terça-feira, 4 de março de 2014

LITURGIA DIÁRIA - O SENHOR FEZ CONHECER A SUA SALVAÇÃO

 
Primeira Leitura (1Pd 1,10-16)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, 10esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que vos estava destinada. 11Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória consequente.
12Foi-lhes revelado que, não para si mesmos, mas para vós, estavam ministrando estas coisas, que agora são anunciadas a vós por aqueles que vos pregam o evangelho em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; revelações essas, que até os anjos desejam contemplar! 13Por isso, aprontai a vossa mente; sede sóbrios e ponde toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida na revelação de Jesus Cristo. 14Como filhos obedientes, não modeleis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo da vossa ignorância. 15Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. 16Pois está na Escritura: “Sede santos, porque eu sou santo”.

Responsório (Sl 97)
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Acalmai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
 
Evangelho (Mc 10,28-31)
Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”29. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.


 Reflexão

Para melhor compreendermos o ensinamento desse evangelho vamos lembrar-nos daquele evangelho em que um homem descobriu um tesouro no campo, voltou para casa,abriu mão de tudo o que tinha e  voltando comprou o campo onde estava o tesouro. Em outras palavras não trocou  Seis por Meia Dúzia,  mas investiu tudo o que tinha para ficar com algo que era muito superior e mais valioso do que suas posses.
Tem muito cristão que não consegue acompanhar esse raciocínio e ainda pensa que, ser cristão é perder algo ou deixar de ganha. A alegria de pertencermos ao Reino de Deus, é absolutamente superior a qualquer alegria que este mundo ou mesmo as pessoas mais  queridas, possam nos oferecer. Qualquer fortuna,mesmo a maior que alguém possa ter neste mundo, qualquer relação afetiva com as pessoas, por mais forte, poderosa e importante, nada é, diante de Jesus e seu Reino. O Apóstolo  Paulo  chamou de “lixo” tudo o que era e tinha, antes de conhecer o Evangelho de Cristo.
Este cêntuplo, ainda nesta vida, deve ser bem compreendido, não pode ser  confundido com alguma recompensa de ordem material, religião não pode ser um investimento como apregoa certa linha neo-pentecostal,  mesmo a oferta do nosso dízimo, que é primeiramente um grande ato de gratidão,  por tudo o que Deus já nos deu, e não para o que elevai nos dar, pois a Salvação é dom gratuito e imerecido.

Cêntuplo nesta vida é sentir que nossa Vida está em Deus, e a Vida Nova que ele nos oferece em Cristo Jesus,já está em nós.A partir disso,mesmo a nossa Vida Terrena tem um outro sentido para nós. Tudo é novo e na Fé olhamos para as pessoas e os acontecimentos com um olhar diferente. Só por isso  a nossa adesão ao  Reino de Deus já terá valido apena, e depois, quando chegar a velhice ou mesmo antes dela,vier a morte de improviso, veremos o Vale de Lágrimas transformar-se em  prados e  campinas verdejantes e de maneira consciente, iremos perceber naquela hora, que a nossa pessoa é imortal e será acolhida na Plenitude do Reino Eterno.


Nenhum comentário: