quarta-feira, 12 de março de 2014

QUAL A MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA O MUNDO?

1620880_701248346562126_1234451485_n“Evangelizar? Enquanto o mundo se ‘acaba’, vou ficar falando para as pessoas que Deus é amor… de quê isto vai adiantar? O que adianta as pessoas saberem que Deus as ama? Olhemos para os pobres, olhemos para a natureza, o efeito estufa, a poluição, acho que não é fazendo as pessoas saberem que Deus existe que poderei ajudar o mundo a ser melhor…”.
Esse pensamento pode ser o nosso ou de pessoas ao nosso redor. Será que sabemos responder a um questionamento como este? Sentimo-nos, vendo o mundo como está, desejosos de dar nossa contribuição para que ele seja melhor, queremos ajudar o planeta, queremos revolucionar o mundo ou que, pelo menos, que nossos filhos desfrutem da alegria de viver em um mundo de paz. Que eles possam sair à rua e respirar ar puro, possam tomar água, possam ter o suficiente para viver bem, que sejam felizes tanto quanto nós, ou mais que nós!
O que fazer? Ah, sim, plantar uma árvore! O que mais? Economizar energia usando lâmpadas fluorescentes e desligando quando for possível! O que mais? Não fazer o mal a ninguém, não semear a guerra, fazer doação aos pobres que me pedirem esmola…
Atitudes assim fazem, sem dúvida, fazem a diferença, mas poucas vezes garantirão o mundo que de fato queremos. Nem a natureza conservada, nem o fim da poluição, nem a igualdade de condições financeiras e sociais (basta ver países muito ricos e com boa distribuição de rendas, mas uma população com grande falta de sentido de vida e com grandes índices de suicídio), nem mesmo a “falta de guerra” podem trazer a paz ao coração do homem e torná-lo mais feliz no mundo em que ele vive.
Aqui está a grande resposta: os homens precisam encontrar o sentido de suas vidas, precisam encontrar Aquele que nem sabem quem é, mas que desejam encontrar. Aquele que os criou os amou (e os ama), do qual vieram e que por isto pode realizá-los, pode preencher todos os anseios de felicidade de sua vida e torná-los verdadeiramente felizes. Querem uma vida não somente de momentos felizes, mas inundada de autêntica alegria. É a partir do sentido de vida que terá sentido todo o resto, a preservação da natureza, buscar a igualdade social, lutar contra o preconceito e tantas coisas lícitas e belas.
Só Cristo, “poder de Deus e sabedoria de Deus”, pode ser uma resposta para o mundo de hoje, só Ele e suas “palavras de vida eterna”. Enquanto os homens, dotados de conhecimento e técnica, acharem que podem resolver os problemas sociais e econômicos, excluindo Deus de suas vidas e da sociedade, e em nome de uma falsa “laicidade” ignorarem a contribuição da fé na visão social, econômica, política e em todos os meios de ciência estarão condenados a respostas, não só poucos convincentes, como vazias e destinadas ao fracasso.
Vem a nós as palavras do Beato João Paulo II no discurso inaugural de seu pontificado: “Não, tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas econômicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem ‘o que é que está dentro do homem’. Somente Ele o sabe!” (Discurso inaugural em 22 de outubro de 1978)
A maior contribuição que podemos dar é, acima de tudo, incutir nos mais diversos meios os valores do Evangelho, tornar Cristo, através de nossa vida, presente neste lugares. É a força, a graça e a potência de Cristo que trará respostas não só boas, mas completas e convincentes à sociedade em que vivemos e a cada homem.
A Vontade de Deus é que nos garantirá encontrarmos o nosso lugar no mundo de hoje, por isto a importância de não só conhecê-la, mas cumpri-la em nossa vida. Quando faço a Vontade de Deus, estou fazendo o meu papel e contribuindo não só com a minha salvação, mas com uma vida melhor, mais digna, mais justa para todos os homens, aqui nesta terra, e abro a oportunidade de usufruírem da vida eterna.
Revela-nos Senhor a tua Vontade. E faze-nos aderir com alegria, pois é na tua Vontade o meu lugar!






Franco Michel Galdino Missionário e seminarista* da Comunidade de Vida Shalom

Nenhum comentário: