terça-feira, 12 de março de 2013

O PECADO.



Não fique sujo, pense!

Você já teve a sensação de estar sujo?
Uma vez, quando eu era bem pequeno, acho que estava no pré-escolar ou na 1° serie, e no segundo período de aula, não sei por que, eu fiz cocô nas calças. Não contei pra ninguém, claro! Imagina a cena: “Professora tô todo sujo de cocô!”

Nossa aquele dia eu fiz muito coco, nossa um mundo de coco! Fora o cheiro, ficava sempre parado para o cheiro ficar em um só lugar. Mas voltando a historia, aquele dia eu fiquei cagado!
Quando deu o horário de ir embora, meu pai veio me buscar e me levou para casa, eu andava com as pernas abertas, tudo era incomodo. Lembro-me que quando estava na escola e sentei na cadeira na sala de aula, aquele “Doce de Leite” se espalhou na cueca, foi uma maravilha!

Em casa fui tomar banho e quando tirei a roupa me senti sujo, muito sujo. 

Às vezes eu ainda me sinto assim, nós seres humanos, os chamados de “racionais”, temos a capacidade de fazer cada (desculpe-me o termo usado) MERDA,  e nos sentimos sujos. Em algum momento da sua vida você já se sentiu assim?!? Sujo? Imundo?

Temos tantas falhas, tantas sujeiras, e às vezes até acumulamos algumas como se estivéssemos em uma competição, que quem ajunta mais ganha algo, esses são os pecadinhos de estimação, termo bastante usado na RCC, cuidamos deles para que eles não morram nunca, sempre alimentamos para que ele não se acabe, não pereçam, não nos abandonem.

Tenho a sensação que o pecado não se incomoda em nos deixar, nós é que ficamos incomodados quando eles se vão e vamos atrás deles.
O Pecado! Divide-nos, nos separa, nos causa sensação de solidão! Nos separa de quem? Divide-nos de quem? De Deus; também, nos divide e separa de nós mesmos. Entenderemos isso mais tarde!

Alguns dos significados de pecado são: transgressão, infração, falta, culpa e etc. O Pecado pra mim pode ser entendido assim: ate dividindo as silabas do mesmo: 

PE – CA – DO

PE – “PERIGO”, o Pecado causa perigo, é perigoso. E causa perigo até de morte. Se nós acharmos uma garrafa escrita perigo, nós não tomaríamos o que contem no mesmo. E natural sentir medo do perigo, mas em relação ao pecado, que causa perigo, e muito, é como se corrêssemos em direção a este. Sem medo de suas conseqüências. É preciso pensar, já que nos dizemos racionais, vamos pensar e assim perceber o quanto os pecados são perigosos e nos levam a morte.

CA – “CARNE”, todo pecado é carnal, um desejo da carne, ou instinto do ser humano. A psicologia explica que nós seres humanos agimos por condicionamento, instintos e razão. Na maioria das vezes em que pecamos somos guiados pelos instintos carnais como diz a palavra. Entenda; há em nós um instinto para as praticas da carne, mas somos condicionados pela razão. Exemplo: Não gostamos de acordar cedo, todavia, precisamos acordar cedo, para estudar, trabalhar, fazer tarefas domesticas e etc. Quando acordamos cedo, mesmo sem querer para realizar alguma atividade necessária agimos pela razão, então fazemos o certo, é necessário raciocinar e ver as conseqüências do pecado, sendo assim, deixar de agir pelos instintos carnais e raciocinar a luz do espírito Santo.

DO- “DOI”, O pecado dói, causa dor, nos causa sofrimento. E ainda assim insistimos em pecar.
Se o Pai de amor em sua imensa sabedoria nos criou racionais, para que tenhamos a capacidade de pensar e avaliar o que é BOM para nós, vamos tomar posse daquilo que somos: seres Racionais.





Arley Silva
Coordenador Ministério Jovem

Nenhum comentário: