sábado, 18 de agosto de 2018

Liturgia Diária - “das crianças é o reino”

 Resultado de imagem para Mateus 19,13-15
1a Leitura - Ezequiel 18,1-10.13.30-32
Leitura da profecia de Ezequiel.
18 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Por que repetis continuamente esse provérbio entre os israelitas:
2 ‘Os pais comeram uvas verdes, mas são os dentes dos filhos que ficam embotados’?
3 Por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, não tereis mais ocasião de repetir esse provérbio em Israel.
4 É a mim que pertencem as vidas, a vida do pai e a vida do filho. Ora, é o culpado que morrerá.
5 O homem justo - que procede segundo o direito e a eqüidade,
6 que não participa dos festins das montanhas, que não volve os olhos para os ídolos da casa de Israel, que não desonra a mulher do próximo, e não tem relação com uma mulher durante o tempo de sua impureza,
7 que não oprime ninguém, que restitui o penhor ao seu devedor, que não exerce a rapina, que dá seu pão aos famintos, e cobre com vestimenta o que está nu,
8 que não empresta à taxa usurária e não recebe com juros, que afasta a sua mão da iniqüidade, e julga eqüitativamente entre um homem e outro,
9 que segue os meus preceitos e observa as minhas leis, para proceder com retidão - esse homem é um justo: certamente viverá. Oráculo do Senhor Javé.
10 Porém, se esse homem gerou um filho violento e sanguinário, que comete (contra seu irmão) uma dessas faltas
13 que faz empréstimo com usura e recebe juros, esse rapaz não poderá permanecer em vida. Após as abominações que houver cometido, ele deve perecer, e seu sangue recairá sobre ele.
30 Assim, pois, casa de Israel, é segundo o vosso próprio proceder que julgarei cada um de vós - oráculo do Senhor Javé. Convertei-vos! Renunciai a todas as vossas faltas! Que não haja mais em vós o mal que vos faça cair.
31 Repeli para longe de vós todas as vossas culpas, para criardes em vós um coração novo e um novo espírito. Por que haveríeis de morrer, israelitas?
32 Não sinto prazer com a morte de quem quer que seja - oráculo do Senhor Javé! Convertei-vos, e vivereis!”
Palavra do Senhor.

Salmo - 50/51
Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!

Criai em mim um coração que seja puro,
dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
nem retires de mim o vosso Santo Espírito!

Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
Ensinarei vosso caminho aos pecadores,
e para vós se voltarão os transviados.

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
meu sacrifício é minha alma penitente,
não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho - Mateus 19,13-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 19 13 foram, então, apresentadas a Jesus algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam.
14 Disse-lhes Jesus: “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham”.
15 E, depois de impor-lhes as mãos, continuou seu caminho.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
A inocência, a naturalidade, a confiança, a entrega, o coração transparente, a alegria, o suplicar, o pedir insistentemente, o querer estar sempre perto, o carinho, a inocência, a falta de maledicência, são penhores que nos garantem, desde já, a vivência do reino.  Podemos, então, afirmar que na carteira de identidade dos filhos do reino dos céus aqui na terra, estão impressas as características de uma criança. A criança é o protótipo da pessoa que pertence ao reino dos céus, porque tem em si mesma a marca da dependência e da confiança. O que faz a diferença entre a criança e o homem velho, impedido de viver o reino dos céus aqui na terra é, justamente, o despojamento das suas ideias próprias, dos seus conceitos, da sua racionalidade. O homem velho tem dificuldade de experimentar os conceitos evangélicos, porque se considera muito “sábio” e tem uma apreciação muito elevada acerca de si mesmo. O homem novo, no entanto, esquece a sua inteligência privilegiada e assume a sabedoria que lhe vem de Deus deixando-se iluminar pelo Espírito Santo e, como uma criança, aceita ser levado pelo seu pai por onde Ele a atrair. O Senhor quer que tenhamos um coração simples, que, não julga, porque espera, que, ora e suplica, porque confia. Isto é ser criança! Isto é viver o reino dos céus, aqui!  O mundo chama de tolos os que vivem assim, porém, o que é tolice para o mundo é sabedoria para Deus. - Você já vive o reino dos céus aqui? – Você quer ser como uma criança nas mãos do Pai? – Você confia plenamente que Deus é Pai e que olhar por si a cada momento? – Você é uma pessoa inocente? Crédula ou desconfiada?  





Helena Serpa

Nenhum comentário: