terça-feira, 11 de março de 2014

PAPA EXPLICA: COMO AGIR DIANTE DAS TENTAÇÕES DO DIABO?

Comentando o episódio evangélico das tentações de Jesus, o Papa explica o método usado pelo Senhor, ensinando cada cristão a agir perante as tentações do diabo.

O Papa Francisco explicou nesse domingo, durante o Angelus, como os cristãos devem se comportar diante das tentações do diabo.

O Papa comentava o episódio evangélico das tentações de Jesus.

De acordo com o Papa, a primeira coisa que o diabo procura fazer é “desviar Jesus do projeto do Pai, isso é, do sacrifício, do amor que oferece a si mesmo em expiação, para fazer-lhe adotar um caminho fácil, de sucesso e de poder”.

O diabo, para desviar Jesus do caminho da cruz, apresenta-lhe as falsas esperanças messiânicas: o bem-estar econômico, o estilo espetacular e mirabolante, e por fim um atalho do poder e do domínio, em troca de um ato de adoração a Satanás.

O Papa explica então o método de Jesus perante as tentações: “Ele não dialoga com Satanás”.

“Jesus sabe bem que com Satanás não se pode dialogar, porque é muito esperto. Por isto, Jesus, em vez de dialogar como tinha feito Eva, escolhe refugiar-se na Palavra de Deus e responde com a força desta Palavra.”

O Papa pediu muita atenção a isto: “no momento da tentação, das nossas tentações, nada de argumentos com Satanás, mas sempre defendidos pela Palavra de Deus! E isto nos salvará”.

“Nas suas respostas a Satanás, o Senhor, usando a Palavra de Deus, recorda-nos, antes de tudo, que ‘não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’; e isto nos dá força, apóia-nos na luta contra a mentalidade mundana que reduz o homem ao nível das necessidades primárias, fazendo-o perder a fome daquilo que é verdadeiro, bom e belo, a fome de Deus e de seu amor.”

“Lembra também que ‘está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’, porque o caminho da fé passa também através da escuridão, da dúvida, e se alimenta de paciência e de espera perseverante.”

“Jesus recorda, enfim, que está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’ (v. 10), isso é, devemos livrar-nos dos ídolos, das coisas vãs, e construir a nossa vida sobre o essencial.”

O Papa encerrou o Angelus pedindo que renovemos “as promessas do nosso Batismo: renunciemos a Satanás e a todas as suas obras e seduções – porque é um sedutor ele – para caminhar nas sendas de Deus e ‘chegar à Páscoa na alegria do Espírito’”.

Nenhum comentário: