sábado, 2 de fevereiro de 2013

LOUVOR.

 
O louvor é a expressão mais completa do nosso amor por Deus.
Se O amamos, vamos louvá-Lo
Se reconhecemos que Ele nos criou e toma conta da nossa vida, vamos louvá-Lo
Se temos consciência de que cada mínima coisa que temos nesse mundo nos foi dada por Deus, vamos louvá-Lo.
 
E o que fazemos enquanto louvamos a Deus?
 
Nós O exaltamos, O colocamos no mais alto lugar, O elogiamos. Por isso, é importante entender essa diferença entre louvor e ação de graças. A ação de graças é o ato de agradecer. Para nós é mais natural e simples, fomos acostumados a agradecer as coisas a Deus. Agradecemos pela saúde, pela nossa família, pelo nosso emprego, etc…
O louvor é diferente, porque é um elogio a Deus. Quando amamos alguém gostamos de elogiá-lo, não? Gostamos de exaltar as qualidades da pessoa amada. Queremos dizer que achamos essa pessoa inteligente, bonita, bondosa, carinhosa. Pois bem, o louvor a Deus é a mesma coisa, é um elogio! Louvar a Deus porque Ele é bom, paciente, misericordioso, onipotente, poderoso, complacente, amoroso, carinhoso, e tantas outras qualidades que podemos atribuir a Ele.
O ato de louvar e agradecer a Deus engrandece a nossa fé e nos fortifica diante das dificuldades. Na Bíblia encontramos inúmeras passagens sobre o poder do louvor, e não podemos esquecer que foi o próprio Jesus que nos pediu que glorificássemos ao Pai.
 
Salmo 88,16 : “Feliz o povo que vos sabe louvar: caminha na luz de vossa face, Senhor”
Vejam aqui que promessa maravilhosa, se sabemos louvar a Deus estaremos caminhando na luz da face de Deus. Não podemos esperar melhor recompensa.
Salmo 8,3 : “Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos.”
Aqui podemos entender como deve ser o nosso coração ao louvar a Deus. Deve ser um coração de criança, humilde, sem soberba, e esse louvor será poderoso sobre todos os nossos inimigos. Eles serão reduzidos ao silêncio.
Salmo 49, 23 : “Honra-me quem oferece um sacrifício de louvor; ao que procede retamente, a este eu mostrarei a salvação de Deus.”
Mais uma promessa, honremos a Deus com nossos louvor e nosso proceder, e teremos a salvação!
Por último, na carta aos Corintios, São Paulo nos diz : “Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a Glória de Deus.”
 
Louvar a Deus, sempre!
 
Até aqui podemos pensar. Bem, isso é fácil, vou louvar a Deus por suas qualidades e vou agradecer a Ele por todas as coisas boas que tenho em minha vida. Justamente nessa questão é bom atentarmos para o que São Paulo nos disse na carta aos Tessalonicenses : “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vós.”
São Paulo disse em TUDO. Ele não disse nas coisas boas, ou nas bem aventuranças, ele disse em TUDO. E aqui é justamente onde começa a nossa dificuldade.
A pergunta aqui é sempre a mesma. Então eu devo dar graças mesmo quando algo ruim me acontece? Pois bem, a resposta é SIM. Pois, se cremos que Deus nos criou, que Jesus nos salvou, e que o Espírito Santo nos guia, temos que ter a certeza de que tudo o que acontece em nossas vidas é para um bem maior.
 
Dar graças nas horas de sofrimento é difícil, mas é a coisa mais maravilhosa que existe, porque esse louvor nos liberta da prisão que é a mente humana. Nossa tendência a antever catástrofes, nossa tendência à auto-piedade, de achar que tudo de ruim acontece conosco. Devemos nos afastar desses sentimentos que nos fazem mal. E só conseguiremos isso, se dermos graças a Deus por aquela situação difícil, pois Deus nos ama e cuida de nós. Em Romanos 8,28 encontramos essa maravilhosa promessa: “Tudo concorre para o bem dos que ama a Deus.”.
Se cremos verdadeiramente nisso, conseguiremos dar graças pelo emprego perdido, pelo negócio fracassado, pelo semáforo fechado, etc.. Santo Agostinho nos ensina que Deus sempre tira um bem de um mal. Ele pode transformar isso, mas você precisa permitir! O mal em nossa vida não vem através de Deus, vem normalmente através de nossos atos, nossos pecados, mas Deus tem o poder de transformar tudo isso.
 
Agora, já sabemos que devemos louvar e agradecer a Deus sempre e por tudo, mas como é que podemos fazer isso?
Além das nossas orações, do nosso louvor com palavras que é de extrema importância, o viver nossa vida de forma coerente com o que Deus quer para nós é uma maneira de louvar a Deus. Seguindo Seus Mandamentos, ajudando e amando o próximo, perdoando nossos irmãos, emtudo isso estamos glorificando a Deus.
Quando deixamos de lado as murmurações, o reclamar de tudo, também estamos louvando a Deus.
Santo Agostinho nos ensinou: “Vou te dar um meio de louvar a Deus o dia inteiro. Se o quiseres. Tudo o que fizeres, faze-o bem, e terás louvado a Deus”.
O sentido é exatamente esse, faça tudo com amor, zêlo e dedicação, no seu trabalho, na sua casa, na escola, na Igreja. Louve a Deus com a sua vida.
Resumindo com a bela frase de Santo Afonso de Ligório: “Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”.
Comece agora, louve a Deus com palavras e atos, sempre! Modifique a sua vida!

Nenhum comentário: