sábado, 31 de outubro de 2015

LITURGIA DIÁRIA - NÃO QUEIRA SER O MAIS IMPORTANTE.

Leitura (Romanos 11,1-2.11-12.25-29)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos. 11 1 Pergunto, então: Acaso rejeitou Deus o seu povo? De maneira alguma. Pois eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. 2 Deus não repeliu o seu povo, que ele de antemão distinguiu! Desconheceis o que narra a Escritura, no episódio de Elias, quando este se queixava de Israel a Deus: 11 Pergunto ainda: Tropeçaram acaso para cair? De modo algum. Mas sua queda, tornando a salvação acessível aos pagãos, incitou-os à emulação. 12 Ora, se o seu pecado ocasionou a riqueza do mundo, e a sua decadência a riqueza dos pagãos, que não fará a sua conversão em massa?! 25 Não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não vos gabeis de vossa sabedoria: esta cegueira de uma parte de Israel só durará até que haja entrado a totalidade dos pagãos. 26 Então Israel em peso será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o libertador, apartará de Jacó a impiedade. 27 E esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados”. 28 Se, quanto ao Evangelho, eles são inimigos de Deus, para proveito vosso, quanto à eleição eles são muito queridos por causa de seus pais. 29 Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.
Palavra do Senhor.
 

Salmo responsorial 93/94

O Senhor não rejeita o seu povo!

É feliz, ó Senhor, quem formais
e educais nos caminhos da lei
para dar-lhe um alívio na angústia.

O Senhor não rejeita o seu povo
e não pode esquecer sua herança:
voltarão a juízo as sentenças;
quem é reto andará na justiça.

Se o Senhor não me desse uma ajuda,
no silencia da morte estaria!
Quando eu penso: “Estou quase caindo!”
vosso amor me sustenta, Senhor!
 

Evangelho (Lucas 14,1.7-11)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
14 1 Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam. 7 Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola: 8 “Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu, 9 e vindo o que te convidou, te diga: ‘Cede o lugar a este’. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar. 10 Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: ‘Amigo, passa mais para cima’. Então serás honrado na presença de todos os convivas. 11 Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Não queira ser o mais importante nem se sentir importante em lugar nenhum, não queira ser o mais lisonjeado, o aplaudido, o reconhecido, o lembrado.
“Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’” (Lc 14,10a)
Nosso Senhor Jesus Cristo quer nos ensinar como deve ser a humildade do coração daqueles que têm em Deus o seu refúgio e faz d’Ele a sua riqueza.
Primeiro, não queira ser o mais importante nem se sentir importante em lugar nenhum, não queira ser o mais lisonjeado, o aplaudido, o reconhecido, o lembrado. As nossas carências humanas estão fazendo de nós vítimas desse mal. E o mal é justamente este, o fato de sermos exaltados.
Não, os homens de Deus não procuram exaltação; as mulheres de Deus não procuram os aplausos humanos. Que eles [os aplausos] venham pelo reconhecimento das pessoas, mas não devem ser a sede do nosso coração nem da nossa alma.
Por isso, quando alguém o convidar para qualquer festa, para qualquer banquete ou acontecimento, não se faça de mais importante. Ao mesmo tempo, quando você for fazer um banquete, não convide as pessoas que também vão convidá-lo, que vão lhe retribuir. Não! O banquete do qual Deus lhe fala é a alegria, são os bens, os dons que você tem e o qual pode dar aos pobres, dar às pessoas que nem o conhecem.
Se você viver sempre na comodidade social, de festa em festa, de banquete em banquete, de almoço em almoço, de convites aqui ou ali, quando alguém não o convidar para alguma coisa, na qual todos foram convidados, seu coração ficará triste.
Não se entristeça! Deus sempre o convida para o banquete celeste. Você foi convidado para a Eucaristia, para o banquete da mesa do Senhor, você aceitou esse convite e foi lá para ser o primeiro.
Se você quer a recompensa que o Senhor preparou para os justos, esta será dada para quem não a buscou, para quem fez o bem sem esperar nada em troca.
Que o seu coração tenha essa simplicidade e essa disposição de fazer o bem sem saber a quem. O importante é fazer o bem por fazê-lo. Mesmo que as pessoas não lhe digam nem um “muito obrigado”, não se esqueçam: o agradecimento que vale é aquele que, um dia, receberemos eternamente do Senhor no céu.
Deus abençoe você!

Nenhum comentário: