quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Liturgia Diária - Salve Rainha.

 Resultado de imagem para aparição do anjo a maria filme
1a Leitura - Isaías 9,1-6
Leitura do livro do profeta Isaías.
9 1 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz.
2 Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos.
3 Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã.
4 Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas;
5 porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz.
6 Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 112/113
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e por toda a eternidade!

Louvai, louvai, ó servos do Senhor,
louvai, louvai o nome do Senhor!
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e por toda a eternidade.

Do nascer do sol até o seu ocaso,
louvado seja o nome do Senhor!
O Senhor está acima das nações,
sua glória vai além dos altos céus.

Quem pode comparar-se ao nosso Deus,
ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono
e se inclina para olhar o céu e a terra?

Levanta da poeira o indigente
e do lixo ele retira o pobrezinho,
para fazê-lo assentar-se com os nobres,
assentar-se com os nobres do seu povo.

Evangelho - Lucas 1,26-38
Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?"
35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Maria é mãe de Deus, Maria é nossa Mãe. Maria é rainha, que desfruta de uma doçura de vida nos Céus, e isso é uma esperança nossa.
Maria é mãe puríssima, castíssima e santíssima, que deve ser o nosso modelo de espiritualidade. Na ladainha a nossa Senhora, Maria é invocada várias vezes como rainha: Rainha dos anjos, rainha dos patriarcas, rainha dos profetas, rainha doa apóstolos, rainha dos confessores, rainha das virgens, rainha dos mártires, rainha de todos os santos, rainha da paz, rainha concebida sem pecado original, e rainha levada aos Céus. 
Três das antífonas marianas mais conhecidas pelos cristãos, invocam Maria com o título de Rainha. 
Salve-Rainha, Regina Coele e ave Regina Caelorum.
Entre estas, a mais conhecida é a Salve-Rainha. A virgem Imaculada que foi elevada aos Céus de corpo e alma exaltada por Deus como rainha, para se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte. 
Ele foi vencedor do pecado, pois sendo o seu lado humano igual a nós, Jesus foi como nós em tudo, porém com uma grande diferença: Ele foi puro, sem cometer nenhum pecado.Ele foi vencedor da morte por que no terceiro dia voltou a vida em um novo corpo glorioso.
Foi por isso que Jesus não permitiu que Madalena o tocasse. Ela quis abraçá-lo como seu irmão que havia morrido e de novo ressurgiu dos mortos, mas Ele disse que não. A Salve-Rainha é uma bela oração que devemos rezar todos os dias. Precisamos rogar a Maria para que ela interceda por nós, como intercedeu em Caná, quando a dona da festa lhe pediu ajuda. Jesus ainda não havia feito nenhum milagre, pois a sua hora ainda não tinha chegado. Porém, em atenção a sua mãe, ele transformou a água em vinho. Resolvendo o problema do casal donos daquela festa.Maria tem poderes, portanto roguemos a ela diariamente, para que sejamos católicos autênticos.Roguemos a Maria para que sejamos capazes de vencer as tentações e sermos puros, como ela. Para que sejamos castos, santos e santas, a exemplo da nossa Mãe imaculada.

 

 

 

 

José Salviano.

Nenhum comentário: