sexta-feira, 19 de abril de 2013

LITURGIA DIÁRIA - JESUS, O PÃO DA VIDA.

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 9, 1-20

III SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos- Naqueles dias, 1Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes, 2e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos a Jerusalém todos os homens e mulheres que achasse seguindo essa doutrina. 3Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu.4Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão. 6Então, trêmulo e atônito, disse ele: Senhor, que queres que eu faça? Respondeu-lhe o Senhor:] Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer. 7Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damasco, 9onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber. 10Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor, numa visão, lhe disse: Ananias! Eis-me aqui, Senhor, respondeu ele. 11O Senhor lhe ordenou: Levanta-te e vai à rua Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso, chamado Saulo; ele está orando. 12(Este via numa visão um homem, chamado Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista.) 13Ananias respondeu: Senhor, muitos já me falaram deste homem, quantos males fez aos teus fiéis em Jerusalém.
 14E aqui ele tem poder dos príncipes dos sacerdotes para prender a todos aqueles que invocam o teu nome. 15Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este homem é para mim um instrumento escolhido, que levará o meu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel. 16Eu lhe mostrarei tudo o que terá de padecer pelo meu nome. 17Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo. 18No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado. 19Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido. 20Imediatamente começou a proclamar pelas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(116)

REFRÃO: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

1.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! -R.

2. 
Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel! -R.

 
Evangelho: João 6, 52-59


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo,52A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? 53Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente. 59Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum. - Palavra da salvação.




Homilia - Pe Bantu

As pessoas que tinham comido e agora escutavam o discurso de Jesus reagiram negativamente. Chegando a fazer inúmeras perguntas e até a pensar que Jesus os teria acusado de canibais.
Mas afinal que tipo de alimento se estava a referir Jesus?
Jesus estava falando do pão que o pão do céu nos dá. Este pão é ele mesmo. Veja o que ele diz: Assim como Eu vivo pelo Pai, assim aquele que Me come viverá por Mim.
Afirma Jesus que quem come a sua carne e bebe o seu sangue entra em tal comunhão de vida com Ele, só comparável à comunhão com que Ele próprio vive com o Pai.
Esta comunhão íntima com Jesus experimentou-a S. Paulo logo a seguir à sua conversão, pois já não sabia viver sem falar d’Ele. Ela transforma a vida e dá novo direcionamento. Faz-nos compreender que desde os primórdios Deus nos ama e pensou em nós. A entender que o corpo de Jesus é dado como alimento de nossa fé desde o momento de sua encarnação, durante toda sua vida de doação e serviço aos homens e mulheres, particularmente aos excluídos.
Que suas palavras e sua presença alimentam as comunidades ao longo da história. Aquele que acolhe Jesus na fé e se identifica com ele, assumindo o serviço na comunidade e se solidarizando com próximo necessitado na sociedade, viverá para sempre.
A comunhão entre pessoas não é comunhão de coisas, mas sim de vidas, a qual leva a partilhar tudo o que é dum e doutro. Pois, a comunidade dos que tinham abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma. Ninguém chamava seu aquilo que possuía.



Nenhum comentário: