sábado, 19 de outubro de 2013

"PERSEVERAR"



Quantas vezes nos encontramos prestes a desistir, a jogar a toalha! Gostaria de escrever esta mensagem para todos aqueles que se encontram nessa situação e sabem que devem continuar o caminho, mas estão sem forças.

Há uma frase na Bíblia que é de grande consolo para nós: “Aquele que perseverar até o fim será salvo”! (Mt 24, 13). Ou seja, Deus nos dará um grande presente se formos até o fim!
Sejamos, portanto, perseverantes! Não desistamos no meio do caminho.
Permanecer até o final mesmo sem entender...
 
O que podemos fazer para aumentar as nossas forças? Gostaria de dar umas dicas:

1) Pedir ajuda a Deus

São Paulo dizia: “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2 Cor 12, 10). Isso significa que quando somos fracos acudimos à ajuda divina, e então somos fortes porque encontramos a fortaleza de Deus.
O que nós não podemos Deus pode! Nunca deixar, portanto, de pedir a sua ajuda. Não queiramos vencer as grandes batalhas da vida sozinhos. Nós veremos como Ele nos ajudará a saltar o parapeito.

2) Olhar para a meta

Todo bom atleta ou alpinista sabe como é importante olhar para a meta para alcançar o seu objetivo. Olhar para a meta nos enche de alegria; faz-nos ver que vale a pena todo o esforço.

3) Não olhar para as dificuldades

As dificuldades existem e são muitas, mas, se olharmos para elas, poderemos nos abater, mesmo que seja só psicologicamente.

Veja o testemunho de um atleta: Lembro-me de uma ocasião, uns anos atrás, em que me convidaram para correr desde a casa onde estava passando as férias até uma cidade que ficava a 13 quilômetros dali. Nunca havia corrido toda aquela distância. Fui empolgado, resistindo, avançando. A 2 quilômetros da cidade, não sabia, havia uma tremenda subida em zigue-zague. Comecei a subir e, vendo a cada curva que aquilo continuava, não aguentei; parei. Foi então que um amigo me deu uma excelente dica: na subida, nunca olhe para a frente, olhe para os pés. Empolgado, tentei na semana seguinte e, para minha grande alegria, consegui chegar até o final.

Essa lição ficou gravada para mim: não olhe para a dificuldade, olhe para o lado bom, que no caso era o movimento dos pés do atleta.

Não olhar para as dificuldades é também não olhar para os próximos dias. Olhe só para o dia de hoje. Diz a Bíblia que “a cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6, 34). Vamos focar o dia de hoje: no dia de hoje Deus nos dará as forças para chegarmos até o fim do dia, e não será tão difícil assim vencer as batalhas. O dia de amanhã será outro dia, e teremos uma nova graça, uma nova ajuda.

Lembro-me também de um sacerdote que me disse algo valiosíssimo: “Deus não dá a graça para a imaginação; dá a graça para o momento da ação”. 
 
Ou seja: se soltarmos a imaginação e ficarmos pensando em tudo o que virá pela frente, de fato, não vamos aguentar, vamos sucumbir. Isso é assim porque é um grande erro ficar sofrendo ao pensar em todos os problemas futuros. Devemos deixá-los nas mãos de Deus. Quando chegar tal problema, Deus nos dará uma graça para enfrentá-lo.

Nunca desistamos de lutar! 
Com a ajuda de Deus, saibamos pôr um pé na frente do outro e assim alcançaremos todas as metas da nossa vida.

Ir enfrente permanecer até o final mesmo sem entender.
Veja 17 sinônimos de permanecer:
 
Algo é certo e não devemos duvidar:  Deus honrará aquele que permanecer até o final.
Perseverar até o fim requer fidelidade até o fim, como no caso de Paulo, que disse a Timóteo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (II Timóteo 4,7). Obviamente, essa não é uma tarefa fácil. Era mesmo para ser difícil, desafiadora e, por fim, refinadora, preparando-nos para voltar a viver com nosso Pai Celestial e receber bênçãos eternas.
Por fim, precisamos sempre manter a fé e esperança em Cristo para perseverar até o fim e algumas das muitas maneiras pelas quais fazemos isso são: orar, jejuar e ler as escrituras, ter vida de comunidade comprometida e Eucaristia como centro de tudo e de todo nosso viver. 
Essas práticas vão nos fortalecer contra os sutis estratagemas e os dardos inflamados do adversário. 
 
 
 

Pe.Emílio Carlos

Nenhum comentário: