sábado, 11 de agosto de 2018

Lturgia Diária - “O Espírito Santo é o motivador da nossa fé”!

 Resultado de imagem para Mateus 17,14-20
1a Leitura - Habacuc 1,12-2,4
Leitura da profecia de Habacuc.
1 12 Não sois vós, Senhor, desde o princípio, o meu Deus, o meu Santo, o Imortal? Senhor, vós destinastes este povo para fazer justiça, o Rochedo, vós o designastes para aplicar castigos.
13 Vossos olhos são por demais puros para verem o mal, não podeis contemplar o sofrimento. Por que olharíeis os ímpios e vos calaríeis, enquanto o malvado devora o justo?
14 Trataríeis os homens como os peixes do mar, como os répteis que não têm dono.
15 Ele pesca todos com o anzol, pega-os no covo, e recolhe-os na rede: e com isso se alegra e exulta.
16 Por isso, oferece sacrifícios à sua causa, e queima perfumes à sua rede porque, graças a elas, teve pesca abundante e suculento manjar.
17 Mas, continuará ele a esvaziar sua rede, e a degolar impiedosamente as nações?
2 1 Vou ficar de sentinela, e postar-me sobre a trincheira; vou espreitar o que vai me dizer o Senhor, e o que ele vai responder ao meu pedido.
2 E o Senhor respondeu-me assim: “Escreve esta visão, grava-a em tabuinhas, para que ela possa ser lida facilmente;
3 porque há ainda uma visão para um termo fixado, ela se aproxima rapidamente de seu termo e não falhará. Mas, se tardar, espera-a, porque ela se realizará com toda a certeza e não falhará.
4 Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 9A/9
Vós nunca abandonais quem vos procura, ó Senhor. 
Deus sentou-se para sempre no seu trono,
preparou o tribunal do julgamento;
julgará o mundo inteiro com justiça,
e as nações há de julgar com equidade. 

O Senhor é o refúgio do oprimido,
seu abrigo nos momentos de aflição.
Quem conhece o vosso nome em vós espera,
porque nunca abandonais quem vos procura. 

Cantai hinos ao Senhor Deus de Sião,
celebrai seus grandes feitos entre os povos!
Pois não esquece o clamor dos infelizes,
deles se lembra e pede conta do seu sangue.

Evangelho - Mateus 17,14-20
Aleluia, aleluia, aleluia. Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
17 14 E, quando eles se reuniram ao povo, um homem aproximou-se deles e prostrou-se diante de Jesus,
15 dizendo: “Senhor, tem piedade de meu filho, porque é lunático e sofre muito: ora cai no fogo, ora na água.
16 Já o apresentei a teus discípulos, mas eles não o puderam curar”.
17 Respondeu Jesus: “Raça incrédula e perversa, até quando estarei convosco? Até quando hei de aturar-vos? Trazei-mo”.
18 Jesus ameaçou o demônio e este saiu do menino, que ficou curado na mesma hora.
19 Então os discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não pudemos nós expulsar este demônio?”
20 Jesus respondeu-lhes: “Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Transporta-te daqui para lá’, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Podemos imaginar o que Jesus diria hoje também acerca da nossa perversidade, visto que não conseguimos ter sucesso na oração que fazemos quando intercedemos por alguém. Com certeza, diante da nossa perplexidade, Jesus também nos diria: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei”? Diante do exposto nós podemos até concluir que, realmente, nós já temos fé, no entanto, ela se mantém tão excessivamente pequena, que não se manifesta nas nossas ações. Entretanto, o próprio Jesus nos garante que, se tivermos fé mesmo que seja bem pequenininha, como uma semente de mostarda, poderemos fazer proezas, e coisas que nos parecem impossíveis, acontecerão. A fé é uma graça especial que recebemos de Deus, mas que precisa ser cultivada e aguada assim como uma semente que foi plantada. Durante a nossa vida e no nosso dia a dia estamos sempre tendo oportunidade para exercitar a fé que recebemos no nosso Batismo, no meio dos acontecimentos que nos desafiam. Começando pelas “montanhas de problemas” pessoais as quais temos de mover quase que diariamente, como também, pelas súplicas de outras pessoas que nos pedem oração, somos chamados a usar o dom da fé que auferimos por bondade de Deus. Somos instrumentos do Seu amor e da Sua salvação no mundo, entretanto, só poderemos exercitar a missão que nos foi entregue, se acreditarmos, confiarmos e dependermos do poder de Deus que se manifesta por meio do Espírito Santo.

O Espírito Santo é o motivador da nossa fé e está sempre agindo para nos transformar em pessoas fortes e confiantes no Seu poder. É Ele quem rega a nossa fé, por essa razão, nunca poderemos duvidar da Sua competência quando estivermos orando por alguém, ou por nós mesmos (as).   O que acontece, no entanto, é que quando oramos por alguém nós colocamos no meio a nossa fraqueza humana e não deixamos espaço para que a força de Deus se manifeste. Precisamos orar com fé, sem duvidar.  Vale muito mais a fé com que oramos pelas pessoas do que mesmo o que elas esperam de nós. Somos apenas portadores da graça de Deus e precisamos demonstrar isso perante elas. – Por causa da sua fé Jesus tem conseguido mover as montanhas da sua vida?   – Você acredita no poder de Jesus quando ora por alguém? – A oração que você faz por alguém é em Nome de Jesus ou baseada na sua fraqueza humana? – Você tem tido coragem de orar pedindo cura e libertação para aqueles que se aproximam de você? – Por quem você precisa orar neste momento atual?






Helena Serpa


Nenhum comentário: