segunda-feira, 25 de março de 2013

SERÁ QUE O TEMPO CURA?

 

A oração de cura interior tem por objetivo curar-nos e libertar-nos, para podermos amar melhor o próximo.
A cura interior permite-nos expressar melhor o amor.
 
Todos conhecemos as frases: “Com o tempo passa” e “Depois de casado sara”. Até parece mesmo que estes chavões são consolos para quem está sofrendo. No entanto, o tempo não cura absolutamente nada. O tempo pode até mesmo anestesiar um pouco a dor. Mas os dias passam e a agonia continua. O tempo pode jogar o sofrimento para seu subconsciente ou inconsciente, fazendo-o crer que o problema foi superado.
 
Na realidade, o tempo não cura. Basta um acontecimento qualquer para, de repente, fazer a dor antiga voltar à superfície. Ainda que o tempo nada possa curar, Deus pode curar com o tempo. No poder do Espírito Santo, Deus pode curar o coração ferido, pode dar vida novamente a um casamento, pode livrar o sofredor de suas penas.
 
É claro que no pior momento da dor é importante partilhá-lo com alguém de confiança. É importante também aceitar a ajuda oferecida por amigos, profissionais da saúde psíquica, moral e espiritual. Compreensão, consolo e apoio podem trazer alívio em momentos difíceis. Mas o mais importante é curar as raízes e causas do sofrimento. E isso é possível pela cura interior, que acontece quando deixamos Deus agir em nós. Portanto, precisamos descobrir e tomar posse do infinito amor que Deus derramou e continua derramando sobre a humanidade.
 
Do coração de Jesus nasce o homem de coração novo, nasce a possibilidade de cura interior, porque Jesus nos leva a crer e a experienciar que o amor d’Ele é infinitamente maior que nossas misérias e pecados. Muitas vezes, as pessoas ficam protelando sua felicidade, afirmando: “Só vou ser feliz quando resolver este meu problema...” Um problema interior não pode ser um obstáculo para vivermos bem e procurarmos, com nossas limitações, servir àqueles que de nós necessitam.
 
As feridas da vida, que alteram nossa afetividade, não são o pecado, a culpa nem a maldade espiritual, já que não são coisas que dependam muito de nossa vontade. A demasiada preocupação de sanar essas feridas pode consumir, – em nosso próprio eu –, todas aquelas energias que poderíamos empregar na ajuda aos outros, em trabalhar bem, entre outros.
 
A oração de cura interior tem por objetivo curar-nos e libertar-nos, para podermos amar melhor o próximo. A cura interior permite-nos expressar melhor o amor. Faz com que nossas atitudes não prejudiquem os outros, e com que possamos nos sentir melhor e, assim, apoiemos outras pessoas com o amor sadio, alegre e comunicativo.


 
Fonte:"Seja feliz todos os dias” de Pe. Léo (SCJ)

Nenhum comentário: