sexta-feira, 2 de outubro de 2015

LITURGIA DIÁRIA - NO CÉU O NOSSO ANJO CONTEMPLA A FACE DE DEUS.

Leitura (Êxodo 23,20-23)

Leitura do livro do Êxodo.
Assim diz o Senhor: 23 20 “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. 21 Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele. 22 Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários. 23 Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei”.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 90/91

O Senhor deu uma ordem aos seus anjos
para em todos os caminhos te guardarem.

Quem habita ao abrigo do altíssimo
e vive à sombra do Senhor onipotente
diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção,
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

Do caçador e do seu laço ele te livra.
Ele te salva da palavra que destrói.
Com suas asas haverá de proteger-te,
com seu escudo e suas armas, defender-te.

Não temerás terror algum durante a noite
nem a flecha disparada em pleno dia;
nem a peste que caminha pelo escuro
nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

Nenhum mal há de chegar perto de ti,
nem a desgraça baterá à tua porta;
pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos
para em todos os caminhos te guardarem.
 

Evangelho (Mateus 18,1-5.10)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis suas vontade! (Sl 102,21).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?” 2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: 3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. 4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. 5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe. 10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Hoje celebramos os Santos Anjos da Guarda. No Evangelho, próprio da festa, Jesus nos alerta que as crianças, embora fracas e inocentes, têm protetores muitos espertos e competentes, que são seus anjos da guarda.
Os anjos da guarda protegem a todos, mas principalmente aos “pequeninos” que são as crianças, os pobres, os mais fracos e indefesos. Precisamos tomar cuidado em não prejudicar esses pequenos, pois, como disse Jesus, seus anjos “vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. Eles podem, portanto, nos acusar diante de Deus.
A Igreja sempre acreditou que cada um de nós tem um anjo protetor. É uma espécie de segurança particular, nas vinte e quatro horas do dia. Nosso Deus não é só poderoso e Pai cheio de amor. Ele é também criativo, usando recursos originais para proteger cada um de seus filhos e filhas.
Pedro, na cadeia, é libertado por seu Anjo (At 12,7-11.15).
Existem os demônios, mas existem também anjos bons que nos protegem. Ninguém tem direito de ser pessimista. Podemos caminhar sem medo pela vida, buscando a felicidade e a construção do Reino de Deus.
“O anjo de Javé foi meu guardião, tanto indo daqui para lá, como vindo de lá até aqui” (Judite). Após a sua vitória sobre Holofernes.
“Vou enviar um anjo que vá à sua frente, que guarde você pelo caminho e o conduza até o lugar que lhe preparei. Respeite-o e ouça a sua voz”
(Ex 23,20-21).
“O Senhor ordenou a seus anjos que guardem você em seus caminhos. Eles o levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra” (Sl 91,11-12).
Peregrina sobre a terra, a Igreja associa-se às multidões dos anjos que na Jerusalém celeste cantam a glória de Deus.
Havia, certa vez, um rapaz recém casado que estava desempregado. Depois de muita procura, ele rezou, pedindo a ajuda de Deus. Um dia, apareceu na sua casa um rapaz. Como ele não estava, disse à sua esposa que era para o marido comparecer em tal empresa, que seria admitido como funcionário.
Quando o esposo chegou, ficou admirado, porque nunca tinha ido àquela empresa procurar serviço; nem a conhecia. Mesmo assim, foi imediatamente lá, e foi admitido.
Sua esposa nunca viu, na empresa, um rapaz parecido com aquele que foi à sua casa. E ninguém da empresa havia mandado alguém à casa dele, pois nem tinham o seu nome no departamento pessoal.
Em todo caso, deve haver uma explicação natural para o fato. Mas o certo é que temos um protetor muito sábio e interessado em nos ajudar, que é o nosso Anjo da Guarda.
Maria Santíssima acreditou na mensagem que Deus lhe mandou através do Anjo Gabriel. Que nós também, “conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus, cheguemos por ele à glória da ressurreição”.
“Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.”
Os seus anjos no céu vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.





Pe Queiroz

Nenhum comentário: