quarta-feira, 4 de setembro de 2013

LITURGIA DIÁRIA - JESUS CURA MUITA GENTE

 
Primeira Leitura: Colossenses 1, 1-8

XXII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Início da carta de são Paulo aos Colossenses - 1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, 2aos irmãos em Cristo, santos e fiéis de Colossos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai! 3Nas contínuas orações que por vós fazemos, damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 4porque temos ouvido falar da vossa fé em Jesus Cristo e da vossa caridade com os irmãos, 5em vista da esperança que vos está reservada nos céus. Esperança que vos foi transmitida pela pregação da verdade do Evangelho, 6que chegou até vós, assim como toma incremento no mundo inteiro e produz frutos sempre mais abundantes. É o que acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes anunciar a graça de Deus e verdadeiramente a conhecestes, 7pela pregação de Epafras, nosso muito amado companheiro no ministério. Ele nos ajuda como fiel ministro de Cristo. 8Foi ele que nos informou do amor com que o Espírito vos anima. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(51)

REFRÃO: Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

1.
 Eu, porém, como oliveira verdejante na casa do Senhor, confio na clemência do meu Deus agora e para sempre! -R.

2. 
Louvarei a vossa graça eternamente, porque vós assim agistes; espero em vosso nome, porque é bom, perante os vossos santos! -R.
Evangelho: Lucas 4, 38-44


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 38Saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta; e pediram-lhe por ela. 39Inclinando-se sobre ela, ordenou ele à febre, e a febre deixou-a. Ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los. 40Depois do por-do-sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava. 41De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: Tu és o Filho de Deus. Mas ele repreendia-os severamente, não lhes permitindo falar, porque sabiam que ele era o Cristo. 42Ao amanhecer, ele saiu e retirou-se para um lugar afastado. As multidões o procuravam e foram até onde ele estava e queriam detê-lo, para que não as deixasse. 43Mas ele disse-lhes: É necessário que eu anuncie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão. 44E andava pregando nas sinagogas da Galileia. - Palavra da salvação.


 Homilia - Pe Bantu


Jesus se decide abandonar a sinagoga. Por que razão não se diz. Mas pelo que se pode entender, Ele quer transformar e fazer do ambiente familiar, simbolizado pela casa da sogra de Simão, no lugar de oração, de cura e libertação. De paz e justiça, de amor e partilha, de alegria e sucessos, de misericórdia e perdão. Faz do ambiente familiar o lugar de saúde e vida.
 Portanto a casa, lar, família é o lugar privilegiado para se construir as nossas sociedades. Assim, numa sociedade como a nossa onde o conceito de família está vazio, Cristo chama o casal cristão a ser estrutura sustentadora de uma família capaz de encontrar relações novas, não ditadas pela carne e o sangue, mas pela vida nova que Cristo confere pelo Batismo. Isto reduz o egoísmo, e faz com que cresça a caridade, dom do Espírito e se realize a Igreja doméstica.
Jesus toma conhecimento da doença que afeta os casais e aí ele foi, parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre.
Este gesto apela primeiro pelo zelo apostólico dele e por outra chama-me a mim pastor de alma a visitar, entrar e abeirar-me dos leitos de muitos homens e mulheres que estão doentes e deitados sem forças para levantar a cabeça, o corpo e servir os seus como deveriam fazer. 

Veja que na casa a mulher, personificada na sogra de Simão, é valorizada na sua prática do serviço, que é a característica fundamental do Reino. Um outro pormenor a considerar é que a cena narrada se passa num sábado, dia do culto na sinagoga. Neste dia todo trabalho cessava, e só era permitido caminhar-se uma curta distância. Ao por-do-sol termina o dia do sábado, começando o primeiro dia da semana. É a introdução do domingo, o dia por excelência para nós cristãos. O povo, liberado das restrições legais perfiguradas pelo sábado legal, que ao enves de salvar, condenava, de dar vida matava, acorre a Jesus, que os curava, os liberta e salva. Esta deve ser a minha e a tua atitude: Fazendo-te recondar o que falávamos ontem, nas culturas antigas, muitas doenças físicas e mentais eram atribuídas a um ser imaginário, o demônio. Jesus porém, na sua prática, vai revelando que os males da humanidade resultam, principalmente, do poder opressor, da falta de carinho, amor, ternura, paz, justiça, reconciliação, diálogo, atenção e falta de Deus na comunidade família que deveria construtora de vidas novas.

Neste trabalho é preciso que a comunidade e os evangelizadores saiba que ela está a serviço de Deus e não a busca de privilegios ou de poder. Que ela tenha as portas abertas para todos. O meu e o teu serviço é levar todos os enfermos, quer os da família de sangue quer não: todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou. 

A ti me dirijo recordando-te que como apóstolo és enviado e ordenado para anunciar a Palavra de modo que trazendo todos os enfermos quer corporais quer espirituais possam ser curados e entendam Deus na Pessoa do Seu Filho, Jesus Cristo, acolhe, liberta, perdoa e anuncia a verdade do Reino: a Vida Eterna. Esta missão do Filho de Deus te compromete e interpela a seres o homem, a mulher que acolhendo maus e bons, sejas a mão, a braço, a boca, o coração e a mente convertendo-te em discípulo e missionário do Mestre para o mundo conheça a Verdade e conhecendo a Verdade se possa salvar. Peçamos hoje a Deus o ardor missionário.

Nenhum comentário: