quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Liturgia Diária - Cheio de alegria

 Imagem relacionada
1a Leitura - 2 Coríntios 10,17-11,2
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 10 17 quem se gloria, glorie-se no Senhor.
18 Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda.
11 1 Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me.
2 Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.
Palavra do Senhor.

Salmo - 148
Vós, jovens, vós, moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

Louvai o Senhor Deus nos altos céus,
Louvai-o no excelso firmamento!
Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o,
Louvai-o, legiões celestiais.

Reis da terra, povos todos, bendizei-o,
E vós, príncipes e todos os juízes;
E vós, jovens, e vós, moças e rapazes,
Anciãos e criancinhas, bendizei-o!
Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

A majestade e esplendor de sua glória
Ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
Ele exaltou seu povo eleito em poderio,
Ele é o motivo de louvor para os seus santos.
É um hino para os filhos de Israel,
Este povo que ele ama e lhe pertence.

Evangelho - Mateus 13,44-46
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto! (Jo 15,9.5)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 13 44 disse Jesus: “O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.
46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Jesus comparou o Reino dos Céus a um homem que encontrou um tesouro escondido no campo, e ficou CHEIO DE ALEGRIA.
Alegria por ter todos os seus problemas financeiros agora resolvidos. Ele ficou alegre por pensar que não teria mais de passar por necessidades, por não ter de se humilhar diante dos poderosos, por não ter de se preocupar mais com o que comer... 
Porém, Jesus tomou emprestado essa alegria, para nos mostrar a beleza de quem vive com a mente voltada para as coisas do Alto, para as palavras do Evangelho, para o Céu, para QUEM VIVE COM FÉ.Jesus usou daquela alegria pelos bens materiais, para nos ensinar o como é bom viver com a verdadeira alegria. A alegria de QUEM TEM FÉ DE VERDADE.

Repara que uma pessoa alegre é agradável. Não nos afastamos de quem está contente consigo mesmo, de quem sorri sem falsidade. 
Ao contrário, nos afastamos daquelas e daqueles que vivem reclamando de tudo, com a cara fechada e com olhar de triste e desanimado.
Medo é uma reação normal do ser humano e do animal diante do perigo, diante de algo que possa ameaçar a nossa sobrevivência.Porém, medo exagerado, medo constante, é demonstração de falta de fé. Assim como, a tristeza é sinal de falta de confiança em Deus. Uma cara triste nos diz que está faltando Deus naquela pessoa. Demonstra que a sua alma está longe dos planos de Deus. 

Diz que já tentou de tudo, e acabou derrotada(o), e por isso está desanimado.Se aquela pessoa tivesse buscado a Deus em primeiro lugar, todo o resto lhe teria sido dado de acréscimo. Essa é a grande verdade da nossa existência. Muitos e muitas buscam a sua sobrevivência somente com seus parcos recursos humanos, e acabam decepcionados. Enquanto outros, buscam primeiro a Deus. E assim, conseguem o restante.Sentimos felizes e achamos graça diante do sorriso inocente de uma criança. 
Do mesmo modo, sentimos bem diante de uma idosa, um idoso, que conformado com o seu estado, se nos apresenta com uma expressão de contentamento, com um semblante de felicidade, com um olhar de sorriso. Uma pessoa verdadeiramente alegre, nos é agradável. Alegria sem falsidade, é claro. Não aquela cara de contente do vendedor. Naquele sorriso artificial, está escrito: Eu só quero o seu dinheiro, e nada mais.
A verdadeira alegria estampada no nosso rosto demonstra que vivemos de acordo com a nossa fé. Demonstra que temos confiança em Deus, e o resto por aqui é tudo passageiro.É claro que não dá para estar com um semblante alegre se estamos sofrendo com a pressão alta, com uma dor, ou uma ameaça de morte, etc.
Porém, independente disso, uma cara alegre demonstra fé, esperança e caridade. Demonstra estar contente com o que tem, contente por ser filho(a) de Deus.

 

 

José Salviano.

Nenhum comentário: