terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ARQUIDIOCESE DO RIO DIZ QUE A RENÚNCIA DO PAPA NÃO INTERFERE NA JORNADA 2013.

Arcebispo da cidade disse que reza pela saúde do pontífice.
Prefeitura afirmou que preparação para o evento está mantida.

João Bandeira de Mello Do G1 Rio

 
Após o comunicado que o Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta confirmou que a saída do pontífice não vai interferir na realização do evento da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho na cidade.
A Prefeitura do Rio reafirmou a posição e disse que toda a preparação da cidade para a realização da Jornada Mundial da Juventude está mantida. Em nota, a prefeitura disse que segue as orientações da Arquidiocese, responsável pela programação do evento.
"O próprio Bento XVI sempre disse que a Jornada Mundial da Juventude seria feita no Rio por ele ou por seu sucessor. Rezamos pela saúde do Papa como também pela de todos os idosos e enfermos neste dia de Nossa Senhora de Lourdes", disse Tempesta durante a cerimônia.
No entanto, para Dom Orani, a renúncia foi "uma surpresa", embora já fosse cogitada. "Não é comum a renúncia de um papa. Geralmente, eles permanecem no cargo, mesmo com a saúde debilitada. Por isso, acho que foi um ato de coragem, de entender que, com tantas novas exigências na sociedade atual, teria que ser diferente", disse o arcebispo do Rio. O último dos sete papas a deixar o cargo foi Gregório XII, em 1415.
Quanto a uma eventual ausência do futuro papa, o arcebispo disse achar improvável que o papa não compareça ao evento. "Não consideramos essa questão. É tradição os papas comparecerem, mesmo após uma troca recente". Pelo Twitter, a arquidiocese informou que a Jornada Mundial da Juventude acolherá o novo papa da Igreja Católica.

Nenhum comentário: