sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Liturgia Diária - Eunucos por causa do Reino dos Céus.


 
Resultado de imagem para Mateus 19,3-12
1a Leitura - Ezequiel 16,1-15.60.63
Leitura da profecia de Ezequiel.
16 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
2 “Filho do homem, mostra a Jerusalém os seus crimes abomináveis.
3 Dir-lhe-ás: eis o que diz o Senhor Javé a respeito de Jerusalém: por tua origem e nascimento, pertences à terra de Canaã; teu pai foi um amorreu e tua mãe, uma hitita.
4 No dia do teu nascimento, teu cordão umbilical não foi cortado; não te banharam com água para te purificar, não te untaram com sal, nem te enfaixaram.
5 Ninguém se inclinou sobre ti para te prestar algum piedoso cuidado. No dia em que nasceste foste exposta em meio das campinas; só havia infortúnio para ti.
6 Passei junto de ti e te percebi banhada em teu sangue. Eu te gritei: vive (malgrado o teu sangue), vive (malgrado o teu sangue),
7 e eu te fiz multiplicar como a erva dos prados. Cresceste. Ficaste moça. Teus seios se formaram, veio-te o pêlo. Mas estavas nua, inteiramente nua.
8 Passando junto de ti, verifiquei que já havia chegado o teu tempo, o tempo dos amores. Estendi sobre ti o pano do meu manto, cobri tua nudez; depois fiz contigo uma aliança ligando-me a ti pelo juramento - oráculo do Senhor Javé - e tu me pertenceste.
9 Então eu te mergulhei na água para limpar o sangue de que estavas coberta, e te ungi com óleo.
10 Eu te vesti de tecidos bordados, calcei-te com sapatos de pele de golfinho, cingi-te com um cinto de fino linho e um véu de seda.
11 Ornei-te de adornos: braceletes nos teus pulsos, colares em teu pescoço,
12 um anel para o teu nariz, brincos para tuas orelhas, uma coroa magnífica para tua cabeça.
13 Teus ornatos eram de ouro, prata, com vestimentas de linho fino, de seda e panos bordados; teu alimento era trigo, mel e óleo. Cada vez mais bela, chegaste à dignidade real.
14 A reputação da tua beleza correu entre as nações, pois essa beleza era perfeita, graças ao esplendor que te havia eu preparado - oráculo do Senhor Javé.
15 Tu, porém, te fiaste na beleza, aproveitaste da tua fama para te prostituíres e ofereceste a tua sensualidade a todo transeunte, a quem te entregaste.
60 Mas eu me recordarei da aliança que contigo celebrei no tempo de tua juventude, e farei contigo uma eterna aliança.
63 a fim de que te recordes (do passado) e te envergonhes, e que, em tua vergonha, não tenhas mais a audácia de abrir a boca, quando eu houver perdoado os teus delitos, - oráculo do Senhor Javé”.
Palavra do Senhor.

Salmo - Is 12
Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo;
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
Com alegria bebereis no manancial da salvação
e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,
dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

Louvai, cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião,
porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!”

Evangelho - Mateus 19,3-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 19 3 os fariseus vieram perguntar a Jesus para pô-lo à prova: “É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?”
4 Respondeu-lhes Jesus: “Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse:
5 ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne’?
6 Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”.
7 Disseram-lhe eles: “Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?”
8 Jesus respondeu-lhes: “É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim.
9 Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério”.
10 Seus discípulos disseram-lhe: “Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar!”
11 Respondeu ele: “Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado.
12 Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda”.
Palavra da Salvação.

 

Por que os padres não se casam?

Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

Neste Evangelho, Jesus explica a origem do celibato. É evidente aqui que Jesus não nos obriga a sermos celibatários, apenas faz uma sugestão, dizendo que existem pessoas capazes de negar a si mesmo, ao seu instinto, a sua sexualidade, para se dedicar ao Reino de Deus.

Desse modo, podemos nos dedicar mais facilmente a Deus sem nos dividirmos, sem precisar servir a dois senhores: A Deus e a sua esposa e filhos.

Desse modo, poderemos fazer uma dedicação total e plena, ao serviço do Reino.

É assim que fazem os seminaristas e padres. Eles fazem uma entrega total, indivisa e irrestrita a Deus.  Por causa do Reino dos Céus, para cuidar melhor das coisas de Deus.

O celibato é uma prova de amor a Deus. A maior prova de quem apostou tudo na salvação da humanidade, seguindo a missão iniciada por Jesus, seguida pelos apóstolos, e que tem de ser continuada por nós.

Assim, todos os ministros ordenados da Igreja com exceção dos diáconos, vivem como celibatários e querem  guardar o celibato como forma de demonstrar o seu amor ao Pai.

Essa é uma opção pessoal, para que a sua dedicação ao serviço do Reino seja plena.

No entanto, no mundo de hoje, onde os filmes parecem não ter mais outra coisa a mostrar do que sexo e violência, a vida celibatária enfrenta grandes tropeços, e grandes dificuldades.

E já que Jesus não  obrigou o celibato, apenas sugeriu, talvez esteja na hora de  se pensar em outras formas opcionais de entrega ao serviço do Reino de Deus.

O problema reside no que fazer com os filhos do padre casado, caso eles não aderirem ao Plano de Deus, caso eles se desviarem de conduta, caso o casamento desse mesmo padre tiver um fim desastroso, entre outros problemas que possivelmente possam acontece.

Que Deus ilumine o Papa, o sucessor de Pedro, aquele que tem as chaves do Reino dos Céus, para que ele encontre uma solução razoável, sustentável e eficiente, pois as portas dos infernos não podem prejudicar o curso da caminhada da Igreja que deve seguir livre de qualquer opressão do mal.

 

 

 

José Salviano.

 


Nenhum comentário: