segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LITURGIA DIÁRIA - E PARA QUEM FICARÁ O QUE ACUMULASTE?

Leitura (Romanos 4,20-25)

Leitura do livro da carta de são Paulo aos Romanos. 4 20 Ante a promessa de Deus, não vacilou, não desconfiou, mas conservou-se forte na fé e deu glória a Deus. 21 Estava plenamente convencido de que Deus era poderoso para cumprir o que prometera. 22 Eis por que sua fé lhe foi contada como justiça. 23 Ora, não é só para ele que está escrito que a fé lhe foi imputada em conta de justiça. 24 É também para nós, pois a nossa fé deve ser-nos imputada igualmente, porque cremos naquele que dos mortos ressuscitou Jesus, nosso Senhor, 25 o qual foi entregue por nossos pecados e ressuscitado para a nossa justificação.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial Lc 1

Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou!

Fez surgir um poderoso salvador
na casa de Davi, seu servidor,
como falara pela boca de seus santos,
os profetas desde os tempos mais antigos.

Para salvar-nos do poder os inimigos
e da mão de todos quantos nos odeiam.
Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
recordando a sua santa aliança.

E o juramento a Abraão, o nosso pai,
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
a ele nós sirvamos sem temos,
em santidade e em justiça diante dele,
enquanto perdurarem nossos dias.
 

Evangelho (Lucas 12,13-21)

Aleluia, aleluia, aleluia. Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 12 13 disse-lhe então alguém do meio do povo: “Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança”.
14 Jesus respondeu-lhe: “Meu amigo, quem me constituiu juiz ou árbitro entre vós?” 15 E disse então ao povo: “Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas”. 16 E propôs-lhe esta parábola: “Havia um homem rico cujos campos produziam muito. 17 E ele refletia consigo: ‘Que farei? Porque não tenho onde recolher a minha colheita’. 18 Disse então ele: ‘Farei o seguinte: derrubarei os meus celeiros e construirei maiores; neles recolherei toda a minha colheita e os meus bens. 19 E direi à minha alma: ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te’. 20 Deus, porém, lhe disse: ‘Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas, que ajuntaste, de quem serão?’ 21 Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus”.
Palavra da Salvação.


 Reflexão

Este Evangelho começa com o pedido de um homem a Jesus para que dissesse ao seu irmão que repartisse com ele a herança. Jesus não atende o pedido e explica que essa não é função dele. Em seguida, conta a parábola do homem rico que teve uma grande colheita.
“Tomai cuidado contra todo tipo de ganância.” Ganância é sinônimo de ambição. É o desejo exagerado de possuir bens materiais. Ela cega a pessoa; quanto mais tem, mais quer. A sede de possuir bens é insaciável. A ganância endurece o coração, tornando a pessoa insensível diante do sofrimento alheio. Ela tira o sentimento de compaixão. Ela divide a família. Veja o homem que pediu a Jesus que mandasse seu irmão dividir com ele a herança. Sinal que os dois não chegaram a um acordo.
“A vida de um homem não consiste na abundância de bens.” A riqueza traz uma felicidade ilusória. A felicidade não depende do acúmulo de bens materiais, mas depende, em primeiro lugar, de Deus. É ele que nos dá a paz, a saúde do corpo, da alma e do espírito. É Deus que nos dá o amor fraterno que une a família, os amigos, os namorados e casais... A nossa felicidade depende, portanto, da graça de Deus.
O pior problema do ganancioso é que, do domínio dos bens materiais, ela leva ao domínio das pessoas quebrando a fraternidade. E vai aos poucos colocando tudo a seu serviço, inclusive Deus. O ganancioso ou gananciosa quer colocar Deus como seu empregado.
Já o pobre é diferente; ele não se basta a si mesmo e está acostumado a depender dos outros em muitas coisas. Por isso não tem nada a exigir. O pobre não domina as pessoas.
Na parábola do rico que teve a grande colheita, Jesus o chama de louco, e explica: “Ainda nesta noite pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?” De fato, o ganancioso é louco. E quantos caem nessa loucura! Por causa dos bens materiais, ele perde os amigos, sacrifica a saúde, a família e principalmente a vida eterna. Sendo que não precisava nada disso, porque Deus cuida dos seus filhos e filhas mais que das flores do campo e das aves do céu, às quais não falta nada.
Quanta injustiça se comete, quanta dor, quanta lágrima, quanto sangue é derramado por causa da ganância!
S. Jerônimo dizia: “Todo rico é injusto ou herdeiro de um injusto. Porque ninguém ajuntaria fortuna, se outros não tivessem sido espoliados”.
E Sto. Ambrósio dizia: “Ao ajudares os pobres, não dás do que é teu, mas do que é deles”. De fato, Deus criou o mundo, com todos os bens que nele existem, para todos os seus filhos e filhas. Quando um tem de sobra, o que lhe está sobrando pertence a quem não tem o necessário para viver.
E Jesus termina o Evangelho de hoje pedindo para sermos ricos diante de Deus, isto é, sermos ricos dos valores que Deus aprecia: o amor, a sabedoria, a justiça, a verdade, a fé...
Ser rico diante de Deus é fazer como aquele homem da parábola do tesouro. Ele vendeu tudo o que possuía para adquirir o tesouro. Depois que adquiriu o tesouro, ele recuperou tudo o que antes possuía, e muito mais. Na verdade, os filhos de Deus são herdeiros do mundo, pois o mundo é de Deus. Tornar-se rico diante de Deus é o melhor investimento que uma pessoa pode fazer.
Certa vez, um jovem casal estava hospedado em um hotel numa cidade turística, fazendo sua lua de mel. Numa noite, eles resolveram jantar em um restaurante. Era simples mas parecia muito acolhedor. Gostaram da comida e do ambiente.
Quando terminaram a refeição, dirigiram-se ao caixa para o pagamento. A senhora responsável, de alguma forma percebeu que eram recém casados e perguntou-lhes se aceitariam um presente. Eles responderam que sim e ela abaixou no balcão, pegou uma pequena casa de porcelana. Ao lhes entregar o presente, ela disse: “Façam de sua casa um lar sempre aquecido pelo amor”.
Quantos casais brigam por questões financeiras! O amor está acima de todos os bens materiais. Mesmo que seja para morar debaixo de uma ponte, o casal não deve desunir-se por causa de dinheiro.
A maior riqueza de Maria Santíssima era o seu Filho Jesus. Que o amor a ele seja para nós também a maior riqueza.






Pe Queiroz

Nenhum comentário: