sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

UM ASTEROIDE PODE FALAR?


“Estrelas dos céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim” Dn 3, 63

Vi no noticiário que no próximo dia 15 de fevereiro de 2013(hoje) um asteroide vai chamar a atenção do mundo, quase tocando a Terra. Aí me perguntei: Se um asteroide pudesse falar, o que ele diria?

Está previsto para as 17:20h horário de Brasília a valsa do asteroide, passando de raspão e tirando o folego dos astrônomos e estudiosos. Fiquei pensando se a proximidade desta orbita elíptica que corta a nossa rota celeste e passará por entre camadas de nossa atmosfera não poderia levar ao homem a uma reflexão mais profunda sobre a vida, a essência, o amor, a paz e a segurança. “Minha vida é fugaz, brevíssimo segundo, instante que me foge…”dizia Santa Teresinha do Menino Jesus.

Mas o que ele diria? A Palavra de Deus fala que os astros dos céus bendizem a majestade de Deus, que refletem o poder criador de Deus, os astros louvam com sua existência Talvez ele, passando rápido qual ator que foge dos fotógrafos e paparazzis (os astrônomos e repórteres do mundo todo) pudesse apenas falar que a vida é breve, mesmo ele um dia conhecerá seu fim. Talvez nos faria um convite para seguir em frente, não parar em nossas trevas e se aproximando do sol, deixar que o calor do astro gigante ilumine o gelo acumulado na viagem pelo universo frio.

Por vezes penso que ele poderia passar nos advertindo, dizendo algo como: Olha, tenho passado e visto vocês varias vezes no longo de nossa existência e estou preocupado com o rumo das coisas…

Me pergunto se este asteroide não poderia ser como um dedo de Deus que passa como um indicador e aponta para o Céu, cruza nosso horizonte e nos convida a cruzamos também os horizontes e margens que nossa sociedade vive a respeito do amor e da fraternidade e por fim, talvez lembrando aos observadores, suas testemunhas, que nossa vida passa e que logo vem a Nova Vida e precisamos nos preparar desde já.

Providencialmente ou por “ironia do destino” até o incrédulo olhará para o céu, contará os segundos e procurará ver o rastro do asteroide que furará e passará por algumas camadas de nossa atmosfera.

Se arrancará suspiros, aplausos ou um grande “Ufa… passou”, eu não sei. Se nos lembrará que nossas vidas e a vida de nosso planeta dependem de um conjunto de ações favoráveis e que recebe vários nomes científicos, também não sei. Preferirei dar um nome mais simples para estas condições… Providência Divina.
 
 
 
 
 

José Edilson Silva Filho – Comunidade de Aliança Shalom

Nenhum comentário: