles devem viver, qual o caminho
que eles devem percorrer, a fim de chegarem à plenitude da vida, à felicidade
sem fim; morrendo por amor e ressuscitando logo a seguir para a vida plena,
Jesus libertou os homens do medo paralisante da morte e mostrou-lhes que a
morte não é o fim da linha para quem vive na entrega a Deus e na doação aos
irmãos.
Ao assumir a natureza humana, ao fazer-Se solidário com os homens, ao
fazer-Se irmão dos homens, Cristo (Aquele que santifica) inseriu os homens (os
que são santificados) na órbita de Deus e mostrou-lhes o caminho a seguir para
integrar a família de Deus (v. 11).
ATUALIZAÇÃO
• A encarnação, paixão e morte de Jesus atestam, antes de mais, o
incrível amor de Deus pelos homens. É o amor de alguém que enviou o próprio
Filho para fazer da sua vida um dom, até à morte na cruz, a fim de mostrar aos
homens o caminho da vida plena e definitiva. Trata-se de uma realidade que a
Palavra de Deus nos recorda cada domingo; e trata-se de uma realidade que não
deve cessar de nos espantar e de nos levar à gratidão e ao amor.
• A atitude de aceitação incondicional do projeto do Pai assumida
por Cristo contrasta com o egoísmo e a auto-suficiência de Adão face às
propostas de Deus. A obediência de Cristo trouxe vida plena ao homem; a
desobediência de Adão trouxe sofrimento e morte à humanidade. O exemplo de
Cristo convida-nos a viver na escuta atenta e na obediência radical às
propostas de Deus: esse caminho é gerador de vida verdadeira. Quando o homem
prescinde de Deus e das suas propostas e decide que é ele quem define o caminho
a seguir, fatalmente resvala para projetos de ambição, de orgulho, de
injustiça, de morte; quando o homem escuta e acolhe os desafios de Deus,
aprende a amar, a partilhar, a servir, a perdoar e torna-se uma fonte de bênção
para todos aqueles que caminham ao seu lado.
• Jesus fez-Se homem, enfrentou a condição de debilidade dos homens
e morreu na cruz. No entanto, a sua glorificação mostrou que a morte não é o
final do caminho para quem faz da vida uma escuta atenta dos planos de Deus e
uma doação de amor aos irmãos. Dessa forma, Ele libertou os homens do medo da
morte. Agora, podemos enfrentar a injustiça, a opressão, as forças do mal que
oprimem os homens, sem medo de morrer: sabemos que quem vive como Jesus não
fica prisioneiro da morte, mas está destinado à vida verdadeira e eterna.
Evangelho: Mc. 10,2-16 - AMBIENTE
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 10 2 chegaram os fariseus e perguntaram a Jesus, para o pôr à prova, se era permitido ao homem repudiar sua mulher.
3 Ele respondeu-lhes: "Que vos ordenou Moisés?"
4 Eles responderam: "Moisés permitiu escrever carta de divórcio e despedir a mulher."
5 Continuou Jesus: "Foi devido à dureza do vosso coração que ele vos deu essa lei;
6 mas, no princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.
7 Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher;
8 e os dois não serão senão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne.
9 Não separe, pois, o homem o que Deus uniu."
10 Em casa, os discípulos fizeram-lhe perguntas sobre o mesmo assunto.
11 E ele disse-lhes: "Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira.
12 E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério."
13 Apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam.
14 Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes:
"Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de
Deus é daqueles que se lhes assemelham.
15 Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará."
16 Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos.
Palavra da Salvação.
Palavra da Salvação.
Despedindo-se definitivamente da Galileia, Jesus continua o seu caminho
para Jerusalém, ao encontro do seu destino final. O episódio de hoje situa-nos
“na região da Judéia, para além do Jordão” (v. 1) – isto é, no território
transjordânico da Pereia, território governado por Herodes Antipas, o mesmo que
havia assassinado João Batista quando este o criticou por haver abandonado a
sua esposa legítima. Aí, Jesus volta a confrontar-Se com as multidões e a
dirigir-lhes os seus ensinamentos. Os discípulos, contudo, continuam a rodear
Jesus e a beneficiar de uma instrução especial.
Entram de novo em cena os fariseus, não para escutar as suas propostas,
mas para O experimentar e para Lhe apanhar uma declaração comprometedora. São
esses fanáticos da Lei que vão proporcionar a Jesus a oportunidade de Se
pronunciar sobre uma questão delicada e comprometedora: o matrimônio e o
divórcio.
Tratava-se, na realidade, de uma questão “quente” e não totalmente consensual
nas discussões dos “mestres” de Israel. A Lei de Israel permitia o divórcio
(“quando um homem tomar uma mulher e a desposar, se depois ela deixar de lhe
agradar, por ter descoberto nela algo de inconveniente, escrever-lhe-á um
documento de divórcio, entregar-lho-á em mão e despedi-la-á de sua casa” Dt.
24,1); mas não era totalmente clara acerca das razões que poderiam fundamentar
a rejeição da mulher pelo marido. Na época de Jesus, as duas grandes escolas
teológicas do tempo divergiam na interpretação da Lei do divórcio. A escola de
Hillel ensinava que qualquer motivo, mesmo o mais fútil (porque a esposa
cozinhava mal ou porque o marido gostava mais de outra), servia para o homem
despedir a mulher; a escola de Shammai, mais rigorosa, defendia que só uma
razão muito grave (o adultério ou a má conduta da mulher) dava ao marido o
direito de repudiar a sua esposa. A mulher, por sua vez, era autorizada a obter
o divórcio em tribunal somente no caso de o marido estar afetado pela lepra ou
exercer um ofício repugnante.
É nesta discussão de contornos pouco claros que os fariseus procuram
envolver Jesus. Uma resposta negativa por parte de Jesus seria, certamente,
interpretada como uma condenação do matrimônio de Herodes Antipas com
Herodíades, a sua cunhada. A pergunta dos fariseus insere-se, provavelmente, na
tentativa de encontrar razões para eliminar Jesus.
MENSAGEM
Diante da questão posta pelos fariseus (“pode um homem repudiar a sua
mulher?” v. 2) Jesus começa por recordar-lhes o estado da questão na perspectiva
da Lei (“que vos ordenou Moisés?” v. 3)
Tal não significa, contudo, que Jesus Se identifique com o
posicionamento da Lei a propósito da questão do divórcio.
Efetivamente, a Lei permite o divórcio (“Moisés permitiu que se passasse
um certificado de divórcio para se repudiar a mulher” v. 4); contudo, essa
condescendência da Lei não resulta do projeto de Deus para o homem e para a
mulher, mas é o resultado da “dureza do coração” dos homens. As prescrições de
Moisés não definem o quadro ideal do amor do homem e da mulher, mas apenas
regulam o compromisso matrimonial, tendo em conta a mediocridade humana.
Em contraste com a permissividade da Lei, Jesus vai apresentar o projeto
primordial de Deus para o amor do homem e da mulher. Citando livremente Gn.
1,27 e Gn. 2,24, Jesus explica que, no projeto original de Deus, o homem e a
mulher foram criados um para o outro, para se completarem, para se ajudarem,
para se amarem. Unidos pelo amor, o homem e a mulher formarão “uma só carne”.
Ser “uma só carne” implica viverem em comunhão total um com o outro, dando-se
um ao outro, partilhando a vida um com o outro, unidos por um amor que é mais
forte do que qualquer outro vínculo. A separação será sempre o fracasso do
amor; não está prevista no projeto ideal de Deus, pois Deus não considera um
amor que não seja total e duradouro. Só o amor eterno, expresso num compromisso
indissolúvel, respeita o projeto primordial de Deus para o homem e para a
mulher.
A perspectiva de Jesus acerca da questão é a seguinte: nessa nova realidade
que Deus quer propor ao homem (o Reino de Deus), chegou o momento de abandonar
a facilidade, a mesquinhez, as meias-tintas e de apontar para um patamar mais
alto. Ora, no que diz respeito ao matrimônio, o patamar mais alto é o projeto
inicial de Deus para o homem e para a mulher, que previa um compromisso de amor
estável, duradouro, indissolúvel.
Para os discípulos (que anteriormente, em diversas situações, tiveram
dificuldade em passar da lógica do mundo para a lógica de Deus), contudo, o
discurso de Jesus é difícil de entender; por isso, quando chegam a casa, pedem
a Jesus explicações suplementares (v. 10). Jesus reitera que a relação entre o
homem e a mulher se deve enquadrar no projeto inicial de Deus e não nas
facilidades concedidas pela Lei de Moisés. A perspectiva de Deus é que marido e
mulher, unidos pelo amor, formem uma comunidade de vida estável e indissolúvel.
O divórcio não entra nesse projeto. Marido e esposa, em igualdade de
circunstâncias, são responsáveis pela edificação da comunidade familiar e por
evitar o fracasso do amor (vs. 11-12).
O texto que nos é proposto termina com uma cena em que Jesus acolhe as
crianças, defende-as e abençoa-as (vs. 13-16). As crianças são, aqui, uma
espécie de contraponto ao orgulho e arrogância com que os fariseus se
apresentam a Jesus, bem como à dificuldade que os discípulos revelaram, nas
cenas precedentes, para acolher a lógica do Reino… As crianças são simples,
transparentes, sem calculismos; não têm prestígio ou privilégios a defender;
entregam-se confiadamente nos braços do pai e dele esperam tudo, com amor. Por
isso, as crianças são o modelo do discípulo. O Reino de Deus é daqueles que,
como as crianças, vivem com sinceridade e verdade, sem se preocuparem com a
defesa dos seus interesses egoístas ou dos seus privilégios, acolhendo as
propostas de Deus com simplicidade e amor. Quem não é “criança”, isto é, quem
percorre caminhos tortuosos e calculistas, quem não renuncia ao orgulho e
auto-suficiência, quem despreza a lógica de Deus e só conta com a lógica do
mundo (também na questão do casamento e do divórcio), quem conduz a própria
vida ao sabor de interesses e valores efêmeros, quem não aceita questionar os
próprios raciocínios e preconceitos, não pode integrar a comunidade do Reino.
ATUALIZAÇÃO
• O Evangelho deste domingo apresenta-nos o projeto ideal de Deus
para o homem e para a mulher que se amam: eles são convidados a viverem em
comunhão total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com
o outro, unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo. O
fracasso dessa relação não está previsto nesse projeto ideal de Deus. O amor de
um homem e de uma mulher que se comprometem diante de Deus e da sociedade deve
ser um amor eterno e indestrutível, que é reflexo desse amor que Deus tem pelos
homens. Este projeto de Deus não é uma realidade inatingível e impossível: há
muitos casais que, dia a dia, no meio das dificuldades, lutam pelo seu amor e
dão testemunho de um amor eterno e que nada consegue abalar.
• As telenovelas, os valores da moda, a opinião pública, têm-se
esforçado por apresentar o fracasso do amor como uma realidade normal, banal,
que pode acontecer a qualquer instante e que resolve facilmente as dificuldades
que duas pessoas têm em partilhar o seu projeto de amor. Para os casais
cristãos, o fracasso do amor não é uma normalidade, mas uma situação extrema,
uma realidade excepcional. Para os casais cristãos, o divórcio não deve ser um
remédio simples e sempre à mão para resolver as pequenas dificuldades que a vida
todos os dias apresenta. À partida, o compromisso de amor não deve ser uma
realidade efêmera, sujeito a projetos egoístas e a planos superficiais, que
terminam quando surgem dificuldades ou quando um dos dois é confrontado com
outras propostas. Para o casal que quer viver na dinâmica do Reino, a separação
não deve ser uma proposta sempre em cima da mesa. Marido e esposa têm que
esforçar-se por realizar a sua vocação de amor, apesar das dificuldades, das
crises, das divergências e dos problemas que, dia a dia, a vida lhes vai
colocando. A Igreja é chamada a ser no mundo, mesmo contra a corrente,
testemunha do projeto ideal de Deus.
• Apesar de tudo, a vida dos homens e das mulheres é marcada pela
debilidade própria da condição humana. Nem sempre as pessoas, apesar do seu
esforço e da sua boa vontade, conseguem ser fiéis aos ideais que Deus propõe. A
vida de todos nós está cheia de fracassos, de infidelidades, de falhas. Nessas
circunstâncias, a comunidade cristã deve usar de muita compreensão para aqueles
que falharam (muitas vezes sem culpa) na vivência do seu projeto de amor. Em
nenhuma circunstância as pessoas divorciadas devem ser marginalizadas ou
afastadas da vida da comunidade cristã. A comunidade deve, em todos os
instantes, acolher, integrar, compreender, ajudar aqueles a quem as
circunstâncias da vida impediram de viver o tal projeto ideal de Deus. Não se
trata de renunciar ao “ideal” que Deus propõe; trata-se de testemunhar a
bondade e a misericórdia de Deus para com todos aqueles a quem a partilha de um
projeto comum fez sofrer e que, por diversas razões, não puderam realizar esse
ideal que um dia, diante de Deus e da comunidade, se comprometeram a viver.
• As crianças que Jesus nos apresenta no Evangelho deste domingo como
modelos do discípulo convidam-nos à simplicidade, à humildade, à sinceridade,
ao acolhimento humilde dos dons de Deus. De acordo com as palavras de Jesus,
não pode integrar o Reino quem se coloca numa atitude de orgulho, de
auto-suficiência, de autoritarismo, de superioridade sobre os irmãos. A
dinâmica do Reino exige pessoas dispostas a acolher e a escutar as propostas de
Deus e dispostas a servir os irmãos com humildade e simplicidade.
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