terça-feira, 14 de agosto de 2018

Liturgia Diária - Como ser grande no Reino do Céus

Resultado de imagem para Mateus 18,1-5.10.12-14

1a Leitura - Ezequiel 2,8-3,4
Leitura da Profecia de Ezequiel.
2 8 “E tu, filho do homem, escuta o que eu te digo: não sejas rebelde, como essa raça de rebelados. Abre a boca e come o que te vou dar”.
9 Olhei e vi avançando para mim uma mão, que segurava um manuscrito enrolado,
10 que foi desdobrado diante de mim: estava coberto com escrita de um e de outro lado: eram cânticos de luto, de queixumes e de gemidos.
3 1 “Filho do homem”, falou-me, “come o rolo que aqui está, e, em seguida, vai falar à casa de Israel”.
2 Abri a boca, e ele mo fez engolir.
3 “Filho do homem”, falou-me, “nutre o teu corpo, enche o teu estômago com o rolo que te dou”. Então o comi, e era doce na boca, como o mel.
4 Em seguida, acrescentou: “Filho do homem, vai até a casa de Israel para lhe transmitir as minhas palavras”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

Seguindo vossa lei, me rejubilo,
Muito mais do que em todas as riquezas.

Minha alegria é a vossa aliança,
Meus conselheiros são os vossos mandamento.

A lei de vossa boca, para mim,
Vale mais do que milhões em ouro e prata.

Como é doce ao paladar vossa palavra,
Muito mais doce do que o mel em minha boca!

Vossa palavra é minha herança para sempre,
Porque ela é que me alegra o coração!

Abro a boca e aspiro largamente,
Pois estou ávido de vossos mandamentos.

Evangelho - Mateus 18,1-5.10.12-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Tomai meu jogo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.
4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe..
10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.
12 Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?
13 E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.
14 Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos”.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 

Queremos sempre competir, comparar-nos com os demais observando quem é o maior, o mais culto, o mais inteligente, a mais bonita.

Isso está dentro de cada um de nós.  O desejo de competir  para ver quem  é o maior, quem é a mais “guapa” de todas.

Foi por isso que os discípulos perguntaram a Jesus quem era o maior no Reino dos Céus.

E para o desconserto deles, a resposta de Jesus foi exatamente o contrário do que eles talvez estivessem pensando.  Quem sabe os discípulos  estivessem achando que pelo fato deles seguirem o Mestre, eles seriam os maiores.  Pelo fato de estarem na companhia do Filho de Deus, não tinha para ninguém, e sem nenhuma sombra de dúvida eram eles os maiorais.  Só restava saber, qual deles era o máximo.

Jesus, lhes mostra que quem quer  ser o maior, deve ser o menor de todos. O mais humilde,  aquele que está disposto a servir.

Quem se  faz pequeno como uma criança, esse é o maior no Reino dos Céus”.

E por que uma criança?  Pelo fato da criança ainda não ter cometido nenhum pecado,  pelo fato da criança não ter ambições,  e pelo fato dela  ser inocente.

Mesmo que essa criança  seja fruto de um lar desajustado, e portanto, apresentar um comportamento  agressivo, sua mente ainda não foi marcada pelos pecados a que nós os adultos possuímos.

Concluindo, para ser grande no Reino dos Céus, necessitamos ser puros, inocentes, despretensiosos como uma criança.

Pois a partir do momento que agimos de acordo com o nosso egoísmo, que buscamos defender os nossos interesses em prejuízo dos demais, já não somos grandes no Reino dos Céus, mas sim, somos como a palha que secou e agora está prestes a ser queimada.

Lembremos sempre que se a virtude número um é a CARIDADE, o maior pecado do ser humano, depois do pecado contra o Espírito Santo, é a AUSÊNCIA DE CARIDADE.

Levar uma vida prejudicando, maltratando aos outros, é o mesmo que escolher a própria condenação.

Infelizmente sabemos que a sociedade é formada de gente boa e de gente que não consegue buscar a sua sobrevivência, sem lesar os demais. Pessoas que não conseguem levar uma vida honesta, com trabalho  dedicado, procurando sempre ajudar a quem precisa.

Essas pessoas não conseguem serem grandes aos olhos de Deus, apesar de que alguns deles procuram impressionar, enganar,  se mostrando como santos, mas na verdade não passam de lobos vestidos de pele de cordeiros.

Porém, felizmente, neste mundo existem pessoas que ajudam os necessitados, pessoas que se importa com a sobrevivência dos sofridos, dos pequenos, dos humildes, dos miseráveis.

Sempre existiu e sempre existirá gente assim.  Pessoas que são grandes no Reino dos Céus, pois se compadecem do sofrimento dos irmãos. Elas tem compaixão, dos que  vivem na miséria. E isso é se colocar no lugar deles, é sofrer como eles, com eles.

Esses, meus irmãos e irmãs, são grandes aos olhos do Pai que vê tudo.

 

 

 

 

José Salviano.

Nenhum comentário: